Iniciar sessão ou registar-se
    • VCAC
    • 18 junho 2017

# 361

E essa junta de dilatação teria de ter sido feita logo desde o início da sapata ou dá para remediar a partir de agora, ou seja da sapata para cima?
    • VCAC
    • 18 junho 2017 editado

# 362

Pois... Como o ghost o disse a cofragem foi feita só de um lado...
      IMG_20170615_183946.jpg
    • VCAC
    • 18 junho 2017

# 363

Estive a dar uma vista de olhos no projecto de estabilidade.... desisto... :(
    É quase a mesma coisa do que "um burro a olhar para um palácio" :D

Nas peças escritas há montes de quadros com letras Xs, letras Ys, letras Vs, + , -, etc.. etc.. mas nada escrito sobre as tais juntas de dilatação, nas peças desenhadas, nos desenhos de pormenor tenho este: Será isto?
      muro.png
    • VCAC
    • 18 junho 2017

# 364

SE é isto, também não refere nada sobre o tal XPS/esferovite...
    (aparece ali em baixo uma nota com um C dentro de um circulo a dizer " betonagem contra o terreno com recobrimento de 80mm"... o que será esse recobrimento??
    • VCAC
    • 22 junho 2017

# 365

Escadas para o piso 1
      IMG_20170615_184231.jpg
  1.  # 366

Essa cofragem ja ganhou muito dinheiro!
    Concordam com este comentário: VCAC, zinna, Picareta, silvacastro
    • VCAC
    • 22 junho 2017

# 367

Colocado por: DR1982Essa cofragem ja ganhou muito dinheiro!

E aposto que ainda há-de ganhar mais uns trocos!
    Concordam com este comentário: zinna
  2.  # 368

Colocado por: VCACE aposto que ainda há-de ganhar mais uns trocos!

Isso em muitas obras não era permitido.

Isso está tudo roto, já vi muita obra, mas nunca tinha visto nada sequer parecido.
    • VCAC
    • 22 junho 2017

# 369

:(
    Isto ainda agora começou e já com tantas imperfeições...
    (O emad bem me foi avisando...)
    Ao menos que sirva de exemplo aos foristas DO's em início de construção do estado em que NÃO devem estar as tábuas da cofragem 😞

Picareta, quais as consequências práticas na construção devido ao facto da cofragem estar assim? Tem implicações com a estabilidade das escadas?
    • emad
    • 22 junho 2017

# 370

VCAC o tempo apaga a dor e o sofrimento. Ficam as coisas boas. "O Projecto".
    A construção da casa só é bonita no projecto.
    Concordam com este comentário: VCAC
    • emad
    • 22 junho 2017

# 371

Ouça muita música. Ajuda a passar o stress de obra.
    Á noite antes de ir para a cama alivia a tensão ouvir música.
    Ouça está para relaxar.
    https://youtu.be/Dxxg6NenmBQ
    • emad
    • 22 junho 2017 editado

# 372

Depois de ouvir esta música diga lá se não relaxou?
    • emad
    • 22 junho 2017

# 373

De manhã ouça esta para começar bem o dia.
    Vai ver que com este receituário não fica doente.
    https://youtu.be/PMs8qCh4vXc
    • VCAC
    • 22 junho 2017

# 374

Emad...
    "Táva" a ver que nunca mais me abençoava o tópico com uma dedicatória musical.... Confesso que já me estava a sentir "à margem" 😉
    Obrigado!!
    Concordam com este comentário: Marcopom, JotaP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: emad
  3.  # 375

Colocado por: VCACPicareta, quais as consequências práticas na construção devido ao facto da cofragem estar assim? Tem implicações com a estabilidade das escadas?

A água e o cimento saem por todos esses buracos, e fica lá apenas a brita e alguma areia. Como a cofragem está cheia de rachadelas e ressequida, e nem levou um óleo descofrante, a cofragem absorve a água do betão e a superfície desse betão vai ficar sem a "goma" do betão.
    Depois mostre as fotos do resultado final.

Espero que o ferro ainda leve uns espaçadores antes da betonagem !!

Como diz o outro, isso depois é rebocado e fica tudo tapado !!
    Concordam com este comentário: zedasilva, Dos Santos, two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCAC
    • VCAC
    • 23 junho 2017

# 376

Colocado por: Picareta
    Depois mostre as fotos do resultado final.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:VCAC

Combinado!
    Tenho num comentário mais para trás um foto das escadas da cave para o piso 0, presumo que a cofragem terá sido a mesma (digo eu).
  4.  # 377

Aquela parte onde o ferro faz 45º vai ficar cheia de cimento sem ferro, por baixo?
  5.  # 378

Colocado por: PicaretaA água e o cimento saem por todos esses buracos, e fica lá apenas a brita e alguma areia. Como a cofragem está cheia de rachadelas e ressequida, e nem levou um óleo descofrante, a cofragem absorve a água do betão e a superfície desse betão vai ficar sem a "goma" do betão.

É para este pequenos "pormaiores" que servem as fiscalizações.
    São estes pequenos "pormaiores" que ditam a qualidade construtiva.
    São este pequenos "pormaiores" que fazem a diferença entre construir a 500€ m2 ou a 800€ m2
    Concordam com este comentário: Dos Santos, silvacastro, two-rok
  6.  # 379

zedasilva, mas isso é complicado de vender.

Repare, que muita gente nem sabe que existe a figura da fiscalização requerida pelo DO para efeitos como este.
    A malta via na perspectiva da segurança e vá lá, para ver se era feito como estava no papel...

Mas depois de consultar preços de fiscalização, acho que nunca será fácil que o cliente médio consiga assumir esse encargo na sua plenitude.

Diga-me honestamente, nas casas que se vê por aqui, para que um fiscalização valha realmente a pena, quantas visitas acha que seriam necessárias durante, digamos, 15 meses?
  7.  # 380

Grande parte de uma fiscalização não é feita em obra. É feita a montante, antes de as coisas acontecerem.
    Muitos problemas resolvem-se com um simples alerta.
    Neste caso por exemplo.
    O DO uns dias antes tinha enviado ao fiscal umas fotos do andamento dos trabalhos, nessas fotos, o fiscal tinha detetado aquelas tábuas de cofragem ali muito bem amontoadas num canto. O fiscal alerta o DO para a visar que empreiteiro que a fiscalização não permite que aquelas tábuas sejam usadas para qualquer tipo de cofragem. A coisa tinha-se logo solucionado à nascença. Neste momento duvido muito que o fiscal daquela obra tenha tomates (e o apoio do DO) suficientes para mandar arrancar tudo.
    Quanto ao numero de visitas necessárias, depende muito do empreiteiro que apanha-mos.
    Existem empreiteiros que nem que estivesse-mos todos os dias em obra.
    Da minha experiência, com um empreiteiro médio, é possível a coisa correr bem com uma visita mensal. Entre cada visita tem é que existir muito trabalho do fiscal e do DO.
    Do DO em acompanhar quase diariamente a obra, e do fiscal em ir dando indicações ao DO par estar atento a isto e aquilo.
    Concordam com este comentário: two-rok
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP

0.1472 seg. NEW