Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 921

.
    Concordam com este comentário: GT_racing
      20180603_145456-1.jpg
      transferir.png
  2.  # 922

Não vai deixar isso morrer assim vai?
    Concordam com este comentário: nmex2
  3.  # 923

Lógico que não!
    Concordam com este comentário: espt
  4.  # 924

é a exaustão de q?

Como deu com a lebre escondida? é que depois de tapado...só quando desse problemas.
  5.  # 925

Colocado por: ptugaé a exaustão de q?

Exaustor (cozinha)
  6.  # 926

Colocado por: ptuga

Como deu com a lebre escondida?

Fiscalização diária ;)
    Concordam com este comentário: Dj_C
  7.  # 927

Colocado por: ptugaé que depois de tapado...só quando desse problemas.

Ia dar...mais ano menos ano...
    • VCAC
    • 6 junho 2018 editado

# 928

O que aconteceu aqui foi um pequeno "lapso" do sr. dos tetos falsos.

A solução para a cozinha (mobiliário) era da esquerda para a direita:
    móvel até ao teto com a coluna do forno+microondas com cerca de 60/65cm
    móvel de 90 para colocação da placa (eléctrica)
    móvel de 80
    móvel de 90 para lava-loiças
    ...e por aí fora até ao frigorífico...

Já sabíamos de ante-mão que a tubagem do exaustor ia apanhar um bocado da viga. O tubo flexível teria que fazer uma ligeira curvatura até à saída. Porém seria uma curvatura com um raio não muito acentuado, mais ou menos duas curvas a 45º no máximo, e o teto teria de ficar um pouco mais baixo...
    O que o Sr. dos tetos falsos fez, foi alinhar a tubagem do exaustor com o tubo de alimentação de gás que lá está. Viu lá o tubo do gás e pensou que o fogão ficaria ali e vai de centrar a abertura para a passagem da tubagem de exaustão ali...e como ficava à esquerda da viga toca a fazer uma curva a 90º, um pescoço de cavalo, um estrangulamento da tubagem flexível e outra curva a 90º...

Para DOs e futuros DOs:
    O "caminho" do ar do exaustor da cozinha deverá ser o mais simples possível, evitando curvas (especialmente de um troço na horizontal para um troço vertical, no sentido do escoamento do ar) e reduzindo ao máximo os troços na horizontal.
    Na situação identificada na imagem do meu post anterior (#1000), o que iria acontecer, devido ás curvas e estrangulamentos, iria ser que o ventilador do exaustor iria ficar sujeito a uma grande perda de carga e o caudal que deveria dar em condições "normais" seria drasticamente reduzido, podendo não extrair correctamente (por estas razões por vezes dizemos que os exaustores não funcionam bem nas nossas casas, por vezes não é problema do equipamento em si, pode ter a ver com o traçado da tubagem de exaustão, que normalmente nós não vê-mos porque está tudo tapadinho...)
    Mas aqui, para além do descrito acima, tínhamos outro problema grave que era aquela "pescoço de cavalo" depois do estrangulamento e curva a 90º antes da subida para o exterior. O ar extraído dos exaustores, embora os equipamentos tenham filtros, arrasta sempre alguma gordura, aquele troço, assim definido, seria o ideal para uma grande acumulação de gordura. Quem costuma limpar regularmente as condutas de exaustão??...Pois...Raras as pessoas que o fazem...Para além de ser uma "porcaria" a acumulação de gordura nas condutas de exaustão pode, no limite, provocar um incêndio...
    (Esta situação poderá ser minimizada com a colocação de dreno nas condutas)
    O melhor será mesmo o "caminho" ser o mais simples e vertical possível!!

Por isso, optámos por avançar com o móvel do fogão um pouco mais para a direita, para que o exaustor fique no alinhamento da saída na vertical, deixando cair por terra a solução inicial que seriam as curvas a 45º (nunca a solução da imagem mostrada).
    Assim vamos ficar com:
    móvel até ao teto com a coluna do forno+microondas com cerca de 60/65cm
    garrafeira com 20cm
    móvel de 80 para colocação da placa (eléctrica) (cortamos este em 10cm)
    móvel de 70 (cortamos este em 10cm)
    móvel de 90 para lava-loiças
    ...e por aí fora até ao frigorífico...

Com esta solução acabamos também por afastar um pouco a placa da coluna, na solução inicial tínhamos a placa afastada uns 16 cm da coluna, e aqui há tempos li o Pedro Barradas a dizer que o mínimo deveriam ser 20cm, no tópico das cozinhas numa questão relativa à cozinha do DR), assim fico com cerca de 30cm entra a coluna e a placa, roubo é um bocadinho na zona de trabalho entre a placa e o lava-loicas, fico aí com cerca de 80cm...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, skypt, ptuga, Anonimo09092021, mhpinto, zinna, JotaP, Pedro_Rof, ratodecasa
  8.  # 929

Belíssimo comentário. Não identifica claramente o problema, que poderia não ser evidente ao comum DO mesmo com a foto, como explica potenciais formas de resolução. Uma lição para alguns comentadores habituais que por cá andam.

Colocado por: VCACfico aí com cerca de 80cm...

Tem mesmo de ser só isto? Para mim, que sou muito dado aos tachos, o mínimo dos mínimos são 100 m. Tem muito a ver com o facto de uma tábua de corte de tamanho decente facilmente ocupar uma parte considerável de qualquer bancada com menos de 100 cm, tornando muito complicado depois conseguir fazer "conviver" os restantes recipientes necessários no mesmo espaço.
    Concordam com este comentário: JotaP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCAC
    • VCAC
    • 8 junho 2018 editado

# 930

Também preferia os 100, era essa a solução inicial, mas agora fiquei apenas com 80.
    Até tenho margem na bancada para chegar o módulo do lava loiça mais para a direira porque a seguir ao módulo do lava loica tenho o espaço para a maquina de lavar e depois ainda tenho mais um módulo (acho que de 80) antes do frigorífico e arca. Mas para afastar mais o módulo do lava-loiças para a direita o mesmo não iria ficar centrado com a janela...não sei se iria gostar esteticamente da solução.
    Mas concordo que o espaço entre o fogão e a placa nunca é demais ☺.
    Quanto à bancada de trabalho temos também aquele "apetrecho" que o mhpinho nao acha especial piada numa cozinha sem ser em "openspace" com a sala... a ILHA !!!! 😃
    (Cá em casa gostamos de meter a mão na massa! Fazemos as nossas próprias massas, caseiras, pizza, tartes, bolachas, biscoitos...a bancada da ilha dá muito jeito para encher de farinha à vontade e esticar massa assim à grande 😄)
  9.  # 931

Azulejos das casas de banho betumados e tetos falsos terminados!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
      20180608_183347.jpg
      20180608_183308.jpg
  10.  # 932

Próximos desenvolvimentos: pavimentos exteriores!!
    Concordam com este comentário: Pedro_Rof
    • VCAC
    • 12 junho 2018

# 933

.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
      20180610_145432.jpg
      20180610_145338.jpg
  11.  # 934

Vcac nao se esqueça de impermeabilizar esses terracos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VCAC
    • VCAC
    • 14 junho 2018

# 935

Riscos, infelizmente parece-me que essa situação poderá ter sido descurada... :(

O que foi feito, que me tenha apercebido, foi em cima do solo:
    .Brita com fartura
    ."Armadura" com ferro cruzado (este preso à laje de piso)
    .Betão
    .Betonilha de regularização

Agora por cima da betonilha é para revestir com o mosaico... Não me pareceu que tenha sido colocada nenhuma "tela" impermeabilizante em nenhuma destas "camadas".
    Por baixo destes "terraços" (passadiços à volta da casa) não há "casa", ou seja os passadiços e alpendres já estão fora do "perímetro" da cave (apenas se "tocam" no perímetro da laje que separa a cave do r/c). Com que problemas futuros posso vir a contar? :(

Se não fizesse estes "passadiços" (terraço) assim, a solução seria ter o terreno com relva até à parede (aí não iria colocar impermeabilização...), o problema de ter cuidado com a impermeabilização ocorre porque fiz uma "laje" em vez de ter terra com relva plantada?
  12.  # 936

Entao aproveite agora para impermeabilizar antes de aplicar o revestimento.
    • VCAC
    • 15 junho 2018

# 937

Ok.
    Mas faz sentido impermeabilizar agora? Entre a betonilha e o revestimento de piso? Seria para evitar o quê em concreto?
  13.  # 938

Colocado por: VCACOk.
    Seria para evitar o quê em concreto?

Que a humidade lhe comece a aparecer, pelas juntas do mosaico.
  14.  # 939

Colocado por: VCACArmadura" com ferro cruzado (este preso à laje de piso)

Asneira.
    Esses terraços em principio estão em solos que foram remexidos, Se houver assentamentos, o fato de essa armadura estar "presa à laje de piso" vai aumentar a probabilidade disso fissurar tudo.
    • VCAC
    • 15 junho 2018 editado

# 940

Caraç@s pá...
    :(
    O terreno foi remexido sim...
    Mas uma das razoes argumentadas para "prender" lá a armadura foi precisamente para evitar as fissuras com eventuais abatimentos de terreno... estou a ver que não é bem assim então...
    (a ver se logo meto umas fotos...)

(O construtor disse que para ficar bem nestes casos o ideal era ira ao firme e levantar uns pilares... mas como isso iria encarecer o orçamento final, poderíamos fazer desta forma que também ficaríamos bem, não sendo o ideal.)
    (antes de começarem a perguntar o que estava previsto em projecto, adianto que esse pormenor construtivo não constava das peças do mesmo)

0.3419 seg. NEW