Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou neste momento a pensar trocar de casa. Vivo num apartamento e gostaria de mudar para uma pequena moradia.
    Interessei-me recentemente por um projecto de reconstrução. No entanto, a empresa em causa não é conhecida nem foi recomendada por ninguém. Vi o anuncio na net apenas.

    Já me apresentaram umas "bonecadas" em 3D que me agradaram imenso e mostraram-me planos de obras e mapas de acabamentos de projectos anteriores já entregues. Tenho também marcada uma visita a um destes projectos terminados e também à moradia que vi para uma explicação detalhada do que se propõe.

    A minha principal questão é quais os cuidados a ter neste processo? Como sei que efectivamente a empresa sabe o que está a fazer?

    Existe forma de aferir, em relação a casas à venda na mesma área, se o preço por m2 é bom ou não tratando-se de uma reconstrução?

    Sei que isto é um pouco vago mas agradecia que me dessem alguma luz se este tipo de coisas está destinada ao fracasso ou se realmente é possível fazer um bom negócio e ficar com uma casa em condições.
  2.  # 2

    essencialmente não pagar nada pelo que ainda está para ser ou vir.
    depois tem de aferir efectivamente na camara o que está ou não aprovado, e por ai fora......
  3.  # 3

    Colocado por: marco1essencialmente não pagar nada pelo que ainda está para ser ou vir.


    Pois essa é também uma dúvida que tenho e que vou procurar esclarecer melhor.

    Um dos documentos que me entregaram diz o seguinte (valores hipotéticos):

    Preço de venda "chave na mão": 180000€
    Escritura Notarial: 100000€
    Obras: 80000€
    Capital próprio para viabilização: 10%-20% do valor total

    Imagino que para iniciar as obras seja preciso despender algum capital não? Qual é que seria o processo normal?
  4.  # 4

    João

    vê-se que é uma área em que está um pouco a leste, tenha cuidado e tente talvez junto de um advogado redigir um contrato que o salvaguarde a qualquer momento.
    os processos não são todos iguais, não sabemos por aqui em que estado estão as coisas na camara, na conservatória, qual a situação da empresa, etc....
  5.  # 5

    Marco

    Vou esperar para ver o que a dita empresa me apresenta já que é suposto tratarem de tudo. Eventualmente entregarei a documentação que me for facultada para análise de um advogado.

    Queria apenas jogar em antecipação e perceber como se processam normalmente estes casos em que se compra uma moradia e as obras na respectiva.

    Efectivamente estou completamente a leste no tema. Já comprei e vendi uma casa mas sempre assessorado por imobiliárias.
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  6.  # 6

    Colocado por: JoaoPatrxExiste forma de aferir, em relação a casas à venda na mesma área, se o preço por m2 é bom ou não tratando-se de uma reconstrução?

    Colocado por: JoaoPatrxPreço de venda "chave na mão": 180000€

    Só falta dizer-nos de que áreas estamos a falar, e a localização, para podermos responder à pergunta...
  7.  # 7

    Colocado por: Luis K. W.
    Só falta dizer-nos de que áreas estamos a falar, e a localização, para podermos responder à pergunta...


    A minha pergunta é precisamente se essa relação preço/m2 é comparável numa casa para reconstruir em relação por exemplo a uma casa na mesma zona usada mas habitável e recente. É expectável que o preço na reconstrução seja menor/maior? Em que %?

    Respondendo à sua questão concreta estamos a falar de São Domingos de Rana, Cascais e cerca de 130m2 de área útil.
  8.  # 8

    180.000 euros por 130m2 de área útil, em SDRana - Cascais parece-me muito bom preço,

    Mas em S Domingos de Rana tem de tudo! Há moradias (de 110 a 150m2) à venda desde os 125.000 aos 420.000 euros...
    http://www.imovirtual.com/imoveis/casas/venda/-/Lisboa/Cascais/S%C3%A3o+Domingos+de+Rana/sqm_from,110,sqm_to,150,list_mode,3,sort,2
  9.  # 9

    Boas,

    Já me reuni com a empresa. Fomos ao local ver a casa por dentro para me explicarem em mais detalhe o plano que têm para a remodelação. Visitámos também uma outra obra deles já em fase de conclusão.

    Os moldes do negócio são um pouco diferentes do que tinha pensado porque segundo eles alteraram o modo de funcionamento. Agora eles pedem 15%-20% para iniciar as obras mas suportam a obra até estar finalizada. Só aí entra o banco que terá de me emprestar o remanescente.

    Segundo eles esta alteração prende-se com o excesso de burocracia entre clientes e banco que acabava por atrasar as obras todas e, nalguns casos mais extremos, devido a problemas dos clientes, ao cancelamento do financiamento por parte do banco.

    Dizem também que é positivo também para quem compra porque o banco só avalia a casa no final das obras.

    Isto é um processo credível? Acham que é razoável o valor que pedem (20%) para iniciarem as obras?

    Obrigado.
  10.  # 10

    e chegou a perceber que no momento em que paga 20% fica dono de quê?? ou de que parte, ou se no fim vai ficar pelo preço acordado, ou se há prazos, ou ...

    enfim tente fazer esse negócio mas bem assessorado juridicamente em relação a garantias e salvaguarda do dinheiro que investiu logo de inicio.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  11.  # 11

    Colocado por: JoaoPatrxIsto é um processo credível?
    É.

    Colocado por: JoaoPatrxAcham que é razoável o valor que pedem (20%) para iniciarem as obras?
    DEPENDE.
    O que assinam quando lhes entrega os 20%?
    Um Contrato-Promessa de Compra e Venda irrevogável ? Um contrato de empreitada? Ambos?
    A mim parece-me lógico que seja "ambos", mas convém consultar um Advogado sobre esta matéria...
  12.  # 12

    A ideia é assinar CPCV com acordo de obras e que inclua também uma data limite para entrega(sugestão minha).

    Mas ok já percebi que isto é um processo "normal" nestas situações.
  13.  # 13

    Colocado por: JoaoPatrxA ideia é assinar CPCV com acordo de obras e que inclua também uma data limite para entrega
    Muito bem. Todos os contratos têm que ter um prazo !
    E, já agora, preveja uma PENALIDADE para o incumprimento.

    Colocado por: JoaoPatrxMas ok já percebi que isto é um processo "normal"
    "Normal", "normal" não é.
    Mas também não é nenhuma coisa rara e nunca vista.

    Um amigo meu assinou um contrato desses, há uns 25 anos.
    Este meu amigo é jurista, tinha sido membro de um governo, juiz do tribunal constitucional e mais sei lá o quê.
    Ele deu-me o contrato a ler antes de assinar,
    A descrição dos trabalhos (orçamento das obras anexo ao CPCV) estava absolutamente perfeita. Aquilo detalhava até as referências das dobradiças e puxadores das portas interiores! E o contrato (por iniciativa do vendedor/empreiteiro) previa multas pesadíssimas para atrasos na entrega da casa.
    Eu disse-lhe, portanto, que a parte de "engenharia" estava perfeita. Mas que no que dizia respeito às penalidades "eles deviam ser loucos"!

    A casa levou MAIS um ano e tal do que previsto a ser entregue. Como o meu amigo - que entretanto se tinha divorciado da mulher e não queria continuar a viver na casa dela - não tinha casa, a empresa vendedora/empreiteira pagou-lhe o arrendamento de um outro apartamento durante os meses que foi necessário.
    O que saiu MUITO mais barato que as multas que a própria empresa previa.

    Curiosamente, foram arrendar um apartamento remodelado pela minha empresa, que pertencia a um outro meu amigo, que é dirigente partidário de OUTRO partido. :-)
 
0.0145 seg. NEW