Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Será que hoje me deixam fazer uma pergunta para técnicos? :)

    A impermeabilização da cobertura será feita em poliureia, com isolamento de 5cm de poliuretano.
    Agora surge uma dúvida. De forma a não criar zonas de eventual infiltração da água, o senhor que projecta a poliureia disse que convinha deixar ficar na laje varões roscados para as máquinas que venha a colocar.

    A casa fica a 8km do mar (em linha recta - google maps).

    Fico com 2 questões para os entendidos:

    1 - Devo usar varões de aço inoxidável? Se sim, o A2 ou A4?
    2 - Qual será a rosca mais aconselhada? Pelo que tenho visto, existe de M5 até M20, pelo menos (mas o preço exponencia).

    PS: O que vai levar na laje são os painéis solares e pode vir a levar unidades de ar-condicionado.

    Obrigada!
    • ik
    • 15 setembro 2016

     # 2

    M10 aço inox 304 chega
  2.  # 3

    Pode fazer duas coisas que são as seguintes:

    Não deixar nada chumbado, pousando depois umas guias em cimento por cima de uma manda geotextil, guias essas onde serão fixados os suportes para os painéis.

    A outra é tal como diz, deixar uns varões roscados de inox chumbados, e aí já não partilho da opinião do membro que comentou anteriormente. Eu colocaria varões M16, tanto pode ser em 304 como em 316... Uma vez que fica longe da vista se for em 304 até pode surgir uma ligeira oxidação que não é problema.
  3.  # 4

    o problema é saber as medidas sem ter os equipamentos definidos.
  4.  # 5

    Colocado por: mariafernandes1 - Devo usar varões de aço inoxidável? Se sim, o A2 ou A4?
    A2 em M10.
  5.  # 6

    Obrigada pelos comentários.
    O peso na verdade irá ser suportado pela laje. Julgo que os parafusos devem ser para não se mexer para os lados.
    Realmente não sei as dimensões exactas dos suportes pois podem ser para instalar daqui a muito tempo.
    Nem sei se virei a instalar painéis fotovoltaicos nem se precisarei de AC (apenas tenho como certo os painéis solares da água quente).

    Já agora, se precisasse de suportar peso, onde posso ver a força que suporta cada diâmetro de rosca (M10, M16, etc.)?
    • ik
    • 16 setembro 2016

     # 7

    Existem aparelhos de ar condicionado nas paredes com mais de 70kg seguros por 4 parafusos M10

    No seu caso vão estar pousados
  6.  # 8

    Ora bem...

    Até 4 varões M6 seguram 500kg de peso, mas a questão não é bem essa. Imagine-se um suporte para painéis solares térmicos, se não queremos comprimir uma patilha à impermeabilização, neste caso poliureia, temos que deixar a patilha acima da mesma... por uma questão de nivelamentos, folgas e espaço para colocar porca e anilho por baixo da patilha, pode ficar até 5cm de afastamento, se for um varão muito fino pode abanar. Nós, que temos para cima de 3000 painéis colocados, aplicamos sempre M16.

    Mas acho que umas guias de cimento à posteriori resolvem a questão sem ter que andar agora preocupado com as medidas...
  7.  # 9

    Colocado por: fernandoFerreirao problema é saber as medidas sem ter os equipamentos definidos.


    Qualquer medida aproximada serve, depois com o equipamento nas maos, os aplicadores farao os suportes a medida adequada ao painel, fixando aos varoes anteriormente instalados..
  8.  # 10

    Colocado por: Rui A. B.Ora bem...

    Até 4 varões M6 seguram 500kg de peso, mas a questão não é bem essa. Imagine-se um suporte para painéis solares térmicos, se não queremos comprimir uma patilha à impermeabilização, neste caso poliureia, temos que deixar a patilha acima da mesma... por uma questão de nivelamentos, folgas e espaço para colocar porca e anilho por baixo da patilha, pode ficar até 5cm de afastamento, se for um varão muito fino pode abanar. Nós, que temos para cima de 3000 painéis colocados, aplicamos sempre M16.

    Mas acho que umas guias de cimento à posteriori resolvem a questão sem ter que andar agora preocupado com as medidas...


    Obrigada pela dica. Já vi que percebe da poda. :)

    Já agora, já fez alguma instalação em casas que tivessem impermeabilização feita em poliureia?

    O que me estão a propor parece-me que não deve ser a melhor solução.
    Na próxima semana vão meter a última laje (mas é claro que se tem que pensar no que lá vai ter em cima no futuro).

    O pedreiro falou-me em deixar uma fiada de tijolos por cima da laje, com os varões a sair do tijolo e depois impermeabilizar com a poliureira o tijolo todo e meter uma espécie de rufo em cima.
    Será que isto é uma boa solução?

    Um vizinho, que tem laje com telas asfálticas, tem uns maciços de betão solto em cima das pedrinhas com as unidades de ar-condicionado e os painéis.
    Ou seja, estão soltos da laje, o que me faz pensar em 3 coisas.
    1 - O peso pode ser demasiado para o poliuretano por baixo da poliureia (por ir esmagando com o tempo).
    2 - Será que num vendaval não me cai aquilo tudo ao chão ou danifica-se?
    3 - Pelo menos dessa forma, de certeza que não há infiltrações, no sentido de que não fere a camada de impermeabilização.

    Obrigada
  9.  # 11

    Colocado por: mariafernandes

    Obrigada pela dica. Já vi que percebe da poda. :)

    Já agora, já fez alguma instalação em casas que tivessem impermeabilização feita em poliureia?

    O que me estão a propor parece-me que não deve ser a melhor solução.
    Na próxima semana vão meter a última laje (mas é claro que se tem que pensar no que lá vai ter em cima no futuro).

    O pedreiro falou-me em deixar uma fiada de tijolos por cima da laje, com os varões a sair do tijolo e depois impermeabilizar com a poliureira o tijolo todo e meter uma espécie de rufo em cima.
    Será que isto é uma boa solução?

    Um vizinho, que tem laje com telas asfálticas, tem uns maciços de betão solto em cima das pedrinhas com as unidades de ar-condicionado e os painéis.
    Ou seja, estão soltos da laje, o que me faz pensar em 3 coisas.
    1 - O peso pode ser demasiado para o poliuretano por baixo da poliureia (por ir esmagando com o tempo).
    2 - Será que num vendaval não me cai aquilo tudo ao chão ou danifica-se?
    3 - Pelo menos dessa forma, de certeza que não há infiltrações, no sentido de que não fere a camada de impermeabilização.

    Obrigada


    Eu ia pelo ponto 3... Muitas das estruturas que colocamos, mas todas em tela asfáltica não em poliureia, foram com esses maciços de betão apenas pousados, aliás, foi a solução que eu adoptei em minha casa...
    • Tuna
    • 9 fevereiro 2017

     # 12

    Bom dia!

    Eu também vou optar pela aplicação de poliureia na cobertura.

    Qual é a empresa que oferece melhor serviço nesta matéria?
  10.  # 13

    Colocado por: TunaBom dia!

    Eu também vou optar pela aplicação de poliureia na cobertura.

    Qual é a empresa que oferece melhor serviço nesta matéria?


    Boa noite,

    No meu caso foi a Ideal Superfície.
    Ainda não instalaram mas está por dias.
    Até agora foram impecáveis. Já lá vieram 2 vezes à obra para acertar pormenores com trolha, electricista, picheleiro, etc.

    Consultei várias empresas e este foi o mais acessível como pessoa e transmitiu-me confiança.
    Há outros da mesma zona que me falaram bem (Marcande) mas achei o atendimento péssimo.
    Têm uma arrogância que não suporto nem me vejo a trabalhar com esse tipo de pessoas (o preço era mais caro mas não tanto assim).

    Quando estiver instalado posso enviar fotografias.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tuna
  11.  # 14

    Entretanto, quanto a esta questão já decidi.
    Vamos deixar varões roscados de inox M14 A2 chumbados com bucha química (antes da regularização da cobertura (devem ficar com 8,5cm dentro da laje, mais uns 20 cm por dentro dos diversos materiais).
    A ideia é deixar espaçados de x em x metros nos locais onde futuramente se coloquem os painéis.
    Concordam com este comentário: riscos
    • Tuna
    • 15 fevereiro 2017

     # 15

    Olá Maria,

    Estamos em sintonia. Eu também penso fazer exatamente isso na minha cobertura para evitar futuros trabalhos na placa.

    Não conhecia essa empresa. Vou investigar. Aconselha algum contacto?

    Eu falei com a Marcande, fui à sede deles e tenho ideia EXATAMENTE do contrário! Não podiam ter sido mais simpáticos e disponíveis.

    Que zona é a sua casa?
  12.  # 16

    Colocado por: TunaOlá Maria,

    Estamos em sintonia. Eu também penso fazer exatamente isso na minha cobertura para evitar futuros trabalhos na placa.

    Não conhecia essa empresa. Vou investigar. Aconselha algum contacto?

    Eu falei com a Marcande, fui à sede deles e tenho ideia EXATAMENTE do contrário! Não podiam ter sido mais simpáticos e disponíveis.

    Que zona é a sua casa?


    Aveiro.
    Se calhar, entretanto foram percebendo como se lida com clientes.
    Mas também, uma coisa é certa. Comece a questionar o preço que lhe deram e pode ser que a fera mostre os dentes (como a mim). ;)
    Fale com o Sr. Helder da Idealsuperficie.
    • Tuna
    • 16 fevereiro 2017

     # 17

    Colocado por: mariafernandes

    Aveiro.
    Se calhar, entretanto foram percebendo como se lida com clientes.
    Mas também, uma coisa é certa. Comece a questionar o preço que lhe deram e pode ser que a fera mostre os dentes (como a mim). ;)
    Fale com o Sr. Helder da Idealsuperficie.


    Perguntei porque se fosse perto, gostava de assistir. Estou curioso para ver uma aplicação.

    Eu dei-me ao trabalho de ir ao estaminé deles em Guimarães. Foram super atenciosos e além de falarmos da poliureia, deram-me outros conselhos para a construção.

    Já falei com o Sr. Hélder. Foi super simpático e disponível também. Já agendei um encontro com ele. Muito obrigado pelo contacto! :)
    Depois do encontro dar-lhe-ei o feedback a a minha "avaliação" de "ambos os dois" :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
  13.  # 18

    Então esse feedback?
  14.  # 19

    Colocado por: mariafernandesA impermeabilização da cobertura será feita em poliureia, com isolamento de 5cm de poliuretano.

    Qual foi o preço desta solução?
  15.  # 20

    Deve ser mais caro que telas cruzadas , de longe
 
0.0231 seg. NEW