Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Ola. Queria colocar aqui uma pergunta relacionada com a armação de ferro. Estou a fazer um muro de contenção, que suportara 1.5m de terra de uma dos lados. Vou fazer uma viga de fundação com 15/20cm de altura e o muro em bloco de 20 sobre essa viga, a vala para a figa tem 60cm de largura e 50cm de fundura. A questão e' sobre a maneira de armar o ferro. Eu mostro dois diagramas em imagem anexada, qual será o mais apropriado para a sua função? Alguma engenheiro civil ou armador experiente que poderá ajudar? Obrigado.
      VigaMuro_50.jpg
  2.  # 2

Ou eu não percebo a pergunta ou você não pesca mesmo nada de muros.
    Que armadura é essa é qual a finalidade?
  3.  # 3

Foi-me sugerido uma armadura simples em toda em ferro de 10mm, 3 ferros em todo o comprimento do muro (os 3 pontos na imagem), amarrados pelo ferro que se vê curvo, espaçado a 20cm. Levara pilares de 3 em 3m amarrados a armadura (pilares não estão na imagem), a questão e' se dois dos ferros devem estar por baixo do bloco ou isso não importa?
  4.  # 4

Boa noite!!

Penso que a imagem que anexa há sua pergunta, apenas vai suportar as forças descendentes, ou seja, esse ferro vai ajudar ao cimento a não partir com o peso do muro.

Em relação aos pilares devem conter alguma armação na base do mesmo, pois só assim conseguira contrair as forças aplicadas pela terra ao muro.

lembre-se que o seu problema não será no verão mas sim no inverno com o acumular de chuvas, aconcelho a fazer uns drenos no muro, e aplicar uma parede de gravilha entre o muro e a terra.

Por fim aconselho a dar alguma inclinação ao muro, lado oposto a força exercida pela terra. Ficara mal, sim mas será o melhor.

mas isto e a minha opinião. que não percebo nada disto.
    Concordam com este comentário: JoaoARicardo
  5.  # 5

muro em blocos de cimento com terra encostada, o muro vai fissurar todo, e quem sabe com o tempo tombar. a altura da viga de fundação deve ter no 40 cm no mínimo, mas como o muro é para suportar terras, o ideal seria 60 cm, ferro 8 ou 10 afastado a 10cm. mas amigo, pela sua descrição voce não percebe nada disso, contrate quem saiba o que fazer..
  6.  # 6

Então esse muro já começou?
    • riscos
    • 29 setembro 2016 editado

# 7

desistiu?
  7.  # 8

Colocado por: riscos
    muro em blocos de cimento com terra encostada, o muro vai fissurar todo, e quem sabe com o tempo tombar. a altura da viga de fundação deve ter no 40 cm no mínimo, mas como o muro é para suportar terras, o ideal seria 60 cm, ferro 8 ou 10 afastado a 10cm. mas amigo, pela sua descrição voce não percebe nada disso, contrate quem saiba o que fazer..
    • C. Lobo
    • (123 agradecimentos)
    • há 9 horas

Queria escrever a largura da fundação não a altura..

0.0141 seg. NEW