Iniciar sessão ou registar-se
    • mmld
    • 7 setembro 2016

# 1

Boa tarde

Estou para vender eucaliptos de 6 anos e gostava de saber se existe alguma bitola, para calcular o preço, normalmente pago ao proprietario.

Cumprimentos
  1.  # 2

O preço por tonelada é mais ou menos tabelado depois entra o factor acesso, limpeza do terreno, dificuldade de terreno, distancia de celulose, etc.

Ligue a uns 4 ou 5 madeireiros e veja o que lhe oferecem!
  2.  # 3

Meu estimado, para ficar com uma ideia, segundo as informações facultadas por uma associação de produtores florestais, em 2015, o preço do eucalipto base com a madeira em pé, variava entre os 30-32 euros m3, havendo-se um prémio se a madeira se tivesse classificada (FSC - Forest Stewardship Council - e PEFC - Programme of Endorsement for Forest Certification) de mais 4 euros por m3. gPS e ALTRI ofereciam um bónus de transporte negociado caso a caso e um bónus extra de quantidade que podia ascender a 1 - 2 euros m3.

- Porta de fábrica (m3 s/casca): 50€/m3
    - Porta de fábrica (m3 c/casca): 43€/m3
    - Porta de fábrica (Ton. s/casca): 46€/Ton.
    - Porta de fábrica (Ton. s/casca): 39€/Ton.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Skinkx
  3.  # 4

Colocado por: happy hippy-
    (...)
    - Porta de fábrica (m3 s/casca): 50€/m3
    - Porta de fábrica (m3 c/casca): 43€/m3
    - Porta de fábrica (Ton. s/casca): 46€/Ton.
    - Porta de fábrica (Ton. s/casca): 39€/Ton.

E à porta do eucaliptal - que afinal é o que interessa ao dono do mesmo - ?

Colocado por: mmldEstou para vender eucaliptos de 6 anos e gostava de saber se existe alguma bitola, para calcular o preço, normalmente pago ao proprietario.

Eucaliptos de seis anos não terão grande valor comercial (?), diríamos; com menos de dez anos têm, regra geral, pouco volume. Não passam de «varolas» (troncos delgados e compridos) como se diz lá pelas minhas bandas...
    Concordam com este comentário: valtere
  4.  # 5

Colocado por: maria rodrigues
    E à porta do eucaliptal - que afinal é o que interessa ao dono do mesmo - ? (1)

Eucaliptos de seis anos não terão grande valor comercial (?), diríamos; com menos de dez anos têm, regra geral, pouco volume. Não passam de «varolas» (troncos delgados e compridos) como se diz lá pelas minhas bandas..(2).
    Concordam com este comentário:valtere

(1) Minha estimada, sou de esclarecer que o primeiro parágrafo responde à sua questão... O valor base variava entre os 30-32€/m3, havendo-se depois a considerar outros factores que podem aumentar o valor. No entanto, embora não o tenha ressalvado, outros factores hão que podem influenciar o preço, baixando-o, para tanto, atente na opinião do LuisPereira.

(2) Em suma, dependerá da água... Conheço casos onde 6 anos já possui árvores com valor comercial, embora a média seja 8-10 anos. Para a construção civil, por exemplo, o eucalipto pode ser utilizado a partir de 2 anos; para a lenha, podem ser realizados cortes a partir de 5-6 anos; e para a utilização de matéria-prima para a fabricação de móveis, 8-10 ou mais anos. Tudo isto se a exploração se tiver minimamente "profissional", com cuidados na plantação, controlo de pragas e vegetação daninha, adubos, água...

Se considerarmos um preço de venda na ordem 30€/ton., e atendendo que, em média, bastam 2,5 árvores para atingir uma tonelada, com um espaçamento de 2 metros entre árvores, num hectare podem ter-se plantados 2 500 eucaliptos, logo, só fazer as contas: cada hectare pode render até 30 mil euros por corte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria rodrigues, reginamar

0.0114 seg. NEW