Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas tardes a todos!!

    Eu e a minha namorada adquirimos há coisa de 2 meses uma vivenda e tem um "abrigo" para o carro que nós pretendemos fechar para fazer uma zona de estar e de refeições, juntamente com um barbecue.
    Vou-vos deixar umas fotos (estas fotos ainda são do anuncio que estava na net porque ainda não tive oportunidade de tirar novas) visto da parte da frente da casa e das traseiras e uma rascunho da planta do terreno para poderem opinar.

    Vista do alpendre para o jardim
    Vista para o jardim


    Vista da frente casa, assim que se entra no portão do carro
    Vista da frente da casa


    Vista do jardim para o alpendre
    Vista do jardim


    Terreno
    Terreno

    A ideia é fazer uma cobertura em telha (aproveitando as vigas que la estão), fazer uma parede a fechar a parte que está virada para a entrada da casa e deixar uma porta de aluminio igual à porta de entrada principal da casa (mas logicamente mais simples sem ser blindada, apenas igual de aspecto exterior) como passagem quando se chega de carro e não estar a dar a volta pelo outro lado da casa. Na parte que fica virada para o jardim, tinhamos pensado em fechar com cortinas de vidro para criar um ambiente mais acolhedor nos dias mais ventosos mas o preço é um bocado puxadote....O barbecue irá ficar na parede dos fundos junto ao alpendre.
    Esta é a nossa ideia mas em relação à parede que vamos fechar gostavamos de ter e ver outras opiniões para não ser "mais uma parede com uma porta"....estamos receptivos a opiniões:)

    Obrigado a todos
  2.  # 2

    Antes de mais deve ter em conta que aquilo que pretende fazer pode ser considerado pela sua câmara uma ampliação da área habitavel que por tal está sujeita a projecto e a uma séria de condiccionantes que inclusive podem impedir esse aumento da área.
    Por outro lado o projecto dessa casa teve um autor (mesmo que tenha sido um desenhador) e como tal deveria ser consultado.
  3.  # 3

    olá, realmente é muito agradavel ter uma zona de refeiçao e de estar para passarmos umas boas tardes de verao mas ...sai mt caro :(
    tambem estou a fazer a mesma coisa em minha casa, estou a cobrir a zona de patio que tinha entre as traseiras da minha casa e a garagem e zona de barbecue já tinha feito ha algum tempo mas na altura ficaram afastados da casa o que torna a circulaçao desagradavel em dias de xuva.
    Criei uma estrutura metalica, que no seu caso nao precisa porque ja tem estrutura, para aplicar paineis de sandwich e nesta altura estou a pavimentar o chao para depois serem montadas as portas de correr de vidro, encaixilhadas em aluminio da cor do aluminio que tenho na casa, pois a versao de vidros encaixilhados sai mais barato do que simplesmente os vidros . Como o patio que vou cobrir é comum á entrada da zona de barbecue e á entrada da garagem, tambem estava a pensar criar uma parede de divisao, inicialmente pensei em blocos de vidro mas acho que estas paredes dao problemas e como eu queria pôr tambem uma porta complicava ainda mais a situaçao, esta parte ainda nao resolvi pode ser que aqui alguem nos dê uma ideia melhor:)
    Estes espaços são muito agradaveis mas custam um bocado ...

    Boa sorte com as suas escolhas :)
  4.  # 4

    Obrigado pelas respostas!
    zedasilva pois essa questão é complicada...sendo isto apenas uma obra que implica levantar uma parede e colocar telhas, sem precisar de fundações ou pilares nós queriamos fazer sem estar a meter projecto (tambem para reduzir significativamente os custos). Curiosamente quando fomos ver a casa pela 1ª vez, a senhora da imobiliaria e o constructor deram a ideia de se fazer esta obra. Inclusive o constructor ja deixou uma puxada de agua e esgoto na parede onde vou colocar o barbecue ja a pensar nesta "ampliação".

    andreia222 Já vi que estamos no mesmo barco:) A ideia era mesmo essa, criar um espaço agradavel para se puder estar no verão, com a devida privacidadee mantendo claro as linhas gerais da casa! Eu ja pensei na hipotese de fazer a parede com esses blocos de vidro mas não me agradou muito, como esta parede fica visivel da rua, acho que ficava um bocado desenquadrada na arquitectura da casa....digo eu que não percebo nada disto:P
    Boa sorte para si tambem e cá ficaremos à espera de novas opiniões:)
  5.  # 5

    synosys
    Apesar de pareçer uma obra de escaça relevância isso não implica que não necessite de ser licenciada.
    A sua câmara até pode nem ligar muito a esse facto mas basta que haja uma queixa por parte de um dos vizinhos quer á câmara, quer à ACT, quer ao INCI para voçê estar metido numa carga de trabalhos.
  6.  # 6

    não pode anexar faze-la no espaço do jardim, não ocuparia muito, isto sem pensar se pode ou não fazer.
    assim iria poupar esse espaço de pergola, que penso estar bem.
    uma ideia apenas
    fernando gabriel arq.
  7.  # 7

    Se esperar uma semana no meu blog vai ter um alpendre fresquinho com 6x2,5m.

    http://construtorasilvense.blogspot.com/
  8.  # 8

    Bem mais uma vez obrigado pelos comentários!!
    Pois os vizinhos são um problema aqui...o meu vizinho do lado do alpendre tinha a mania de estacionar o carro dele em frente do meu portão, tendo a garagem dele e o resto da rua livre! Ora eu queria entrar e sair com o meu carro e não podia porque a sua excelencia tinha o carro la....pedi para tirar o carro a 1ª vez....a 2ª....a 3ª......mas à 4ª vez que ele la pos o carro tive que ter uma conversa seria! Após lhe ter dito educadamente para ele não voltar a estacionar o carro ali, ele tem a lata de me perguntar com a maior das descontracções "Tão mas onde é que vou estacionar o carro?".......escusado sera dizer que a minha vontade era dizer-lhe para por o carro no #$%%?"!! Posto isto a relação não ficou muito boa como seria de esperar. Mas parece-me que ele não tem cabecinha para fazer uma denuncia.

    vasco tome Esta obra não vai arrancar ja, so daqui a 1/2 meses mas andamos a sondar o mercado para tirar novas ideias. Como tal irei acompanhar a construção do vosso alpendre.
  9.  # 9

    1. Tenho a impressão que se vai arrepender de não ter um espaço coberto e fechado com uma porta que permita meter o carro (e... a mota, a mota de água, a roulotte...).

    2. Se bem entendi, vai meter um ripado perpendicularmente sobre essas vigas e as telhas ficarão inclinadas (a propósito, aquilo não tem qualquer inclinação) para cima do barbecue.
    Portanto, em dias de chuva nem precisa de se preocupar em lavar o barbecue.
  10.  # 10

    Ao fechar o alpendre, ainda entram 2 carros e sobra bastante espaço. Mota não tenho carta, mota de agua idem, roulote não tenho nem está nos meus planos ter por isso só sobra o carro e ele passa bem as noites "fora de casa":)
    Em relação a arrumação estamos a pensar fazer dentro do alpendre umas bancadas de arrumação para guardar todo o tipo de material de exterior.

    Sim a ideia seria colocar ripas perpendiculares ás vigas (que obviamente vão estar inclinadas senão em dias de chuva estar dentro do alpendre ou fora dele era igual) e assentar telha em cima delas. O que leva a esse problema que mencionou, do barbecue ficar sem cobertura...em dias de chuva realmente o barbecue fica lavadinho mas se calhar cobrir tambem o barbecue com telha fica muito pesado no jardim. O jardim não é muito grande e estar a encher mais o espaço com telhas não sei se seria uma boa opção. Mas segundo o constructor a puxada de água e de esgoto está a cerca de 2/2,5m do alpendre +- o que permite que o barbecue fique afastado dos beirados, mas suficientemente perto de não ter de andar muito para ir buscar uma febra:)
  11.  # 11

    Após 4 meses, a obra finalmente arrancou e está praticamente pronta!
    Para já apenas colocámos o telhado, deixando a parede que queríamos fechar em "banho-maria". Isto porque tivemos a pensar bem e fazer mais uma parede ficaria muito pesado...Agora estamos receptivos a sugestões para fechar o alpendre para ter uma zona de estar agradável, tendo também uma zona de passagem.

    Assim que puder tiro fotos e coloco aqui!
  12.  # 12

    Colocado por: andreia222Criei uma estrutura metalica, que no seu caso nao precisa porque ja tem estrutura, para aplicar paineis de sandwich


    andreia222: poderia dizer-me que estrutura metálica é esta?? E que paineis sandwich são estes?? Tem algum site?? Obrigado
  13.  # 13

    A minha solução seria aplicar portas em harmónio 5, 6 ou mais portas.

    Trata-se de uma solução híbrida que permite aplicar folhas com lâminas fixas ou orientáveis ou outro tipo de enchimento plano (vidro; madeira, etc).

    É um sistema versátil, vocacionado para vãos de grande amplitude de abertura (stands, esplanadas, recintos desportivos e culturais, jardins de inverno, etc).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: synosys, lobito
      harmonio1.JPG
  14.  # 14

    Colocado por: hugomferreiraA minha solução seria aplicar portas em harmónio 5, 6 ou mais portas.

    Trata-se de uma solução híbrida que permite aplicar folhas com lâminas fixas ou orientáveis ou outro tipo de enchimento plano (vidro; madeira, etc).

    É um sistema versátil, vocacionado para vãos de grande amplitude de abertura (stands, esplanadas, recintos desportivos e culturais, jardins de inverno, etc).


    Mas essas portas só abrem de um lado certo? Caso eu fechasse pelo lado de dentro, nao conseguiria abrir do lado de fora? É que ali dava jeito abrir do lado de fora para puder passar quando se chega de carro....sempre se andava menos e nos abrigávamos nos dias de chuva.
  15.  # 15

    Ora, é precisamente o que eu estava a pensar hoje de manhã que seria uma boa solução para um vão de uns 3 m (assim a olho), que eu queria poder abrir completamente e fechar completamente. A dúvida que se me pôs foi "como será a o comportamento térmico?". É que no me caso seria mesmo uma "parede", ou seja, esse espaço ficaria aberto para a sala. Tem por acaso algumas indicações de marcas, dimensões, materiais, fotografias, etc, Hugo?
  16.  # 16

    Colocado por: lobitoOra, é precisamente o que eu estava a pensar hoje de manhã que seria uma boa solução para um vão de uns 3 m (assim a olho), que eu queria poder abrir completamente e fechar completamente. A dúvida que se me pôs foi "como será a o comportamento térmico?". É que no me caso seria mesmo uma "parede", ou seja, esse espaço ficaria aberto para a sala. Tem por acaso algumas indicações de marcas, dimensões, materiais, fotografias, etc, Hugo?


    Não sei se lhe interessa, mas há uma solução que para mim é a melhor de todas, mas o preço é elevadissimo....são as cortinas de vidro. Existe um topico aqui no forum sobre esse assunto:
    Cortinas de vidro
  17.  # 17

    Obrigada, tenho andado a pensar nessa direcção, que é realmente muito bonita, mas hoje comecei a ponderar a solução mais clássica, que talvez se adeque mais ao meu caso... desde que possa abrir tudo ou quase tudo.
  18.  # 18

    Uma das portas abre dos dois lados e as restantes abrem tipo cabine telefónica, tanto pode abrir uma para um lado e as outras para outro como podem abrir ao centro, metade para cada lado ou de outra forma.

    Este tipo de vão pode ter até 6,5 metros de largura.

    Quanto ao comportamento térmico é bastante bom pois pode incluir um enchimento em vidro térmico
    planitherm ou climaguarde com uma caixa de ar até 16mm exemplo vidro de 4mm no interior caixa de 16mm e climaguarde de 6mm ou outra composição.

    Estas pessoas agradeceram este comentário: lobito
  19.  # 19

  20.  # 20

    Como é o remate no chão? Não parece ter uma calha, ou depende do numero de folhas que se deslocam (no meu caso seriam um vão que permitiria provavelmente 3 folhas para cada lado, no maximo 4)?
 
0.0242 seg. NEW