Iniciar sessão ou registar-se
    • pjf
    • 8 setembro 2016

# 61

Como eu não percebo nada disto e já referi que optei por caldeira a pallets de 32 kw so para aquecimento quais as vantagues que tenho se ajustar um depósito de enércia a caldeira ?para mim é muito confuso!
  1.  # 62

tem que ver o que o fabricante da caldeira recomenda! se recomendar deveria colocar, senao deixe estar sem deposito!!!
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pjf
  2.  # 63

Colocado por: Sergio Rodriguesora ai esta uma boa pergunta, pessoalmente e quando falamos em instalações de algum volume penso que um unico ramal a abastecer todas as zonas pode ser contraproducente, senao imaginemos, um ramal de 50mm, alguem abre uma torneira da agua quente no ponto mais afastado, primeiro tem que sair a agua fria toda que esta dentro da tubagem, e o volume de agua quente que fica dentro da tubagem sem utilização ainda é consideravel, o contrario tambem se aplica, ter muitos ramais independentes tambem implica mais agua quente desperdicada!!! isso são contas pros engenholas!!

Isso queria você. Bom sendo, meu caro, bom sendo ;-)
    • emad
    • 8 setembro 2016 editado

# 64

Digam- me se esta ideia e descabida.
    Se eu tivesse um esquentador electrico em cada divisão que precise agua quente, será que o desperdício de agua e uma vez que teria todos os compartimentos de fornecimento de água quente independentes, nunca tinha falha de agua por abrir outras torneiras a parte.
    Será que desta forma o esquentador electrico era mais eficiente? Estava muito mais perto da torneira de agua quente.
    Se calhar até nem precisava de equipamentos com muito caudal. Se calhar de 11l já era suficiente em cada wc e cozinha.
    So tinha de os esconder ou disfarçar para nao ficarem visíveis.
    E possível te-los dentro de casa?
    Lembrei-me disto agora.
  3.  # 65

Colocado por: emadE possível te-los dentro de casa?
    é! e qual era a vantagem disso em relação a outros sistemas? a sua casa é muito grande?
    • emad
    • 8 setembro 2016 editado

# 66

3 wc, um de serviço e a cozinha. Rc + 1 piso.
    o meu esquentador a gas fica ao lado da garagem.
    A casa tem 240 m2.
    Acho que vou desperdiçar muita água aye a mesma chegar as torneiras. Pelo menos nos 2 wcs no 1 piso. Aqueles que vao ser utilizados para banhos.
    Se isto resultasse tinha eliminado o gás e apenas ficava com electricidade.
    Nao sei se comparado com o esquentador a gas era mais vantajoso.
  4.  # 67

Colocado por: emad3 wc, um de serviço e a cozinha. Rc + 1 piso.
    o meu esquentador a gas fica ao lado da garagem.
    A casa tem 240 m2.
    Acho que vou desperdiçar muita água aye a mesma chegar as torneiras. Pelo menos nos 2 wcs no 1 piso. Aqueles que vao ser utilizados para banhos.
    Se isto resultasse tinha eliminado o gás e apenas ficava com electricidade.
    Nao sei se comparado com o esquentador a gas era mais vantajoso.

Eu tenho 2 casas de banho e cozinha no r/c e uma casa de banho e lavandaria da cave. O acumulador dos paineis solares fica na sala de maquinas da cave e o esquentador (de apoio aos paineis solares) fica na sala de maquinas (na cave).
    Para resolver essa questão que colocou, optei por instalar um bomba circuladora de retorno que é accionada à entrada de casa divisão. Assim, evito de perder muita agua fria à espera que a agua quente chege às torneiras.
  5.  # 68

Colocado por: SkinkxIsso queria você. Bom sendo, meu caro, bom sendo ;-)
    engenholas que é engenholas faz sempre os calculos com a percentagem do c@gaço!! lol na duvida se dá ou nao poe-se a mais que assim dá de certeza!!! =)
  6.  # 69

Colocado por: Sergio Rodriguesengenholas que é engenholas faz sempre os calculos com a percentagem do c@gaço!! lol na duvida se dá ou nao poe-se a mais que assim dá de certeza!!! =)

Isso é verdade para dimensionamentos, mas você quer uma comparação de soluções e nem tudo é assim tão fácil de reduzir a expressões matemáticas de modo a que possa ser quantificado e comparado por A+B, sacando daí um período de retorno de C para as diversas hipóteses.

Principalmente no que toca a perdas de energia por tubagens, que é uma coisa utilizada no cálculo de redes de retorno, há por lá umas coisas engraçadas em termos de formulação matemática. É melhor não irmos por aí, porque vocês equilibram a rede num fechar de olhos e um tipo perde um dia a fazer contas para ainda por cima chegar ao fim e não bater certo :-)
      IMG_20160908_0002.jpg
    • gio12
    • 5 dezembro 2022 editado

# 70

Boa tarde meus caros

Por acaso alguém conhece um técnico de pisos radiantes/recuperadores de calor na zona de Tomar??
    Comprei uma moradia com este sistema instalado. No entanto a nunca vi a dona da casa pelo que nunca me foi explicado como funciona. O recuperador estava uma lástima. Carregado de uma substância que parece alcatrão (eu tentei tirar a mioria) e sempre que se abre a porta para colocar lenha sai imenso fumo para fora. O piso radiante funciona muito mal. Existem divisões que não aquecem sequer e as que aquecem não passam dos 20º. Não faço ideia se as torneiras estão bem ligadas, se a agua é aquecida diretamente do recuperador ou se vem do depósito ( que além do recuperador também aquece com paineis solares) pois não entendo mesmo nada disto. No entranto há uma questão que me tem intrigado.. Ao lado do recuperador existe um termóstato que raramente ultrapassa os 40º. Isto é normal? Não deveria ir a temperaturas mais elevadas? Se fechar a borboleta do ar muitas vezes ainda baixa mais a temperatura

Muito obrigada

0.0208 seg. NEW