Iniciar sessão ou registar-se
    • pt2004
    • 24 setembro 2016 editado

     # 1

    Olá a todos,

    Vou montar um recuperador numa lareira tradicional a "hotte" é em tijolo 11 até á laje do 1º andar, a partir dai a chamine é feita em fugas de betão 40x40 até á chaminé, são cerca de 7 metros desde o recuperador até á saida da chaminé.

    O Sr com quem falei para montar o recuperador, que diz ja ter montado muitos, diz para so meter tubo inox parede dupla até á altura da 1ª placa, ou seja cerca de 2 metros de tubo, isolar/preencher o espaço entre o tubo e a chamine e partir dai ficaria a chamine como estava ate hoje.

    Pelo que tenho lido aqui pelo forum o ideal seria meter tubo até á saida da chaminé, o que acham?

    PT
  1.  # 2

    E qual a utilidade de meter um recuperador nessa hote? O que lhe disse o técnico quanto à eficiência?
  2.  # 3

    Colocado por: BelhinhoE qual a utilidade de meter um recuperador nessa hote? O que lhe disse o técnico quanto à eficiência?


    Certamente o cliente quer aproveitar a lareira existente, qual é o problema em relação à eficiência?
  3.  # 4

    Gostaria de mudar a minha lareira em anexo em recuperador de calor com paredes retas, e encontrei estes recuperadores de calor, podem ajudar-me por favor na sua escolha?

    Orçamento limite: 600 €.

    Já agora, quanto é que ficaria um trabalho destes? Conhecem algum profissional na zona de Sintra/Lisboa?

    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Aquecimento-e-Climatizacao/Aquecimento-pellets-e-lenha/Recuperadores-pellets-e-lenha/12876626_RECUPFERROFUNDVENTILADO60075414KW.aspx

    http://www.leroymerlin.pt/Site/Produtos/Aquecimento-e-Climatizacao/Aquecimento-pellets-e-lenha/Recuperadores-pellets-e-lenha/17237710_RECUPFERROFUNDVENTILADOAFAR14KW.aspx
      122.jpg
      16.jpg
      22.jpg
  4.  # 5

    Colocado por: A.Agostinho

    Certamente o cliente quer aproveitar a lareira existente, qual é o problema em relação à eficiência?


    Como faz a recuperação do calor?
  5.  # 6

    Colocado por: pt2004Olá a todos,

    Vou montar um recuperador numa lareira tradicional a "hotte" é em tijolo 11 até á laje do 1º andar, a partir dai a chamine é feita em fugas de betão 40x40 até á chaminé, são cerca de 7 metros desde o recuperador até á saida da chaminé.

    O Sr com quem falei para montar o recuperador, que diz ja ter montado muitos, diz para so meter tubo inox parede dupla até á altura da 1ª placa, ou seja cerca de 2 metros de tubo, isolar/preencher o espaço entre o tubo e a chamine e partir dai ficaria a chamine como estava ate hoje. d
    Desculpe nao concordar com a instalaçao desse senhor, nao me parece aceitavel colocar tudo de inox parede dupla quando o proprio tudo aquece e ajuda a manter a sala quente.

    Pelo que tenho lido aqui pelo forum o ideal seria meter tubo até á saída da chaminé, o que acham? será sempre o ideal no entanto se houver mais pisos acima, poderá haver estrangulamento de chaminé e o tubo não passar. no entanto será sempre melhor ser ate a saida da chamine para melhor desempenho do recuperador.

    PT



    quanto a instalaçao na hotte, aconselho a instalar 2 grelhas, uma na parte suprerior e outra inferior. mesmo que o recuperador seja de ar forçado (tradicional com ventoinhas) sendo a saida de fumos com tubo inox simples, o calor que sai do recuperador e do tudo ajudara a aquecer o compartimento.
    a nao colocaçao destas grelhas poderá a seu tempo danificar a hotte com o excesso de calor, podera ganhar fissuraçao


    no entanto aconselho a ler um pouco deste saite:

    http://www.sitiodaslareiras.com/perguntas_instalacoes_de_recuperadores_inseriveis.htm#5
 
0.0158 seg. NEW