Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    tenho uma situação estranha em mãos e gostava de ter a vossa opinião.

    Um familiar meu anda à procura de apartamento para investimento. Através de uma agencia foi visitar um apartamento. Tendo em conta a localização/preço não dá para ter uma boa rentabilidade (será dificil arrendar por um valor que compense). Por acaso durante a visita ficou com o contacto do proprietário.

    Como ando à procura de tipologia semelhante (mas para habitação própria), em conversa com o meu familiar ele disse-me que tinha visto algo interessante, mas que como não servia para ele me dava o contacto do proprietário.
    Contactei o proprietario, que me disse logo que dado que não foi a agencia que "nos apresentou", que pode abater ao valor da casa a comissão que iria pagar à agencia. Com esta redução já começa a ter um valor interessante, e entra para a minha short list.

    O que gostava de saber é isto pode vir a dar problemas??
    Não fico confortável com a situação (gosto de fazer as coisas direitas para evitar o problema), mas foi imediatamente o proprietário a propor isto....
    Pode isto dar asneira? Se sim, é só quem vende que sobre as concequencias, ou como comprador arrisco-me a ter chatices?

    Obrigado
  2.  # 2

    Para o comprador não deve dar problemas, para o vendedor se tive contracto com a Agencia será bem mais complicado.

    do que percebo até à muita gente que vai visitar as casas através das agencias e depois compra directamente aos proprietários.

    Mas as agencias tambem devem ganhar o seu dinheiro...
  3.  # 3

    Concordo plenamente que se há um serviço prestado, tem de ser pago.

    Para todos os efeitos não existiu nenhuma mediação entre mim e o vendedor. Eu desconheço por completo o que o vendedor tem de fazer com a agencia se quiser vender fora do contrato (que penso que seja de exclusividade), mas imaginando que de alguma forma a agencia descobre que sou familiar de alguem que visitou a casa há uns meses, como é?
  4.  # 4

    não deve estar preocupado enquanto comprador.

    os problemas se o vendedor não está a cumprir com o contracto serão sempre dele, a casa não é da agencia ele pode vendela a quem quiser, agora se não cumpre o contracto estará eventualmente sujeito ao pagamento da comissão de intermediação, mas isso será o vendedor, voce não deve estar preocupado.
    Concordam com este comentário: mhpinto
  5.  # 5

    Nao ha quebra de contrato nestes casos pois nao foi feita visita atraves da agencia. Poderia eventualmente haver quebra se a visita ja tivesse sido feita nesse sentido, mas para tal era preciso provar tal facto.
  6.  # 6

    mas como é que a agencia sabe a quem a casa é vendida?

    O vendedor tem de os informar a quem está a vender?
  7.  # 7

    Colocado por: antsarmas como é que a agencia sabe a quem a casa é vendida?

    Quando as imobiliárias desconfiam que foram enganadas, consultam a conservatória para verificar se o apartamento foi vendido.

    Neste caso não existe nenhum problema se for você a comprar.
  8.  # 8

    E se por acaso um determinado imóvel é visitado duas vezes com duas imobiliárias diferentes? Há uns anos sucedeu-me algo do género, num apartamento para arrendar.
    Visitámos um apartamento que nos agradou e por mero acaso mais tarde uma outra agência mostrou-nos esse mesmo apartamento.
    Como não tínhamos referências muito abonatórias da primeira agência (na realidade não era bem uma agência, era uma "promotora imobiliária" na qual só a pessoa que nos acompanhou é que trabalhava e da qual não há registo nenhum oficial em qualquer lado), decidimos fazer o arrendamento por intermédio da segunda. Uns meses mais tarde fomos confrontados pela primeira pessoa com ofensas e tudo mais.
 
0.0128 seg. NEW