Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Estou em fase de execução de telhado com cobertura inclinada, feito de vigotas e abobadilhas, xps 6 cm e ripado pvc onde assentará telha lusa cobertura mg.
    Sobre as abobadilhas levou betão e recentemente uma betonilha onde assentará o xps.
    A ideia que tinha era que a água não atravessava a betonilha e que esta solução era suficiente para evitar infiltrações, no entanto depois de a molhar, a água passar para a laje do tecto da moradia.
    Pedia a vossa ajuda para saber se está situação é normal e é necessário a aplicação de mais algum material ou se a betonilha não está bem executada.

    Cumprimentos
    • jafn
    • 12 setembro 2016

     # 2

    Boas, pode sempre colocar uma sub-telha da onduline, antes da telha lusa
  2.  # 3

    O meu problema é que estou limitada em termos de cota e ao colocar sub telha vou aumentar esse espaço.
    Mas é suposto isto acontecer?
  3.  # 4

    É que o que me foi transmitido em obra é que esta solução era suficiente para não haver infiltrações e a água afinal passa completamente para o sótão
    • jafn
    • 12 setembro 2016

     # 5

    A sub-telha pouco aumenta, mas como está a pensar fazer, e se ficar bem feito com xps bem aplicado e a telha, já não mete agua, agora andar a deitar agua para cima de uma betonilha sem qualquer isolamento, é claro que a agua repassa para dentro
  4.  # 6

    Disseram-me que a subtelha não seria necessária.
    Mas estou preocupada com o facto de vir a ter alguma telha partida ou algo semelhante e o xps não ser suficiente para impedir infiltrações...
  5.  # 7

    Colocado por: ddurono entanto depois de a molhar, a água passar para a laje do tecto da moradia.

    Claro que passa, estava à espera de milagres. Se não passasse, não precisava de colocar a telha !!!
    Concordam com este comentário: nunogouveia, Vítor Magalhães
  6.  # 8

    E é normal a betonilha ao bater fazer um som diferente?
    parece oca em algumas partes
  7.  # 9

    Colocado por: jafnA sub-telha pouco aumenta, mas como está a pensar fazer, e se ficar bem feito com xps bem aplicado e a telha, já não mete agua, agora andar a deitar agua para cima de uma betonilha sem qualquer isolamento, é claro que a agua repassa para dentro
    Isso é que era bom!!
    O xps isola, não impermeabiliza.
    As telhas são uma solução anterior ao tempo do império romano. Basta vir um ventinho na direcção certa e a água entra.

    Colocado por: PicaretaSe não passasse, não precisava de colocar a telha !!!
    E (a água) só não passaria entre as telhas se não houvesse buracos entre elas!

    Colocado por: dduroDisseram-me que a subtelha não seria necessária.
    Enganaram-na.

    Colocado por: dduroo xps não ser suficiente para impedir infiltrações
    Repito: o xps não é para esse efeito (impermeabilizar). É para isolar.

    Colocado por: dduroE é normal a betonilha ao bater fazer um som diferente? parece oca em algumas partes
    Deve ser sobre as abobadilhas (tijoleiras), que também são ocas. Se não for, tem uma betonilha com chochos (Não! Um chocho não é uma beijoca repenicada. São zonas "ocas").

    EDITADO:
    Colocado por: dduroPedia a vossa ajuda para saber se está situação é normal e é necessário a aplicação de mais algum material ou se a betonilha não está bem executada.
    Eu colocaria subtelha. Outra hipótese seria uma tela (betuminosa) de impermeabilização ou um barramento da betonilha com uma argamassa cimentícea impermeabilizante.
  8.  # 10

    Colocado por: Luis K. W.As telhas são uma solução anterior ao tempo do império romano. Basta vir um ventinho na direcção certa e a água entra.

    E no entanto existem milhões, repito: milhões de casas sem subtelha que não tem infiltrações.
    Concordam com este comentário: treker666, nunogouveia, fernandoFerreira
  9.  # 11

    Colocado por: PicaretaE no entanto existem milhões, repito: milhões de casas sem subtelha que não tem infiltrações.

    E sem impermeabilização?
    Hahahaha!
  10.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.E sem impermeabilização?
    Hahahaha!

    Luís, desde quando se usa subtelha nas coberturas?
    Concordam com este comentário: treker666
  11.  # 13

    Se estiver oco, vou ter problemas mais tarde?
  12.  # 14

    Colocado por: PicaretaLuís, desde quando se usa subtelha nas coberturas?
    Há poucos anos.
    Mas eu não disse que as subtelhas são uma excelente impermeabilização de "telhado". Mas é muito melhor do que só lá ter as telhas.

    O que é claro é que as casas só com telhas metem todas água (muita ou pouca, mais cedo ou mais tarde)!

    O clima está a mudar para se tornar mais de extremos (mais calor, mais chuva, mais vento). Estou a fazer um projecto em que o projectista e o dono de obra prevêem ventos de 300km/h (em Portugal, sim).
    Por isso, continuem a defender as "telhas" (os telhados), continuem...
  13.  # 15

    Um telhado corrente, com telha, não precisa de subtelha - como diz o Picareta e bem o que mais há são telhados sem subtelha (para não falar que há muitos detraotres da subtelha...).
    No entanto, se for uma casa de férias telvez seja uma boa ideia, pois uma telha partida pode causar muitos danos se não for substituida a tempo.
  14.  # 16

    Essa obra teve projecto? se sim qual é a opinião dos seus tecnicos?
  15.  # 17

    Que não é necessário mas gostei de ter a opinião dos membros do forum.
    Obrigada
  16.  # 18

    Colocado por: nunogouveiaUm telhado corrente, com telha, não precisa de subtelha - como diz o Picareta e bem o que mais há são telhados sem subtelha (para não falar que há muitos detraotres da subtelha...).
    No entanto, se for uma casa de férias telvez seja uma boa ideia, pois uma telha partida pode causar muitos danos se não for substituida a tempo.


    pegando neste tópico,
    quais as desvantagens da sub-telha - para os seus detratores?

    numa recuperação de uma cobertura inclinada antiga, com placa e telha, qual a melhor solução "para durar"

    telha
    sub-telha (mais estrutura pvc para a telha)
    isolamento
    placa

    ?
  17.  # 19

    Colocado por: nmex2
    pegando neste tópico,
    quais as desvantagens da sub-telha - para os seus detratores?

    numa recuperação de uma cobertura inclinada antiga, com placa e telha, qual a melhor solução "para durar"

    telha
    sub-telha (mais estrutura pvc para a telha)
    isolamento
    placa

    ?


    Depende tudo da inclinação do telhado e do tipo de telha. Não é obrigatório o uso de camadas impermeabilizantes em muitos casos.
    No entanto, se for desejado, penso que a melhor solução será o uso de telas betuminosas.
    A subtelha também pode ser usada, mas é mais indicada para telhados de madeira.

    No caso das placas é melhor o uso de telas porque permitem a realização da cobertura invertida ao invés da tradicional. No entanto, isto é mais significativo em coberturas pouco inclinadas ou planas.

    Muito importante não ser esquecida a barreira de vapor!


    Colocado por: dduroBoa tarde,

    Estou em fase de execução de telhado com cobertura inclinada, feito de vigotas e abobadilhas, xps 6 cm e ripado pvc onde assentará telha lusa cobertura mg.
    Sobre as abobadilhas levou betão e recentemente uma betonilha onde assentará o xps.
    A ideia que tinha era que a água não atravessava a betonilha e que esta solução era suficiente para evitar infiltrações, no entanto depois de a molhar, a água passar para a laje do tecto da moradia.
    Pedia a vossa ajuda para saber se está situação é normal e é necessário a aplicação de mais algum material ou se a betonilha não está bem executada.

    Cumprimentos


    Se o sótão for para habitar 6cm de XPS não iram ser suficientes. A menos que isole também por baixo depois.
  18.  # 20

    Colocado por: nmex2numa recuperação de uma cobertura inclinada antiga, com placa e telha,
    Se já tem uma laje (inclinada) na cobertura, concordo com o josealmeida.
    Em vez de subtelha, impermeabilize com tela asfáltica.
    E não esqueça o isolamento TÉRMICO.

    Colocado por: josealmeidaSe o sótão for para habitar 6cm de XPS não iram ser suficientes.
    6cm já faz uma diferença dos diabos!
    Quando é possível, coloco 2 camadas de 4cm cada.
    Concordam com este comentário: josealmeida
 
0.0215 seg. NEW