Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 881

    Colocado por: Skinkxmais água sobra para os outros
    o que normalmente é um grande problema pois todos os circuladores têm curvas especificas com limites maximos e minimos, fora dessa curva temos chatices,



    Colocado por: SkinkxAs bombas são adaptáveis, com menor caudal funcionam a velocidade mais reduzida.
    se forem adaptáveis, e como fazem essa adaptação? pelo caudal? pela temperatura? ou pelo diferencial entre ida e retorno?

    o mais vulgar é não existir qualquer controle, quanto mais velocidades variáveis dependentes de condições externas ao circulador.
  2.  # 882

    Colocado por: SkinkxA cabeça termostática não regula o caudal que circula através dela precisamente para manter as temperaturas constantes?
    não, somente abre a passagem ou fecha nada mais do que isso, fazendo indirectamente o controle da temperatura

    uma instalação eficiente leva sempre em conta a temperatura interior actual, a temperatura exterior, a temperatura solicitada e o caudal, portanto só é possível ter isto com sistemas avançados de controle e não com liga\desliga circuito.
  3.  # 883

    Colocado por: jorgealveso que normalmente é um grande problema pois todos os circuladores têm curvas especificas com limites maximos e minimos, fora dessa curva temos chatices,



    se forem adaptáveis, e como fazem essa adaptação? pelo caudal? pela temperatura? ou pelo diferencial entre ida e retorno?

    o mais vulgar é não existir qualquer controle, quanto mais velocidades variáveis dependentes de condições externas ao circulador.


    há-de haver um motivo para os colectores levarem válvulas diferencias de pressão e isso acontece quando podemos ter todos os circuitos fechados. ou seja, há a possibilidade de À medida que os diversos circuitos atingem a temperatura de conforto, todos eles irem fechando um a um... ou não? estou a perceber mal isto?
  4.  # 884

    Colocado por: Skinkxhá-de haver um motivo para os colectores levarem válvulas diferencias de pressão
    quantas já viu aplicadas? eu nunca as vi.
  5.  # 885

    Colocado por: jorgealvessomente abre a passagem ou fecha nada mais do que isso,


    no entanto esta abertura ou fecho pode ter um controlo PWM e não um simples ON/OFF permitindo o controlo do caudal em cada circuito dependendo do DeltaT... correto?
  6.  # 886

    Colocado por: jfsmoreira

    no entanto esta abertura ou fecho pode ter um controlo PWM e não um simples ON/OFF permitindo o controlo do caudal em cada circuito dependendo do DeltaT... correto?
    não
  7.  # 887

    E porque não?
  8.  # 888

    Muito se tem falado de PRH, aqui e noutro tópico, mas a mim subsiste-me uma dúvida que me é relevante.
    Sei que existem diferentes tipos de piso, para todos os gostos e bolsas e também sei que transferem o calor de forma distinta.
    A minha questão é existe poupança ao nivel de consumo ( mesurável em euros) de solução para solução?
    Gasta-se menos ou mais, para um solução exatamente igual, numa mm casa, se o piso for em madeira comparativamente com ceramica ou flututante ou laminado ou vice versa?
    Eu poupo se escolher cerâmica em vez de flutuante ouadeira? Ou uma vez atingido a temperatura de funcionamento é tudo igual
    Estes valores tabelados?
    Concordam com este comentário: PauloPaixão
  9.  # 889

    Colocado por: ptugaMuito se tem falado de PRH, aqui e noutro tópico, mas a mim subsiste-me uma dúvida que me é relevante.
    Sei que existem diferentes tipos de piso, para todos os gostos e bolsas e também sei que transferem o calor de forma distinta.
    A minha questão é existe poupança ao nivel de consumo ( mesurável em euros) de solução para solução?
    Gasta-se menos ou mais, para um solução exatamente igual, numa mm casa, se o piso for em madeira comparativamente com ceramica ou flututante ou laminado ou vice versa?
    Eu poupo se escolher cerâmica em vez de flutuante ouadeira? Ou uma vez atingido a temperatura de funcionamento é tudo igual
    Estes valores tabelados?

    Do Bekotec tem os valores todos tabelados de acordo com ensaios independentes aqui:

    http://bekotec-therm.schluter.pt/media/552090_BT_Handbuch_GB-1012.pdf

    Nota: estou à espera da última versão com os novos módulos de controlo para fazer a tradução para português.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ptuga
  10.  # 890

    Ptugpa antes de pensar nisso, se calhar deve pensar no isolamento da envolvente, caixilharias, etc
    O quanto gasta a mais ou a menos no PRH por ter madeira maciça colada ou mosaicos, é uma ínfima parte comparado com a existência de PT mal isoladas, janelas vidro fraco, ou 6cm de eps em vez de 10, etc

    Primeiro deve ter uma casa um ambiente que gosta e compatibilizar com outras coisas acessórias. Tecnicamente é mau ter grandes janelas de correr comparado com pequenas janelas de bater. Ainda assim quero janelas grandes e com luz... Portanto, é preciso ponderar os prós e os contras. Normalmente os engenheiros e arquitectos fazem bem essas ponderações.
    Concordam com este comentário: ptuga, Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ptuga
  11.  # 891

    Penso dessa mm dorma e acho que tomei, na medida do possivel e razoavel tudo o que falou em consideração. Pontes térmicas, orientação, caixilharia, isolamento.
    Como tenho gosto nesta área tinha curiosidade em saber se era mesurável que referi. O amigo Schluter já deu o link e eu vou dar uma vista de olhos.
    Obrigado pelas ajudas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Schlüter-Portugal
  12.  # 892

    Colocado por: callinasPtugpaantes de pensar nisso, se calhar deve pensar no isolamento da envolvente, caixilharias, etc
    O quanto gasta a mais ou a menos no PRH por ter madeira maciça colada ou mosaicos, é uma ínfima parte comparado com a existência de PT mal isoladas, janelas vidro fraco, ou 6cm de eps em vez de 10, etc

    Primeiro deve ter uma casa um ambiente que gosta e compatibilizar com outras coisas acessórias. Tecnicamente é mau ter grandes janelas de correr comparado com pequenas janelas de bater. Ainda assim quero janelas grandes e com luz... Portanto, é preciso ponderar os prós e os contras. Normalmente os engenheiros e arquitectos fazem bem essas ponderações.
    Concordam com este comentário:ptuga,Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ptuga


    Pode ter grandes janelas, estilo de correr, com performance equivalente às de abrir (oscilo-paralelas, corrediças-elevadoras)
  13.  # 893

    Poder, pode, mas por exemplo para minha casa orçamento para janelas de correr é de 15mil, já para elevaveis o preço quase que duplica =)
    Mais uma vez, ponderação...
    Concordam com este comentário: espt
  14.  # 894

    Este pessoal das obras é do caraças.
    Atão não é que agora foram fazer testes sísmicos, só para ver se a obra do ptuga se aguentava?
  15.  # 895

    Colocado por: zedasilvaEste pessoal das obras é do caraças.
    Atão não é que agora foram fazer testes sísmicos, só para ver se a obra do ptuga se aguentava?

    E a do Rodri? Essa era a primeira da lista para cair!
    Concordam com este comentário: GMCQ
  16.  # 896

    Isso mesmo...e não caiu. Mas também nem a velha onde moro agora acusou o toque ;)
    Gasta um pessoa dinheiro para estas mariquices.

    Já dei uma vista de olhos e retive isto.

    "This sample calculation shows that carpet and hardwood floors reduce the heating performance by 47% compared
    to a ceramic thermal Comfort floor because of their unfavourable thermal resistance factors."

    Fiquei confuso, fala-se que madeira é bom (aqui falo unicamente da parte térmica), mas parece um contrassenso. Para 22mm de piso de madeira as temperaturas de trabalho do piso são sempre consideravelmente superiores (se li bem os gráficos)
    Alguém para esclarecer?
  17.  # 897

    Colocado por: alexp
    E a do Rodri? Essa era a primeira da lista para cair!

    a minha era a segunda com o vento que está não sei se já foi pelo valado a baixo
  18.  # 898

    Colocado por: ptugaIsso mesmo...e não caiu. Mas também nem a velha onde moro agora acusou o toque ;)
    Gasta um pessoa dinheiro para estas mariquices.

    Já dei uma vista de olhos e retive isto.

    "This sample calculation shows that carpet and hardwood floors reduce the heating performance by 47% compared
    to a ceramic thermal Comfort floor because of their unfavourable thermal resistance factors."

    Fiquei confuso, fala-se que madeira é bom (aqui falo unicamente da parte térmica), mas parece um contrassenso. Para 22mm de piso de madeira as temperaturas de trabalho do piso são sempre consideravelmente superiores (se li bem os gráficos)
    Alguém para esclarecer?


    E isso é valido para todas as marcas e todos os gráficos...

    Esses 47% não são lineares em termos de custo de aquecimento. Para cada grau a mais na água precisa de +2 a 15% (depende da origem do calor) para aquecer.
  19.  # 899

    Colocado por: Schlüter-PortugalE isso é valido para todas as marcas e todos os gráficos...

    Esses 47% não são lineares em termos de custo de aquecimento. Para cada grau a mais na água precisa de +2 a 15% (depende da origem do calor) para aquecer.


    Eu não estava a por em causa o sistema, deduzo que seja uma verdade "universal", que diz respeito ao material aplicado por cima do sistema e não do sistema em si.

    Mas quando se lê que a para um mesmo resultado (w/m2) a água tem de andar no sistema cerca de 8,5ºC mais quente quando se compara cerâmico com madeira ou outros materiais com maior resistência, eu pergunto se esta diferença não acaba por ser considerável, ou pelo menos não desprezível, ao nível de €, quando se tem em mente um horizonte temporal razoável.
    Ou esses 8,5ºC médios acabam por se traduzir em pouco no dia a dia?
  20.  # 900

    Colocado por: ptuga

    Eu não estava a por em causa o sistema, deduzo que seja uma verdade "universal", que diz respeito ao material aplicado por cima do sistema e não do sistema em si.

    Mas quando se lê que a para um mesmo resultado (w/m2) a água tem de andar no sistema cerca de 8,5ºC mais quente quando se compara cerâmico com madeira ou outros materiais com maior resistência, eu pergunto se esta diferença não acaba por ser considerável, ou pelo menos não desprezível, ao nível de €, quando se tem em mente um horizonte temporal razoável.
    Ou esses 8,5ºC médios acabam por se traduzir em pouco no dia a dia?


    Isso depende da potência de emissão do próprio piso

    quanto maior for a potência necessária, maior será o "lag" da madeira para os outros pisos

    para potências de emissão relativamente baixas (<20 W/m2), a diferença é irrisória/nula. julgo que vi isso até no manual da Schluter Bekotec Therm, onde tinha as tabelas de emissão e saltos térmicos para revestimentos diferentes
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Linduxita, ptuga
 
0.3595 seg. NEW