Colocado por: MGS
Preço da eletricidade: 0,19€/kWh
Colocado por: Belhinho
Que bom!
Onde consegue electricidade a este preço?
Colocado por: MGSNeste caso, a aposta num sistema solar térmico proporciona uma poupança anual de 167€.
Colocado por: MGSPessoalmente acho que o sistema solar térmico é dos melhores investimentos que podemos fazer para AQS. Primeiro porque de trata de uma energia renovável e depois porque tem um excelente desempenho no nosso clima.
Contudo, há casos em que não é fácil justificar o investimento, principalmente quando a questão é meramente económica e financeira.
Admitindo o seguinte:
Família de 4 pessoas
Consumo diário de 60l de água a 50ªC por pessoa
Preço da eletricidade: 0,19€/kWh
COP da Bomba de calor: 2,9 (para 55ºC)
Temos umas necessidades anuais de cerca de 3400kWh
Admitimos que um sistema solar, dependendo da localização e de outras características, consegue cobrir cerca de 75% das necessidades totais. Ou seja, fornece gratuitamente, 2550 kWh de energia sendo os 850 kWh de energia restantes garantidos pelo sistema de apoio.
Cenário 1: Sistema solar térmico com apoio de bomba de calor
Gasto anual: 850 kWh x 0,19€/2,9 = 56€
Cenário 2: Só bomba de calor
Gasto anual: 3400 kWh x 0,19€/2,9 = 223€
Neste caso, a aposta num sistema solar térmico proporciona uma poupança anual de 167€.
Colocado por: pt2004
Edp Comercial- bi-horario normal 0.197 - vazio 0.092 + iva
Colocado por: santosvieiraSe o pessoal começa a pensar na amortização do investimento, ROI, etc... o melhor é nem construir!
Que bom!
Que bom!
Colocado por: pt2004
Ou seja uma eternidade para recuperar o investimento, no minimo 15 anos se nao avariar nada, e ao que parece muitos desses sistemas solares ainda precisam de "manutenção"
Invista antes o seu dinheiro em fotovoltaico
Colocado por: MGS
Tarifa simples de cerca de 0,15-0,16€/kWh +iva.
(ver no portal da erse a tarifa de referencia dos vários operadores do mercado livre)
Colocado por: BelhinhoEu sei que estou a desviar do assunto do tópico, mas divida o valor total da sua ultima factura pela qty de kw que gastou e veja o seu custo real por kw.
Colocado por: Picareta
Para o assunto em discussão, não se deve fazer isso, mas sim considerar o custo apenas dos kw