Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 341

Colocado por: SkinkxA meio vão comprometem sempre o momento positivo.

As vigas de fundação são feitas muitas vezes para tirar momentos das sapatas, e podem ou não, mas normalmente estão assentes no terreno, o que os momentos positivos que influenciam o meio vão da viga não são o condicionante da "coisa".
  2.  # 342

Colocado por: zedasilva
    1.Estavam previsto no projeto?
    2.Em situações em que não estão, que tipo de reforço faz na viga?
    2.Qual a vantagem de estarem localizados junto ao pilar e não a meio vão da viga?

1. No meu caso, estavam previstos no projecto mas não na estabilidade. Em primeira análise considerou-se desprezável.
    2. Como é uma viga de fundação, o reforço pode ser +/- desprezado, mas ainda assim deveria apostar num reforço de armadura, para reforçar a rigidez do elemento naquele ponto. Por exemplo armadura cruzada. Sendo viga de piso, não deve atravessar o elemento, pois interfere com a resistência à compressão do elemento.
    3. A vantagem no exemplo que coloquei, é nao ficar debaixo da porta. Como na minha casa tenho grandes, grandes portas, então muitas das saídas de ventilação caem perto do Pilar.

A ventilação do desvao tem de funcionar, por isso tem de ser tudo estudado e não colocado à toa. Normalmente é nos cantos perto dos pilares que faz mais sentido estar.
    • RSM
    • 16 novembro 2016 editado

# 343

Colocado por: zedasilva
    Qual a vantagem de estarem localizados junto ao pilar e não a meio vão da viga?

Esta associação de tubos como está feita deve ser sempre de evitar, especialmente junto do pilar, onde existe maior corte. Reforço os estribos não são necessários, visto que aqueles tubos prejudicam é a escora de Betão.

Nas vigas de fundação esse efeito é desprezível pois não funciona bem como uma viga, está assente no solo, geralmente se houver problema, não é grave.

Bem observado. A colocar, sem estritamente necessário qie seja a 1/4 3/4 da viga, onde nenhum dos esforços é máximo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  3.  # 344

Colocado por: callinas
    A ventilação do desvao tem de funcionar, por isso tem de ser tudo estudado e não colocado à toa. Normalmente é nos cantos perto dos pilares que faz mais sentido estar.
  4.  # 345

Boa tarde pessoal
    Posso estar a dizer uma grande calinada mas a mim parece-me que a melhor pessoa para dizer onde colocar os tubos é o projectista pois é ele que supostamente sabe o comportamento da estrutura. Quanto à conjugação de vários tubos ou optar por um tubo de maior dimensão, ambas me parecem más do ponto de vista estrutural pois vão estar sempre a criar um ponto fraco na estrutura. Parece me no entanto que a conjugação de vários tubos, de pequena dimensão, seja a melhor opção desde que não se coloquem todos uns em cima dos outros. Isto seria o melhor para uma estrutura mas... como anteriormente aqui foi referido pelo RSM, "Nas vigas de fundação esse efeito é desprezível pois não funciona bem como uma viga, está assente no solo, geralmente se houver problema, não (deve ser) é grave."
    Mas também não tenho certeza do que digo por isso agradecia que alguém com mais experiência me corrija.
  5.  # 346

isto é so malta que não percebe nada do assunto...vem para aqui so mandar bitaites lpessoa:)
  6.  # 347

Desculpem lá, só mandar opiniões para o ar não ajuda nada. Se querem ventilar o desvao, digam lá então como o fazer numa casa com limitações de área.?
    É fácil falar em prumadas e coretes, não atravessar vigas, mas depois metem oa tubos onde? No meio das divisões?
    • RSM
    • 16 novembro 2016 editado

# 348

Nas vigas de fundação podem furar aquilo "à vontade", o comportamento do uma viga de fundação, apesar de ter o nome viga, não funciona 100% como as vigas estruturais daí se puder fazer esses negativos com mais displicência (as vigas só estão lá para fazer travamento e absorver os momentos das sapatas). Associações de tubos, coisa a desprezar no meu ponto de vista, não há necessidade quando tem grandes comprimentos, é preferível espalhar os tubos pela viga.

Nota: a viga normalmente tem altura da sapata, se vamos completar o resto com bloco até à laje, porquê por negativos na viga e não na parede ??? por estar mais baixo, amigos se estiver fortemente ventilado não é isso que fará diferença.

Agora cuidadinho é de vigas de fundação que estamos a falar, se passarmos para vigas estruturais ai história já é outra.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  7.  # 349

Já deixei uma dicas da ventilação do desvao. No topico da minha construção tem lá mais informação.
    Cada caso é um caso... Os projectista que trabalhem também.
  8.  # 350

Colocado por: callinasJá deixei uma dicas da ventilação do desvao. No topico da minha construção tem lá mais informação.
    Cada caso é um caso... Os projectista que trabalhem também.

Fazia uma espécie de caixa de visita, encostada à viga de fundação mas pelo lado exterior, com grelha em cima, para permitir a saída de ar. O contacto com a caixa-de-ar sanitária fazia-se na horizontal, acima da viga de fundação, sem ferir esta. Uma espécie de chaminé, por assim dizer, com grelha aberta superiormente.
  9.  # 351

Um dia há um alagamento e enche o vazio sanitário com água?
    Já vi quem ligasse as caixas das pluviais.
    Cada caso é um caso.
    E quantas caixinhas e quantos tubunhos ia instalar?
  10.  # 352

Colocado por: callinasUm dia há um alagamento e enche o vazio sanitário com água?
    Já vi quem ligasse as caixas das pluviais.
    Cada caso é um caso.
    E quantas caixinhas e quantos tubunhos ia instalar?

Essa "chaminé" tem as dimensões das grelhas que você arranjar e fica subida uns centímetros face ao piso. Basta uns 5 cms para o escoamento superficial das pluviais não se encaminhar lá para dentro... a água que cai na vertical cai lá dentro, mas a dimensão disso é pequena e muitas vezes até é protegida pelo beiral se a chuva não for tocada a vento.

É só uma solução para não ter que partir a viga, não é única nem eu estou a dizer que é a melhor.
    Concordam com este comentário: RSM
  11.  # 353

Tem fotos disso?
  12.  # 354

Tanto betão, tanto ferro, safa. Em Portugal a construção é tão pesada, não acham? porque razão, em moradias, continuamos a apostar tanto no betão e não em paredes portantes de tijolos ou blocos?
    Concordam com este comentário: sousa tavares, mhpinto, Goncalo D.
  13.  # 355

Colocado por: nunogouveiaTanto betão, tanto ferro, safa. Em Portugal a construção é tão pesada, não acham? porque razão, em moradias, continuamos a apostar tanto no betão e não em paredes portantes de tijolos ou blocos?

Em França, por exemplo, apostam muito nisso. Mas as casas são bastante mais ligeiras, com materiais mais leves, coberturas, etc...
  14.  # 356

Colocado por: callinasTem fotos disso?

Não, tinha aqui umas mas perdi-as.

Imagine uma corete encostada à caixa-de-ar sanitária, mas pelo lado exterior, pelo lado do terreno. A corete é livremente ventilada na parte inferior (caixa-de-ar) e superior (atmosfera). No topo, para impedir a entrada de objectos, mete uma grelha em ferro fundido, fica sempre bem. Faz a corete à medida da grelha que arranjar e o efeito chaminé promove alguma ventilação por si só, para mais se tiver este sistema em fachadas opostas.

É como se fosse uma sarjeta, mas na vez de ser concebida para drenar água para dentro da sarjeta, é concebido para permitir a saída de ar através da sarjeta, do fundo para o topo. No topo deixa um ligeiro murete só mesmo para impedir a entrada de água do escoamento.
  15.  # 357

Bem...Agradeço a discussão de todos vcs, muito útil para quando for a altura de colocar a ventilação do desvão sanitário.

A obra vai andando aproveitando o bom tempo.
      IMG_20161114_131741.jpg
    • ptuga
    • 17 novembro 2016 editado

# 358

2 - o pilar está direito... é da perspetiva d foto. :)
    Foram colocadas duas verguinhas a cada fiada sim / fiada não de bolcos.
      IMG_20161114_172701.jpg
  16.  # 359

3
      IMG_20161116_161236.jpg
  17.  # 360

4
      IMG_20161116_161241.jpg

0.1510 seg. NEW