Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Estou a reconstruir uma vivenda e um dos meus focos tem sido a eficiência térmica. Nesse âmbito foi instalado pavimento radiante e aplicado capoto. O responsável técnico pela obra recomenda-me a instalação de entradas de ar (cerca de 4) nas paredes para ventilação natural, com o propósito de garantir a qualidade do ar interior.

No entanto, tenho receio de, ao fazê-lo, estar a colocar em causa parte da eficiência térmica da casa, ao ter entradas permanentes de ar frio do exterior, o que me poderá fazer disparar o consumo de energia electrica do sistema de aquecimento (bomba de calor).

O que fariam? Agradeço os vossos comentários, experiência e conhecimento.

Obrigado.
  2.  # 2

um dos problema hoje é dia, é que as pessoas isolam tão bem as casas, que depois com não existe circulação de ar e começam a surgir as condensações.

pondere a instalação de um sistema de ventilação mecâmica (VMC) para haver a tal circulação de ar que o técnico recomenda.
  3.  # 3

A meter entradas de ar, que as faça através de registos autoreguláveis. mas é encessário grantir que exitira um 2varrimento" das divisões de foma a haver renovação de ar.
    O mais caro e eficiente é ter um sistema de VMC....
  4.  # 4

Colocado por: Pedro BarradasA meter entradas de ar, que as faça através de registos autoreguláveis. mas é encessário grantir que exitira um 2varrimento" das divisões de foma a haver renovação de ar.
    O mais caro e eficiente é ter um sistema de VMC....

Pode optar por uma VMC de fluxo simples, que não custa assim tanto. Entradas de ar auto-reguláveis nos quartos e salas e extracções mecânicas (sistema centralizado, idealmente) nos banhos e cozinha.

É menos eficiente que a VMC de duplo fluxo, mas também custa uma pequena parcela dessa.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

O dias tinha colocado aí umas entradas de ar com recuperaçao de calor
  6.  # 6

E alguém me sabe dizer acerca do impacto que essas entradas de ar frio terão no consumo do equipamento do piso radiante?
  7.  # 7

simples fluxo (só esxtracção) tem uma unidade de extracção que fica no sótão e extrai das casas de banho e cozinha. custa cerca de 150 € +/- depende dos metros de tubo.
    a admissão de ar é feita por grelhas auto-reguláveis nos quartos e sala (cada uma custa uns 15 euros se for das + simples sem atenuador acustico). as boas mandam-se pros 80 euros cada uma.
    Isto sem qualquer sistema de recuperação de calor.
  8.  # 8

A questão é que tens de ter.... deves ter admissão de ar fresco. Existem diversos modelos, alguns com caixas de atenuação acustica que deve ponderar.
  9.  # 9

10.  # 10

depois com recuperação de calor o cenário "financeiro" é completamente diferente.
    a máquina + barata ronda os 700 / 800 euros, depois + tubagens, etc...
    para uma casa pequena deve começar nos 1500 / 2000 euros
    mas fica com um controle sobre a ventilação completamente diferente, principalmente no inverno que é quando necessitamos reduzir ao máximo as perdas por renovação de ar.
  11.  # 11

Colocado por: Anonimo09092021

Ainda não comecei a ler sobre isso, quais são as diferenças entre eles? E faz ideia do preço aproximado tanto do duplo como do simples?

Uma VMC de duplo fluxo, bem montada, pode custar 5 a 10 vezes mais que uma VMC simples. O Jorge Alves pode ajudá-lo melhor, mas uma VMC simples pode custar cerca de 20 euros por grelha e 250 € o extractor da VMC. Faltam algumas tubagens, mas são para extracção simples, o custo deve ser barato.
  12.  # 12

Colocado por: Anonimo16062021
    Já existe representante dessa marca em Portugal (só para saberem)

Quem é, Dias?
  13.  # 13

Colocado por: SkinkxUma VMC de duplo fluxo, bem montada, pode custar 5 a 10 vezes mais que uma VMC simples. O Jorge Alves pode ajudá-lo melhor, mas uma VMC simples pode custar cerca de 20 euros por grelha e 250 € o extractor da VMC. Faltam algumas tubagens, mas são para extracção simples, o custo deve ser barato.

Eu acabei por optar por uma VMC de duplo fluxo, mas antes de decidir também pedi preços para VMC simples.
    Realmente a diferença de preço é substancial. No meu caso uma VMC simples ficava em 600 euros, enquanto que a VMC de duplo fluxo acabou por ficar em 3650 euros.
  14.  # 14

pois o valor é elevado...também ando a pensar na VMC de duplo fluxo, mas para já como vou ter tecto falso, posso já deixar a pré-instalação e adquirir a maquina mais tarde? qual seria o custo da pré -instalação?
  15.  # 15

O que é que uma VMC de simples fluxo faz que uma ligeira abertura de janelas (oscilo-batentes) nos lados opostos da casa não fazem?
    • Skinkx
    • 21 setembro 2016 editado

# 16

Colocado por: sousa tavaresO que é que uma VMC de simples fluxo faz que uma ligeira abertura de janelas (oscilo-batentes) nos lados opostos da casa não fazem?

Controla aquilo que uma ventilação natural não permite controlar - o grau de ventilação pretendido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sousa tavares
  16.  # 17

E como é que eu defino o grau de ventilação? Há algum método? Mais de verão, menos de inverno? É a olhómetro?
  17.  # 18

Sei que o dinheiro gasto na compra de uma vmc de fluxo simples não é muito, mas mesmo assim justifica-se?
  18.  # 19

Colocado por: sousa tavaresE como é que eu defino o grau de ventilação? Há algum método? Mais de verão, menos de inverno? É a olhómetro?

A máquina de extracção tem diversos ajustes de caudal, em princípio o projecto térmico define o caudal que precisa.

Mas para ter um mínimo de ventilação adequada, eu recomendaria caudais equivalentes a metade do volume da fracção.

Volume de 600 m3, caudais de 300 m3/h (RPH=0.5)
  19.  # 20

Colocado por: sousa tavaresE como é que eu defino o grau de ventilação? Há algum método? Mais de verão, menos de inverno? É a olhómetro?

O sistema de ventilação deverá ser dimensionado de forma a garantir um minimo de 0.4 RPH no Inverno e 0.6 RPH no verão.
    Este calculo deve estar definido no projecto térmico.

RPH = renovações de ar por hora

0.0221 seg. NEW