Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos

    Tenho uma moradia do qual vou adquirir, mas a minha duvida é qual a melhor forma de adquirir? Pela compra ou pela doação?

    O irmão da minha namorada vai residir em definitivo para o Brasil e logo vai libertar a casa ao qual já mostrei interesse em ficar com ela.
    Avaliação dada pela finanças em 2011 estava em 215mil€, sendo que o valor que ele pede são 140mil€ e necessito ainda de fazer obras de melhoramentos

    Tendo com base isto o que recomendam?
  2.  # 2

    Uma doação entre irmãos paga 10% de imposto, logo fica muito mais barato comprar.
  3.  # 3

    Pela simulação que tenho, os gastos as finanças são de 8200, só de IMT são quase 5800
  4.  # 4

    Colocado por: miggasPela simulação que tenho, os gastos as finanças são de 8200, só de IMT são quase 5800

    Se fosse uma doação pagaria 21500€

    Verifiquem se o valor patrimonial está actualizado. Se não estiver façam um pedido de avaliação para baixar o VPT e pagam menos impostos
  5.  # 5

    Por acaso encontrei a caderneta predial da casa
    Na descrição do edifício tenho um valor patrimonial total de 223mil€

    Mais abaixo, tenho os dados de avaliação, valor patrimonial actual 103mil€ determinado no ano de 2015
    • miggas
    • 5 setembro 2016 editado

     # 6

    Venho aqui deixar uma actualização em relação a situação da casa
    Hoje após um contacto do Banco em que faltava a licença de habitação, dirigirem ao Departamento Urbanístico de Sintra, e qual a minha surpresa que venho a descobrir que a casa está clandestina

    Então a casa foi construída em 1993, as plantas foram feitas em 1998 e em 2000 foi feita a vistoria para pedido de habitação, o qual se mantém em Sintra sem aval.

    Agora a minha dúvida, o rapaz comprou a casa em 2012 a uma agência imobiliária e como foi possível a mesma conseguir vender a casa sem a dita licença?
  6.  # 7

    Colocado por: miggasAgora a minha dúvida, o rapaz comprou a casa em 2012 a uma agência imobiliária e como foi possível a mesma conseguir vender a casa sem a dita licença?

    Tem que lhe perguntar se ele comprou uma casa ou um terreno.
  7.  # 8

    Ele comprou habitação, está tudo descrito na promessa de compra e venda, habitação unificar com logradouros e oficina auto

    Na caderneta predial também está tudo descrito, habitação de 3 pisos
  8.  # 9

    Colocado por: miggasestá tudo descrito na promessa de compra e venda

    E na escritura? o que interessa é a escritura.

    Colocado por: miggasNa caderneta predial também está tudo descrito, habitação de 3 pisos

    As finanças não querem saber se tem ou não autorização de utilização, ou se está ou não legalizada. Se alguém regista uma habitação, eles até esfregam as mãos....mais uma casa para pagar IMI.
    • miggas
    • 5 setembro 2016 editado

     # 10

    Ainda não reparei no que lá está, sei que na conservatória também está descrita como habitação unifilar de 3 pisos e 2 frações, A-casa B-Oficina auto

    Dentro de alguns dias vou contactar o gabinete de apoio ao município de Sintra, tenho o numero do processo e vou tentar saber o que se passa. Vou também entrar em contacto com a Remax para saber o que se passa

    A mim mais parece que houve aqui gente na comer de todos os lados
  9.  # 11

    Estive agora a ler o contrato de compra e venda

    "Os primeiros outorgantes ........, que são donos e legítimos possuidores do prédio urbano em regime de propriedade total, sitia na Rua.........., conselho de Sintra, descrito na conservatória do registo predial de Queluz sobe a ficha nº ........., inscrito na matriz urbana sob o artigo P-*****, com alvará de licença de utilização nº ****/2000, emitido pela CM Sintra, em 21 Junho de 2000"

    Sendo que o dpt. Urbanismo avisou que tal licença nunca foi emitida.
    Resta-me esperar agora 10 dias para poder aceder ao site do portal do munícipe, e finalmente ter acesso ao processo da casa
    • emad
    • 6 setembro 2016

     # 12

    Os notarios são menos "exigentes" a fazerem escrituras. Foi o que me disseram.
    Se fosse numa conservatoria, o original tinha de ser apresentado no acto.
  10.  # 13

    Pode ter sido com uma licença de utilização falsa.
 
0.0177 seg. NEW