Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

a construção da minha moradia vai iniciar este mês, em termos de sistema de aquecimento optei por piso radiante hidráulico com bomba de calor, está previsto no projeto paneis solares termicos para aquecimento das aguas sanitárias no entanto já me foi sugerido várias vezes para não aplicar os paneis solares e optar apenas pela bomba de calor para o PRH e aguas sanitárias.

Gostaria de obter as vossas opiniões:
    1º) alguém tem este tipo de sistema? se sim alguém que tenha construido recentemente?
    2º) em termos de consumo não me ficará mais caro o recurso a apenas a bomba de calor? claro que irei poupar o valor dos paineis que pagará muito eletricidade durantes os proximos anos.

Desde já agradeço a vossa ajuda.
  2.  # 2

Nao é um sistema muito vulgar porque era obrigatório o solar tetmico, e na minhs opinião justifoca ter uma qualquer solução solar tetmica pois o sol consegue suprir ad necessidades de aqs pelo menos 9 a10 meses por ano sem consumir energia primária significativa.
    Concordam com este comentário: mafgod, fernandoFerreira, Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bru92
    • MGS
    • 4 outubro 2016

# 3

Pessoalmente acho que o sistema solar térmico é dos melhores investimentos que podemos fazer para AQS. Primeiro porque de trata de uma energia renovável e depois porque tem um excelente desempenho no nosso clima.

Contudo, há casos em que não é fácil justificar o investimento, principalmente quando a questão é meramente económica e financeira.

Admitindo o seguinte:
    Família de 4 pessoas
    Consumo diário de 60l de água a 50ªC por pessoa
    Preço da eletricidade: 0,19€/kWh
    COP da Bomba de calor: 2,9 (para 55ºC)

Temos umas necessidades anuais de cerca de 3400kWh
    Admitimos que um sistema solar, dependendo da localização e de outras características, consegue cobrir cerca de 75% das necessidades totais. Ou seja, fornece gratuitamente, 2550 kWh de energia sendo os 850 kWh de energia restantes garantidos pelo sistema de apoio.

Cenário 1: Sistema solar térmico com apoio de bomba de calor

Gasto anual: 850 kWh x 0,19€/2,9 = 56€

Cenário 2: Só bomba de calor

Gasto anual: 3400 kWh x 0,19€/2,9 = 223€

Neste caso, a aposta num sistema solar térmico proporciona uma poupança anual de 167€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bru92
  3.  # 4

Colocado por: MGS

Que bom!
    Onde consegue electricidade a este preço?
  4.  # 5

Não é o preço normal da eletricidade incluindo taxas fixas?
  5.  # 6

Colocado por: Belhinho

Que bom!

Edp Comercial- bi-horario normal 0.197 - vazio 0.092 + iva
    • pt2004
    • 4 outubro 2016 editado

# 7

Colocado por: MGSNeste caso, a aposta num sistema solar térmico proporciona uma poupança anual de 167€.

Ou seja uma eternidade para recuperar o investimento, no minimo 15 anos se nao avariar nada, e ao que parece muitos desses sistemas solares ainda precisam de "manutenção"

Invista antes o seu dinheiro em fotovoltaico
    Concordam com este comentário: Bru92
  6.  # 8

Colocado por: MGSPessoalmente acho que o sistema solar térmico é dos melhores investimentos que podemos fazer para AQS. Primeiro porque de trata de uma energia renovável e depois porque tem um excelente desempenho no nosso clima.

Contudo, há casos em que não é fácil justificar o investimento, principalmente quando a questão é meramente económica e financeira.

Admitindo o seguinte:
    Família de 4 pessoas
    Consumo diário de 60l de água a 50ªC por pessoa
    COP da Bomba de calor: 2,9 (para 55ºC)

Temos umas necessidades anuais de cerca de 3400kWh
    Admitimos que um sistema solar, dependendo da localização e de outras características, consegue cobrir cerca de 75% das necessidades totais. Ou seja, fornece gratuitamente, 2550 kWh de energia sendo os 850 kWh de energia restantes garantidos pelo sistema de apoio.

Cenário 1: Sistema solar térmico com apoio de bomba de calor

Gasto anual: 850 kWh x 0,19€/2,9 = 56€

Cenário 2: Só bomba de calor

Gasto anual: 3400 kWh x 0,19€/2,9 = 223€

Neste caso, a aposta num sistema solar térmico proporciona uma poupança anual de 167€.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Bru92

Não está a considerar o custo da manutenção dos paineis solares.. manutenção que segundo os tecnicos deve ser anual e ronda os 80€.

Neste caso e com base nos calculos que fez o custo dos paineis solares termicos (cerca de 3.500€) apenas seriam amortizados passados 40 anos??
  7.  # 9

Se o pessoal começa a pensar na amortização do investimento, ROI, etc... o melhor é nem construir!
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues, jorgealves, emad, MGS
  8.  # 10

Colocado por: pt2004

Edp Comercial- bi-horario normal 0.197 - vazio 0.092 + iva

Pois, mas eu tenho na YLCE a 0,1551 mas se juntar taxas e taxinhas e outras alcabalas e, iva.....no final, dividindo o total da factura pelos kw consumidos o preço vem para perto de 0,30 eur/kw.

Ps: sou um consumidor pequeno....
  9.  # 11

neste momento vou com 7 meses seguidos a aquecer a água só com os painéis.
  10.  # 12

Isso é normal.
    No seu caso tem tubos de vácuo?
    • ik
    • 4 outubro 2016

# 13

Colocado por: santosvieiraSe o pessoal começa a pensar na amortização do investimento, ROI, etc... o melhor é nem construir!
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues

Ficavam com a conta bem mais recheada e menos cabelos brancos(ou falta deles) :)
    • MGS
    • 4 outubro 2016

# 14

Que bom!

Que bom!

Tarifa simples de cerca de 0,15-0,16€/kWh +iva.
    (ver no portal da erse a tarifa de referencia dos vários operadores do mercado livre)
    • MGS
    • 4 outubro 2016

# 15

Colocado por: pt2004

Ou seja uma eternidade para recuperar o investimento, no minimo 15 anos se nao avariar nada, e ao que parece muitos desses sistemas solares ainda precisam de "manutenção"

Invista antes o seu dinheiro em fotovoltaico
    Concordam com este comentário:Bru92

Neste caso a amortização é mais lenta porque estamos a considerar que não existe nenhum investimento na bomba de calor que vise exclusivamente o aquecimento das águas sanitárias. O que pode não ser verdade pois, para além da bomba de calor, provavelmente necessitará de um termoacumulador, valvula de 3 vias, termostatos, etc.
  11.  # 16

Então mas não é obrigatória a instalação de painel solar para AQS em qualquer construção nova?
  12.  # 17

Não
  13.  # 18

Colocado por: MGS

Tarifa simples de cerca de 0,15-0,16€/kWh +iva.
    (ver no portal da erse a tarifa de referencia dos vários operadores do mercado livre)

Eu sei que estou a desviar do assunto do tópico, mas divida o valor total da sua ultima factura pela qty de kw que gastou e veja o seu custo real por kw.
  14.  # 19

Colocado por: BelhinhoEu sei que estou a desviar do assunto do tópico, mas divida o valor total da sua ultima factura pela qty de kw que gastou e veja o seu custo real por kw.

Para o assunto em discussão, não se deve fazer isso, mas sim considerar o custo apenas dos kw
    Concordam com este comentário: MGS
    • MGS
    • 4 outubro 2016

# 20

Colocado por: Picareta
    Para o assunto em discussão, não se deve fazer isso, mas sim considerar o custo apenas dos kw
    Concordam com este comentário:MGS

Exatamente.
    Os outros custos vão existir sempre. São custos quase sempre fixos e independentes do consumo (creio que excepto um cujo valor é irrisório)
    Concordam com este comentário: Picareta

0.0225 seg. NEW