Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Esta é a primeira publicação no forum da casa apesar de ser leitor assíduo. Estou neste momento a renovar uma casa e o chão radiante vai ser opção. Para aquecimento penso estar descansado no entanto o arrefecimento é algo que me preocupa. Apesar do bom isolamento da casa, estando numa da zonas mais quentes do nosso país ponderei acrescentar ao chão radiante o sistema de ventiloconvectores ou então o tradicional A/C.

    Qual a vossa opinião? Qual o sistema mais eficiente? O arrefecimento do chão radiante + bom isolamento será suficiente?

    Em termos de gastos energéticos sendo o chão suportado por painéis como vai ser?

    Obrigado!
  2.  # 2

    Se o imóvel não tiver muita área envidraçada ao sol e se o isolamento for mesmo bom o Prh consegue dar conta da climatização se no entanto tiver alguma falha na térmica pode sempre complementar o Prh com uma secção de tecto ou parede radiante sendo neste caso mais que suficiente e mais em conta que os vc's, pode também deixar uma pré-instalacao para vc's por segurança, mas eu acho dispensável, seria preferível usar uma
    vMC com recuperação de calor e permutador auxiliar para arrefecimento.

    Os painéis dão apoio à bomba de calor que tem obrigatoriamente de existir para o arrefecimento como tal dependendo da localização, do número de painéis e do orçamento disponível podem gerar uma poupança até 80% no aquecimento,
  3.  # 3

    Colocado por: jorgealves...
    vMC com recuperação de calor e permutador auxiliar para arrefecimento...


    Tem algum exemplo disso, Jorge?
  4.  # 4

    Colocado por: Skinkx

    Tem algum exemplo disso, Jorge?
    aplicado nao, somente de catálogo.
  5.  # 5

    Colocado por: jorgealvesvMC com recuperação de calor e permutador auxiliar para arrefecimento


    Até que ponto esta solução pode ser uma boa alternativa a AC para arrefecimento?
  6.  # 6

    Colocado por: santosvieira

    Até que ponto esta solução pode ser uma boa alternativa a AC para arrefecimento?
    so é solução viável a apoiar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santosvieira
  7.  # 7

    Na minha actual vivenda tenho piso radiante para aquecimento e VC para arrefecimento.

    Na que está em fase de projecto vai ter PR para aquecimento e VMC com recuperação e permutador de calor, mas vou deixar prevista a pré-instalação de VC (só pelo sim pelo não)
  8.  # 8

    A vantagem dos VC é que pode utilizar a bomba de calor que trabalha também com o piso radiante.
    É uma questão de estudar se o valor do investimento dos VC compensa em relação aos Acs uma vez que penso que os consumos não deverão diferir muito um do outro.
    Tb penso que a fiabilidade dos acs será maior.

    Esta é a ideia que tenho, mas que poderá estar errada.
  9.  # 9

    Obrigado a todos pelas respostas. Já vou partilhar o material que vai ser instalado para ver as opiniões.




    Uma pergunta importante. Tendo chão radiante e pensando no futuro (eventuais problemas) que tipo de canalização escolhiam?

    Pex ou Multicamada?

    Obrigado
  10.  # 10

    A que aplicador conhecer bem e que esteja familiarizado com ela.
  11.  # 11

    Obrigado Jorge. Mas em termos de durabilidade / problemas qual a melhor? Por um lado a canalização Multi Camada tem a vantagem de não perder altura na casa. A Pex tenho de subir o chão mas com a vantagem de em caso de problema não ter de partir e retirar piso radiante para reparar.
  12.  # 12

    Colocado por: AnualmixMas em termos de durabilidade / problemas qual a melhor?
    pex.
  13.  # 13

    Na minha moradia foi colocado AC, não fiquei convencido que a VMC fosse eficiente quando é mais necessário o arrefecimento (naqueles dias consecutivos perto dos 40 graus).
  14.  # 14

    Colocado por: jorgealvespex.


    mas de frisar que se nao ficar efectivamente bem feito, é meramente uma ilusao conseguir substituir os tubos sem partir nada!


    alias como o Jorge disse, depende muito do instalador!
  15.  # 15

    Colocado por: loverscoutmas de frisar que se nao ficar efectivamente bem feito, é meramente uma ilusao conseguir substituir os tubos sem partir nada!


    Porquê?

    Toda a canalização da minha casa foi feita em pex. Primeiro foram colocadas as mangas, tapados os roços e só depois rebocadas as paredes. A tubagem pex foi apenas colocada à posterior, garantindo assim que tanto ao colocar a tubagem, como a retirá-la não haja necessidade de partir.
  16.  # 16

    Agora fiquei meio baralhado...
    Sempre pensei que uma instalação em multicamada fosse melhor do que um em PEx...
  17.  # 17

    Colocado por: santosvieira

    Porquê?

    Toda a canalização da minha casa foi feita em pex. Primeiro foram colocadas as mangas, tapados os roços e só depois rebocadas as paredes. A tubagem pex foi apenas colocada à posterior, garantindo assim que tanto ao colocar a tubagem, como a retirá-la não haja necessidade de partir.


    como referi, a instalação tem que ser muito bem feita, caso contrario nao irá conseguir trocar a tubagem (conheço algumas instalações pex que foi necessario mexer, e os tubos estavam presos dentro das mangas, e foi necessario á mesma partir). o que o Santos refere, parece que á partida a sua instalação foi bem feita..... tem fotos disso para partilhar?
  18.  # 18

    Colocado por: loverscouto que o Santos refere, parece que á partida a sua instalação foi bem feita


    Eu não sei como se costuma proceder nas outras zonas do país, mas na minha zona (Leiria) o SMAS exige uma vistoria apenas com as mangas aplicadas, outra com a tubagem colocada e outra com as torneiras e louças colocadas. Se não fosse feito desta forma, no final a rede de águas e esgotos não seriam aprovadas.

    Colocado por: loverscouttem fotos disso para partilhar?


    Que tipo de pormenor pretende verificar?
  19.  # 19

    Obrigado a todos pelo feedback.

    Neste caso irei avançar com o VMC e Pex. O problema do PEX é o que perco de pé direito. Quais os problemas do Multi Camada?

    Obrigado
 
0.0207 seg. NEW