Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos,

    Estou a pensar comprar uma salamandra a lenha mas não sei se devo optar por uma de ferro fundido ou de aço.
    Gostaria de opiniões para poder decidir e já agora se podiam aconselhar alguma marca.

    Obrigada.
  2.  # 2

    Olá Milsoares, diz-se muitas vezes que as de ferro fundido demoram mais a aquecer, mas por sua vez demoram mais tempo a arrefecer. Quanto ao aço, demoram menos tempo a aquecer e arrefecem rápido, depende um pouco das dimensões da salamandra e qual o espaço que o mesmo vai operar.
    Tenho um casal amigo com uma salamandra pequena das antigas e trabalha bastante bem, aquece rápido e é em ferro fundido.
    Tente verificar os KW que a mesma corresponde, pois é isso que vai ditar com que eficiência ela aquece o espaço em determinados m2
  3.  # 3

    Chapa de aço: Não racha mas com o tempo tem tendência a ficar "comida " pelo calor e a furar


    Ferro fundido: pode rachar se for mal usada, por exemplo transições bruscas de frio para quente ou vice versa, ou queda.

    Ferro fundido distribui melhor o calor, maior eficiência e se for bem usada dura toda a vida, já as de chapas de aço, mesmo bem usadas têm vida limitada.

    Para mim ferro fundido sem dúvida, tenho 3
    Concordam com este comentário: rafaelisidoro, Obras em casa, nandoabilio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nandoabilio
  4.  # 4

    Se for em chapa de aço, com interior em vermiculite ou tijolo refractário e de câmara dupla são de excelente qualidade.
  5.  # 5

    Obrigada a ambos.

    E marcas aconselham alguma em especial?
  6.  # 6

    Boas,

    Aproveito a sua questão para colocar também as minhas dúvidas, eu também pretendo colocar uma salamandra estou indeciso entre duas marcas Lacunza e Solzaima, a principal dúvida prende-se como o facto de uma ser ventilada e outra não. Ao que me consegui aperceber para uma área como a minha (cerca de 120m2 e 2,5m de altura) que o ideal é ser ventilada mas gostaria de saber a vossa opinião.

    Cumprimentos
  7.  # 7

    O ideal é ser ventilada, já que o calor sai com mais intensidade e "espalha" melhor, mas já sabe se os 120m2 forem com as divisões etc... nunca terá a mesma temperatura nas divisões mais longe.
  8.  # 8

    A minha salamandra é da Invicta (nada tem a ver com o Porto) são francesas.

    Muito satisfeito
  9.  # 9

    .
      14.jpg
  10.  # 10

    .
      15.jpg
  11.  # 11

    Muito bonitas, é do género da minha
  12.  # 12

    A minha é igual a esta
      f5f433f23d559fa4dd9c1324b1034fcd.jpg
  13.  # 13

    Tenho uma "subtil", muito rustica, simples e eficiente, em ferro fundida.
    Recomendo... Dura a 8 anos de uso intensivo e temperaturas tropicais por altura do inverno...
  14.  # 14

    Essas salamandras têm ainda a vantagem de se recuperar o calor do tubo de fumos entre a salamandra e a chaminé. Nos recuperadores esse calor normalmanete é perdido.

    A minha salamandra têm um rendimento de 75%, , mas com esse calor recuperado chega aos 80%

    A minha é uma itaya da Invicta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: davidsousa
      Invicta-Itaya-1.jpg
  15.  # 15

    Eu hoje e para aquilo que pretendia escolhia uma de massa
  16.  # 16

    Para prever um espaço para eventual colocação futura de uma salamandra existe algum tipo de pré instalação, que se deva deixa, além do buraco para a chaminé?
  17.  # 17

    Eu agora escolhia exactamente a mesma salamandra mostrada na figura mas com com a função de combustão secundária.

    A Invicta está a converter todas as salamandras para ter essa função porque a lei francesa obriga; é menos puluente e queima melhor a madeira.

    Normalmente em muitas salamandras a função de combustão secundária é obtida com chapas interiores que acabam por "quaimar" com o tempo, logo o que se poupa na lenha gasta-se na manutenção.

    Mas as Invicta consegue fazer tudo com ferro fundido, igual ao da própria salamandra, logo com a mesma durabilidade
  18.  # 18

    Uma destas:







    Esta última até dá para cozinhar e tudo :)

    Tudo ferro fundido, do bom.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  19.  # 19

    marca?
  20.  # 20

    Iron Dog by Brunner
 
0.0157 seg. NEW