Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá, tal como o tópico diz gostaria de vossa preciosa ajuda na seguinte questão

    Os meus sogros têm uma moradia enorme e propuseram-me dividir a casa em " 2 apartamentos " já que a idade não perdoa e o piso de cima já não usam, mas temo que isso possa ficar demasiado burocrático e caro. É uma moradia de 3 pisos em que eu ficaria com o de cima de todo mais metade da garagem. Calculo que cada piso tenha cerca de 140m2. Como teria de fazer para ficar com um número de porta só meu? Teria que fazer obrigatóriamente instalação electrica, esgotos e águas, ou daria para dividir as despesas da casa? Como ficaria isto a nível de propriedades?

    Desde já o meu obrigado.
  2.  # 2

    Sabe... o melhor é dividir sem "dividir".
    Manter um contador único para tudo e dividr as despesas. Se necessário pedir aumento de potencia electrica.
    Os contratos continuam em nome dos seus sogros. A propriedade também é dos seus sogros. As benfeitorias que fizer serão dos Seus sogros.

    Com a remodelação electrica e de canalização, mete medidores para a sua "fracção", e depois é só descontar / pagar aos sogros o consumido. e dividem os custos com potencia e taxas Esgotos e RSU.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mack1
  3.  # 3

    Pois, mas isso traria implicações para mim com a Seg Social por exemplo com a perda de abonos e outros. Eles prevêm ter alguma dificuldade com o crédito habitação e eu compraria o andar por um baixo valor que serviria para eles amortizarem o que faltaria da casa. Além do mais creio que ao fazer obras até isolaria os andares para ficarem mesmo como se fossem apartamentos.
  4.  # 4

    E se comprar a moradia na totalidade e alugar o piso de baixo aos seus sogros? Isso seria uma hipótese mais aceitável para si?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  5.  # 5

    É demasiado cara, calculo que tenha um valor de mercado de cerca de 170-200mil€, é demaisado para mim. Mas imaginando que comprava como evitava estar em enconomia familiar?
  6.  # 6

    Evitava como o Pedro referiu, mas sendo os seus sogros a pagar a si a parte deles.

    Estando tudo fora de hipotese, pode fazer um processo de Propriedade Horizontal, é burocrático e tem custos, se é mais ou menos, tem de ser estudado o caso com mais cuidado.

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mack1
  7.  # 7

    Opções há muitas..... depende dos constrangimentos, vantagens desvantagens....Custos, complicações...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mack1
  8.  # 8

    A nível de obras seria pacífico, porque bastava me fechar o actual escadario interior que tem e fazê-lo noutro sítio. No fundo ao criar outro número isso talvez me permitisse aceder a um crédito habitação para comprar o andar. Vamos supor que a casa vale os 170.000€, para mim é demasiado, no entanto se comprasse um andar por uns 50.000€ seria um bom negócio do meu ponto de vista e seria suficiente para amortizar todo o crédito habitação pendente, tudo vai depender das burocracias e obras obrigatórias que isso implica.
  9.  # 9

    Colocado por: mack1A nível de obras seria pacífico, porque bastava me fechar o actual escadario interior que tem e fazê-lo noutro sítio

    E as infraestruturas? redes de águas, esgotos, eletricidade, separadas, desde contadores à entrada da propriedade?
    As questões burocráticas são ainda piores, então com a existência de uma hipoteca !!!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mack1
  10.  # 10

    O Picareta lembrou e bem: o imóvel tem (quase de certeza...) uma hipoteca. Você não vai agora alegremente "amputar" o imóvel que deu como garantia de pagamento, já que essa garantia iria cair para cerca de metade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mack1
    • mack1
    • 29 setembro 2016 editado

     # 11

    Sim eu sei que teria de fazer isso tudo, referia me apenas à separação física das casas, não era nada complicado. Esse tipo de obras já tinha pensado nelas, preocupa me ainda mais é a questão da possibilidade de mudança de 1 para 2 casas assim como seria perceber como se desenrolaria o crédito habitação. É caso para dizer que nem os vou conseguir ajudar se tiverem mesmo necessidade, e como tb ando á procura de casa, terei de continuar.
  11.  # 12

    Colocado por: Pedro Barradas... o melhor é dividir sem "dividir".

    Mantenho a minha opinião...
    Quanto à questão da economia familiar.. isso é facilmente ultrapassável.
  12.  # 13

    eu não me metia nisso, uma moradia não é construída da mesma forma que um prédio. Um prédio é construído a pensar em vários apartamentos, com cuidados de isolamentos a nível de ruído entre os pisos (pelo menos os novos, os prédios antigos não tinham essa preocupação). Uma moradia é feita a pensar numa única família a lá morar. Moro numa casa nessa situação, uma moradia de dois pisos e a privacidade é inexistente, ouve-se literalmente tudo e os ruídos propagam-se imenso.

    proponha aos seus sogros "alugar" o piso de cima, partilhando os contadores da água e luz (dividem as contas ao meio) à experiência, um ano ou dois. antes de dar esse passo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Obras em casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mack1
    • mack1
    • 30 setembro 2016 editado

     # 14

    Se calhar é melhor mesmo começar a esquecer essa ideia


    @Pedro Barradas, como é que conseguiria ultrapassar isso?
  13.  # 15

    Pede uma declaração na Junta de freguesia. com a constituição do agregado familiar... ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mack1
  14.  # 16

    Colocado por: mack1Se calhar é melhor mesmo começar a esquecer essa ideia


    eu não diria esquecer, se a sua mulher é filha única, mais dia, menos dia essa casa será sua. Por isso é que sugeri "arrendar" o piso de cima aos seus sogros. O dinheiro ajudava-o a pagar o empréstimo e você via se conseguia viver com eles, antes de estar a gastar mais dinheiro.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mack1
  15.  # 17

    Tenho sérias dúvidas que o banco aos 33 anos me emprestasse para o total da casa.
  16.  # 18

    Colocado por: mack1Tenho sérias dúvidas que o banco aos 33 anos me emprestasse para o total da casa.


    Se houver rendimentos no agregado familiar que suportem o emprestimo, claro que emprestam. e por 47 anos :)
  17.  # 19

    Colocado por: mack1É demasiado cara, calculo que tenha um valor de mercado de cerca de 170-200mil€, é demaisado para mim. Mas imaginando que comprava como evitava estar em enconomia familiar?
    Mas o seu sogro pode vender pelo valor que quiser, não? Ele que venda a moradia para si por 50.000€ que o banco deverá emprestar-lhe facilmente visto que ficará muito abaixo do valor da avaliação, de certeza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mack1
  18.  # 20

    O se u sogro pode vender pelo valor remanescente que falta pagar da hipoteca.
    È claro que os impostos são calculados sobre a avaliação do IMI. ( não é sobre o valor de mercado), já viram qual o valor patrimonial que as Finanças atribuiram ao imóvel?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mack1
 
0.0204 seg. NEW