Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Se eu entendi bem, o coeficiente anual do aumento das rendas de casa é publicado no
    “Diário da República”. Tendo em conta que vivo fora do país, alguém sabe exactamente a quem me devo dirigir e como devo proceder para fazer a assinatura da tal revista, de maneira a estar atempadamente ao corrente do tal coeficiente, para poder aumentar as rendas, se achar conveniente? Já contactei a “casa da moeda”, mas parece que não entendem exactamente o que pretendo. Sei que a portaria publicada foi a seguinte: Portaria n.º 1240-A/2008. DR 212 SÉRIE I, 1º SUPLEMENTO de 2008-10-31 , mas não consigo ver qual foi o coeficiente e como fazer para que a revista me venha parar às mãos dentro das datas.
  2.  # 2

    Diane,
    Se você tem internet, e APENAS precisa de saber anualmente o valor de UM coeficiente, para que é que vai adquirir TODOS os Diarios da Republica, com a publicação de TODAS as leis do País durante o ano?

    O mais fácil é, quando chegar a altura, ir a um site (dos proprietários, dos inquilinos, dos jornais) e pesquisar qual o valor aprovado para os aumentos do ano seguinte.

    Por exemplo, o site da Associação de Inquilinos Lisbonense costuma ter esses coeficientes logo na primeira página.

    O valor é 1,028 e o valor da nova renda é arredondada para a unidade EURO imediatamente superior. (Exemplo: 99,01 € = 100,00 €).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diane
  3.  # 3

    "O mais fácil é, quando chegar a altura, ir a um site (dos proprietários, dos inquilinos, dos jornais) e pesquisar qual o valor aprovado para os aumentos do ano seguinte."
    A altura é sempre a mesma? Sai todos os anos em finais de Outubro?
    Obrigada,
    D.
  4.  # 4

    O contrato de arrendamento está ao abrigo de que diploma RAU, NRAU ou é uma renda antiga?
    Se estiver ao abrigo de qualquer destes dois diplomas o coeficiente é 1,028: Rendaxcoeficiente=Valor nova Renda.
    Se a renda for antiga (anterior a 1980), terá de ser tido em consideração a ano de arrendamento e os diversos pressupostos de correcção: se o prédio se encontra em Lisboa ou Porto ou restante País, etc....
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diane
  5.  # 5

    Os coeficentes de actualização, para o ano seguinte, têm de sair sempre em diploma até 31/Outubro do ano anterior. Contudo o INE publica um Aviso um a dois meses antes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Diane
  6.  # 6

    O ano passado não houve aumento das rendas, mas este ano, felizmente houve.
    Os impostos aumentaram, mas felizmente que as rendas que recebemos também.
    Já podemos tomar mais um café de dois em dois meses.
  7.  # 7

    Grande aumento.
    Quem recebe 100 euros de renda passa a receber mais 30 cêntimos e quem recebe 50 euros, fica "a chuchar no dedo".
  8.  # 8

    Colocado por: JacintaGrande aumento.
    Quem recebe 100 euros de renda passa a receber mais 30 cêntimos e quem recebe 50 euros, fica "a chuchar no dedo".


    Correcção: tendo em conta que o NRau determina o arredondamento para a unidade de euro imediatamente superior, qualquer renda até aos 330 euros será aumentada em exactamente 1 euro. Para rendas de 50, corresponderá na prática a 2% de aumento.
  9.  # 9

    É melhor que nada, mas mesmo assim continuo a achar um aumento ridículo.
    Na prática, o aumento do primeiro mês é para pagar a carta e o selo e o dos seis meses seguintes, para pagar o aviso de recepção.
    Estou a exagerar?
  10.  # 10

    alguém me explica a formula do aumento?

    não é a renda x coeficiente?
    ex:
    numa renda de 330€ x 1,028= 339.24€
  11.  # 11

    Colocado por: Zegatoalguém me explica a formula do aumento?
    não é a renda x coeficiente?
    ex:
    numa renda de 330€ x 1,028= 339.24€

    1,028 era para 2009.

    Para 2011 é 1,003.
    Exactamente: 0,3 %.
 
0.0137 seg. NEW