Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 581

14
    Estas pessoas agradeceram este comentário: C.CASTRO
      IMG_20161217_114520_1.jpg
    • ptuga
    • 20 dezembro 2016 editado

# 582

Gostava de umas opiniões do pessoal relativamente a uma janela.
    A casa de banho social foi prevista sem janela.
    O que me levou a "decidir" assim foi:
    - Grande parte de ano está à sombra, quase nunca apanhando iluminação direta
    - Ao nível térmico é mais um ponto frágil
    - De fora ficaria meio estranha, ao meu ver, junto da porta de entrada
    - A extração/arejamento será feita através da VMC
    - Será um wc tendencialmente de uso "rápido"
    - A janela a não ser que seja pelo vertical será sempre algo "acanhada"
    - Dado ser espaço de passagem teria de ser vidro fosco, algo que não acontece nas outras casas de banho

A vantagem seria obviamente a iluminação natura do espaço

Será que estou a ver mal a coisa? será a iluminação natural tão essencial num compartimento deste tipo?

Obrigado a todos

Adiciono a planta com a planta em que coloquei uma janela
      planta2 (2).jpg
  2.  # 583

3.  # 584

A janela não faz falta nenhuma.
    Concordam com este comentário: tixa881
  4.  # 585

Colocado por: zedasilvaSolartube?

O dinheiro que isso custa paga os custos com a iluminação, mesmo que o ptuga dure 100anos !!
  5.  # 586

Colocado por: PicaretaO dinheiro que isso custa paga os custos com a iluminação, mesmo que o ptuga dure 100anos !!

Sim é verdade, mas é completamente diferente entrar numa divisão em que mesmo em pleno dia tenho sempre qua acender a luz, ou numa divisão onde tenho luz natural.
    Concordam com este comentário: Mk Pt, anselmo, 21papaleguas, mhpinto
    • NBA
    • 20 dezembro 2016

# 587

Vai ter uma com luz natural e outra artificial. Se tem experiência em viver com wc com janela concordará comigo que de manhã dágosto de ver a luz mesmo indireta a iluminar o wc.
    Para além de permitir a entrada de claridade sempre pode usar como entrada de ar para o wc.
    São gostos.
  6.  # 588

Se for do chão até à altura da porta, penso que não ficará mal.
    Tendo a possibilidade de fazer a janela, nunca iria optar por um tubo solar.
    Tenho um wc social numa situação parecida e sinto falta da luz natural.
    Concordam com este comentário: anselmo, NBA
  7.  # 589

Num wc é sempre bom ter janela. Que mais nao seja para arejar e ter o mínimo de luz natural...
    Concordam com este comentário: NBA
  8.  # 590

a minha wc de serviço tambem nao tem luz para fora tem vidro fosco para caixa de escada em principio
  9.  # 591

Exatamente a mesma dúvida se colocou no caso da minha Ws social, mas no meu caso era o meu companheiro que preferia prescindir da mesma, acrescentando do facto de ser um ponto vulnerável por onde podem estrar amigos do alheio.

Para já a janela é para manter.
  10.  # 592

Acho piada chamarem ao WC, social...
    Passando à frente, se pode ter janela, coloque uma.
    De manhã sentado na sanita, saberá bem socializar com uma janela à frente.
    Na minha actual casa ambos os WC não têm janela, isso nem é problema. Mas é bem melhor ter uma grande janela no WC, que ter uma janela 25x25 ou nem ter janela.
    Não querendo por janela, pode colocar duas fiadas de tijolo de vidro,(ou janeleu) cima a baixo, para a cozinha ou Hall, se tiver algum enquadramento, obviamente .
  11.  # 593

Obrigado pelas contribuições... Vou conferenciar mais uma vez com a cara metade os prós e contras e dp logo se atinge um veredito.

Callinas o "social" é meramente por estar inserido na zona social da casa e não na área dos quartos. ;)
  12.  # 594

a minha sera 20X90 nao sei se tenha tijolo de vidro ou um vidro fosco
    quando for la tiro foto direita
    o responsavel do projeto diz para tapar mas acho melhor colocar ali vidro
    Concordam com este comentário: manelvc
      DSC05289.jpg
      DSC05353.JPG
  13.  # 595

Colocado por: ptugaSerá que estou a ver mal a coisa? será a iluminação natural tão essencial num compartimento deste tipo?

Entre opções em vidro fosco e transparente, janelas com 30 cm de largura (que não permitem a entrada de ninguém) ou de 5 metros, que não abrem ou que abrem a 100%, todas, mas mesmo todas as divisões da minha casa vão ter janelas e/ou portas para o exterior.
    Para mim não há absolutamente nada que substitua nem de perto nem de longe a iluminação e ventilação natural.
    Concordam com este comentário: clasus
  14.  # 596

Colocado por: mhpintoPara mim não há absolutamente nada que substitua nem de perto nem de longe a iluminação e ventilação natural.

Concordo em absoluto.
    Tem aí janelas que entra um carro sem se arranhar nas paredes, não será certamente por esta que os larápios escolherão entrar.
    Concordam com este comentário: NBA
  15.  # 597

Mais umas vez obrigado pelas contribuições
    Eu já estou meio convencido,

Apenas estou reticente pelo facto de ficar ali uma janela de vidro fosco mesmo em frente da entrada principal, acho que fica "feio" visualmente para quem entra
    A ventilação não é primordial pq, não será zona de banhos e vou ter VMC (neste sitio terá uma "puxada de ar".

Tb gostei da ideia do Callinas de duas fiadas de tijolo de vidro (ou janeleu) cima a baixo para Hall, existem soluções bem engraçadas. Estive a ver o catalogo da Seves Glass Block e para este tipo de coisas tem produtos bem engraçados.
  16.  # 598

ptuga

esqueça os tijolos em vidro, o vidro fosco ( talvez quisesse dizer lacado), tem ai a vantagem de nesse hall ter do outro lado do corredor apenas uma parede e poder sem perder privacidade pois não está visível nada, ter uma solução mais transparente ao lado da porta.
    por exemplo uma simples vidraça com uns prumos na parte de fora na vertical á cor da porta ou mesmo em nadeira, ou até na horizontal se bem conjugado com a porta em si. agora que seria uma pena não dar alguma luz natural a esse hall seria. e ainda que também é uma pena o segundo hall que serve os quartos não ter um rasgo de janela a dar para a zona ajardinada da entrada., com umas boas plantas ali metidas não havia a questão de se perder a privacidade e a casa ganhava literalmente outra luz.
    Concordam com este comentário: psferreira2013
  17.  # 599

Colocado por: marco1ptuga

esqueça os tijolos em vidro, o vidro fosco ( talvez quisesse dizer lacado), tem ai a vantagem de nesse hall ter do outro lado do corredor apenas uma parede e poder sem perder privacidade pois não está visível nada, ter uma solução mais transparente ao lado da porta.
    por exemplo uma simples vidraça com uns prumos na parte de fora na vertical á cor da porta ou mesmo em nadeira, ou até na horizontal se bem conjugado com a porta em si. agora que seria uma pena não dar alguma luz natural a esse hall seria. e ainda que também é uma pena o segundo hall que serve os quartos não ter um rasgo de janela a dar para a zona ajardinada da entrada., com umas boas plantas ali metidas não havia a questão de se perder a privacidade e a casa ganhava literalmente outra luz.

Marco a ver se entendi a sua opinião
    - abrir um rasgo (janela) no hall dos quartos - Agrada-me. ;)
    - Abrir um rasgo (janela) no hall principal, ao lado da porta de entrada. Neste caso retirar o túnel de luz que tinha previsto no tecto.

E no WC "social" tem alguma ideia Marco? era aqui que estava a falar nos tijolos de vidros, não para o exterior da casa mas para o interior, para a zona do hall principal. Desgosta-me a ideia de ter uma janela de Wc para o exterior da casa (que terá de ter um vidro não transparente) junto à porta de entrada.

Apenas uma consideração, o facto de nesta zona ter menos aberturas deve-se um pouco a culpa minha na altura do projeto. É uma zona virada a poente/norte e à data do projeto andava um bocado obcecado pela térmica. Ainda estou, mas já "evolui" um pouco e acho que tem de haver bom senso e não se comprometer completamente a vivência e beleza visual à custa da térmica.

Cumps a todos
  18.  # 600

eu tenho assim nao sei o que colocar, unico sitio que entra luz para wc de serviço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ptuga
      DSC05780 (Medium).JPG

0.1826 seg. NEW