Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá.
    Tenho 1 sala rectangular com cerca de 40m2, mas em open space. Esta sala apenas tem 1 janela/porta com 2 metros e virada a Norte, o que dá pouca luninosidade. Tem ainda 3 colunas cilindricas que "separam" a sala do resto do r/c. Estas colunas, gostava de as pôr diferentes, mas não sei como. Quanto a abrir mais 1 ou 2 janelas, a Câmara autoriza, mas não sei como hei-de abrir para não "estragar" a parte estética da sala. E depois... a decoração.

    Será que aqui, alguém me pode ajudar?

    Obrigada
      Planta-Sala.jpg
    •  
      FD
    • 15 maio 2009

     # 2

    Não sei até que ponto essas colunas são decorativas ou estruturais (essenciais para que a casa não caia) mas o primeiro pensamento é deitá-las abaixo... até lhe digo que me parecem uma aberração!

    Quanto à luz, se a Câmara deixa, porque é que não cria uma janela baixa a todo o comprimento da parede, mais ou menos a 2/3 da altura da parede?
  2.  # 3

    Eu tb as deitava abaixo, mas não posso (cai a casa!!!!)

    As janelas diz na parede oposta às colunas, certo?
    Tinha pensado numa janela na zona da sala jantar e... talvez outra na zona sala estar! Não podem abrir, nem serem de vidro transparente (por lei).
    Também gostava de 1 pequena parede ou divisória desde a entrada, pelo menos até à 1ª coluna, para criar mais privacidade. que acha?
  3.  # 4

    o pilar do meio pode ser tirado, não é estrutural pelo menos parece.
    eu abria apenas uma janela na parede logo apos a cozinha que penso que será o melhor lugar para as refeições ( mesa da sala ) e não era preciso mais, ficando com todo o resto da parede para decoração.
    Numa outra perspectiva o r/c podia ser organizado de outra forma mas isso teria que mexer em tudo, cozinha , wc e lavandaria.
  4.  # 5

    Pois, mexer nessas divisões todas já é complicado e dispendioso.
    Acha que é possível tirar o pilar do meu? E ficariam os outros 2?

    Onde diz que abri a janela, era logo desde o canto da cozinha? Ou, ma zona da sala jantar, mas um pouco mais à frente?
    Mesmo a vir do canto da cozinha é onde dá mais sol, poi em direcção +/- à mesa jantar, da parte de fora (entrada para a garagem) tenho 1 alpendre nessa direção, que já faz mais sombra!
  5.  # 6

    logo a seguir ao pilar que se vê desenhado e como diz terá talvez que ser em tijolo de vidro.
    Consulte o projecto de estabilidade pois tudo indica que pode tirar o pilar do meio.
    Essa sua ideia de dar mais privacidade á sala, criando uma divisória na zona do hall tambem me parece bem.
  6.  # 7

    logo a seguir ao pilar que se vê desenhado e como diz terá talvez que ser em tijolo de vidro. Isto para abrir a janela? Sim, terá que ser em tijolo de vidro ou vidro fosco.

    Se criar ex um pequena parede em pladur na zona entrada, poderia englobar o 1º pilar. tirando o do meio, já ficava apenas 1. Um, só, fica mal!!!!!
  7.  # 8

    tulipa,
    pode englobar o 1º pilar apatir da entrada e depois englobar apenas o 2º com o terceiro e assim fazer " desaparecer" os pilares. Essa parede que englobar o 2º e o 3º poderá até ser tipo estante.
  8.  # 9

    Boas

    Só uma recomendação em relação ao pilar do meio: para além de verificar se é estrutural deve ver se por acaso não estará a esconder tubagens.

    cumps

    José Cardoso
  9.  # 10

    O 1º pilar desaparecia ao englogá-lo na parede da entrada, mas o 2º com o 3º (mesmo com 1 estante), não me parece... onde ficaria depois a entrada da sala?

    Atenção que a zona do hall está mais elevada do que a da sala. E ao fechar, não ficaria "1 corredor" demasiado estreito? (zona dos pilares até à parede das escadas).
  10.  # 11

    tulipa então ligando o 2º e o 3º entre si não fica á mesma com duas entradas para a sala??
    existem muitas possibilidades e como compreende por este meio torna-se um pouco dificil estar a fazer muitas sugestões.
    Se o corredor ficar muito estreito faça entre os pilares tipo um painel .
  11.  # 12

    Ficaria com 1 entrada à beira do degrau (degrau a meio da entrada) e com outra, a última. Mas seria entradas pequenas! E colocaria portas? No caso da 1ª entrada, quando digo, fechar esta zona com parede e englobar o 1º pilar, ainda ultrapassaria um pouco o 1º pilar...

    Já agora, como disporiam os móveis nesta sala? E que cores usariam? Já tenho móveis em wengué.
  12.  # 13

    Aqui vai o contributo de uma mera curiosa...
      sala.JPG
  13.  # 14

    o maior problema"" que vejo aqui é mesmo a falta de luz na sala comparando com a àrea,
    do lado da parede da sala virada para o acesso à garagem, abra um vão grande diria cerca 3/4 metros e se possivel de alto a baixo, resguarde as vistas com laminas ou estores e ficará muito melhor
    que é aquela linha a separar a sala do hall? é madeira? ou não tem mesmo nada a separar são só as colunas?
    cumps
    fernando gabriel arq.
  14.  # 15

    Colocado por: Fernando Gabrielo maior problema"" que vejo aqui é mesmo a falta de luz na sala comparando com a àrea,
    do lado da parede da sala virada para o acesso à garagem, abra um vão grande diria cerca 3/4 metros e se possivel de alto a baixo, resguarde as vistas com laminas ou estores e ficará muito melhor
    que é aquela linha a separar a sala do hall? é madeira? ou não tem mesmo nada a separar são só as colunas?
    cumps
    fernando gabriel arq.

    ah uma situação importante comece esse vão apartir da parede que divide a sala e a cozinha, ou aproxime-o o mais possivel, vai poupar em espaço de sala
    cumps
    fernando gabriel arq.
  15.  # 16

    inesalves, muito obrigada pela sugest\ao.
    O sof]a n\ao poder]a ficar desse lado, pois do lado direito da janela, est]a 1 lareira de canto. Pensei em colocar 2 sof]as, ou ent\ao, colocar nesse g]enero, mas no sitio onde colocou o m]ovel TV.

    Quanto aos pilares, n\ao percebo se eliminou o 2"!!!!!!!


    Fernando Gabriel
    resguarde as vistas com laminas ou estores e ficará muito melhor / estas l|aminas ou estores, seriam do lado de dentro, certo_ Mesmo assim, a C|amara, n\ao autoriza vidro tranparente e janelas de abrir< teria de ser vidro fosco ou tijolo de vidro!

    que é aquela linha a separar a sala do hall? é madeira? ou não tem mesmo nada a separar são só as colunas? N\ao sei bem a que linha se refere... mas o que separa a sala do Hall, s\ao ou pilares. se for logo na entrada, ]e uma pequenina parede, que do lado interior da sala, corresponde a parte das traseiras da lareira. Ser]a isso_

    A lareira, na planta, corresponde ]aquele pequenino quadrado ao lado da janela. mas sai desde a esquina direita da janela. Ou seja, a janela, do lado direito, encosta a 1 dos lados da lareira.
  16.  # 17

    tulipa branca há 1 dia agradecer# 16citar
    inesalves, muito obrigada pela sugest\ao.
    O sof]a n\ao poder]a ficar desse lado, pois do lado direito da janela, est]a 1 lareira de canto. Pensei em colocar 2 sof]as, ou ent\ao, colocar nesse g]enero, mas no sitio onde colocou o m]ovel TV.

    Quanto aos pilares, n\ao percebo se eliminou o 2"!!!!!!!


    Nesse caso, diria que bastará trocar a tv com o sofá.

    Os pilares estão lá todos: o primeiro integrado na parede, o segundo mantem-se, e o terceiro também integrado na parede. Não sei bem como ficará melhor, mas talvez ficasse engraçado que o segundo pilar fosse quadrangular em vez de redondo...
  17.  # 18

    <Fernando Gabriel
    resguarde as vistas com laminas ou estores e ficará muito melhor/ estas l|aminas ou estores, seriam do lado de dentro, certo_ Mesmo assim, a C|amara, n\ao autoriza vidro tranparente e janelas de abrir< teria de ser vidro fosco ou tijolo de vidro!

    que é aquela linha a separar a sala do hall? é madeira? ou não tem mesmo nada a separar são só as colunas? N\ao sei bem a que linha se refere... mas o que separa a sala do Hall, s\ao ou pilares. se for logo na entrada, ]e uma pequenina parede, que do lado interior da sala, corresponde a parte das traseiras da lareira. Ser]a isso_

    A lareira, na planta, corresponde ]aquele pequenino quadrado ao lado da janela. mas sai desde a esquina direita da janela. Ou seja, a janela, do lado direito, encosta a 1 dos lados da lareira.


    se deixarem vidro fosco opte por vidro fosco, mas proponha tambem na camara vidro normal mas laminas fixas pelo exteriores não custa nada tentar, vão entre 2,5 a 3 metros quatro é demais erro meu.

    estava a falar da linha que vem desde o hall dobra e vai acabar nas escadas não se percebe o que é, será pavimento? em todo o caso se tiver a sala toda aberta convem isolar de alguma forma a sala do resto das divisões.
    cumps
    fernando gabriel arq.
  18.  # 19

    Essa linha de que fala, deve ser o degrau, poi o hall está mais elevado que o resto. Será isso?
  19.  # 20

    Colocado por: tulipa brancaEssa linha de que fala, deve ser o degrau, poi o hall está mais elevado que o resto. Será isso?

    ah então é isso...
    tente dividir a sala do resto mesmo que seja com biombos,
    cumps
 
0.0236 seg. NEW