Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Tenho um sonho de montar um Turismo Rural, destinado a quem queira bom dormir, descanso, gastronomia típica e actividades que permitam descontrair enquanto se conhece a zona e aprende um pouco sobre a terra.

    A ideia passa por adaptar parte de uma quinta de exploração agrícola, no Ribatejo, para o efeito, reconstruir/reparar/modificar áreas cobertas já existentes, em pequenas casinhas típicas, bem como a exploração de um pequeno restaurante com comidas regionais, e a realização de variadas actividades de lazer, de forma a dar a conhecer o meio envolvente (campo e rio).

    Tenho lido alguns fóruns, mas já antigos... Tenho consultado sites dedicados ao tema, legislação em vigor, pesquisado sobre incentivos, etc.

    A questão é: Quais os passos correctos a dar nesta fase embrionária da ideia?! A quem me dirigir, que procurar, quais as regras a seguir?!...

    Se alguém conseguir, e tiver tempo e paciência, gostaria de saber, vá lá, o "B-A-BA" de como arrancar e andar com uma (esta!) ideia para a frente!

    Desde ja, obrigado pela atenção!
  2.  # 2

    Boa tarde,

    Julgo que o melhor é dirigir-se a um gabinete de projetos de investimento, alguns são vocacionados para esse tipo de investimentos. Se quiser tenho alguns contactos.

    No que toca aos nossos serviços, sei que atualmente o projeto físico, ou seja de arquitectura terá já de estar aprovado pela autarquia. Isto não sei se é em todos os incentivos e se é em todo o território, pode ser que apareça alguém com mais informação que ajude, ou então não custa perguntar direto a quem de direito.

    Boa sorte
    nuno costa

    www.doisarquitectos.com
  3.  # 3

    Boa tarde Nuno!

    Obrigado pelo feed-back!

    Procuro primeiro uma linha orientadora das medidas a tomar, a fase de projecto está prevista, mas um pouco mais adiante.

    Grato pela sua participação,

    Camachito
    • emad
    • 4 outubro 2016

     # 4

    Se nao sabe como começar, o melhor e nem começar. A maior parte desses negocios estao falidos. Nao quero desiludir, e so uma opinião.
  4.  # 5

    Colocado por: CamachitoBoa tarde Nuno!

    Obrigado pelo feed-back!

    Procuro primeiro uma linha orientadora das medidas a tomar, a fase de projecto está prevista, mas um pouco mais adiante.

    Grato pela sua participação,

    Camachito


    Meu estimado, havendo-se você um empreendedor (bem haja!) e futuro empresário, já minimamente informado, ninguém melhor do que quem labora profissionalmente em projectos desta área para o elucidar do mérito e potencial do seu desiderato, e bem assim do adequado modelo a adoptar, em todo o longo processo, pelo que, o conselho do Nuno Costa, afigura-se-me bastante sensato e oportuno.

    Atente que, por muito extensiva que se tenha a sua pesquisa, a informação obtida tem-se, ainda assim, em alguns casos incompleta, por vezes desfasada da actual realidade, amiúde de densa tradução, use-a com as devidas reservas, até porque, não poucas vezes, a inicial conceptualização tem-se muito diversa quando esbarrada com a realidade.

    Desde toda a legislação avulsa sobre o acesso e exploração da actividade, o real conhecimento das condições, ofertas e oportunidades de mercado, a ponderação do investimento requerido em face do capital próprio e do recurso a apoios ou créditos, as responsabilidades associadas às despesas correntes a suportar, os recursos humanos exigidos, atentar com rigor o calendário fiscal, as formalidades administrativas relativas à propriedade intelectual, saber criar uma empresa competitiva e sustentável, conhecer a importância da informação e das novas tecnologias, e não menos importante, aferir se possui o perfil e a vocação exigidos.

    Destarte, ninguém melhor do que aqueles que laboram em projectos nesta área para o elucidarem dos reais obstáculos, das alternativas para superar eventuais problemas, com visão para identificar novas ou melhores oportunidades de negócio, com conhecimentos sobre as principais soluções de financiamento, critérios relacionados com a aplicação do investimento e posturas de contenção de despesas, com capacidade para avaliar todos os riscos e bem assim, de negociação, com capacidade para angariar ou estabelecer parcerias, enfim, para lhe delinear um plano de negócios com todo o rigor!

    Colocado por: emadSe nao sabe como começar, o melhor e nem começar. A maior parte desses negocios estao falidos. Nao quero desiludir, e so uma opinião.


    Meu estimado, sem citar nomes ou locais, sou de, muito telegraficamente, relatar-lhe uma, de várias situações, umas que conheço pessoalmente, outras, tendo-me sido relatadas em conversas de circunstância que versavam precisamente sobre esta matéria. E se bem sei que uma ou umas quantas árvores não fazem toda uma floresta, retire desta, as suas ilações...

    Um conhecido, possuindo uma propriedade com um solar centenário semi-degradado, contratou uma determinada empresa para lhe elaborar um plano de negócio nesta área, candidatando-se e recebendo apoios a fundo perdido. Restaurou todo o solar e bem assim toda a propriedade, dotando-a nomeadamente com campo de ténis, piscina interior e outra exterior, amplos jardins e um belíssimo lago com cisnes e patos.

    Feita a inauguração em festa, com pompa e circunstância, notícia no jornal local, com website e alguma publicidade (sinalização à beira de estrada), nos anos seguintes, quem contactava a quinta, encontrava-a invariavelmente lotada, porém, decorridos 2-3 anos, o "negócio" faliu porque não tinha procura... Percebeu a jogada ou carece de mais esclarecimentos?
    Concordam com este comentário: mhpinto, isa9999, fagulhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: isa9999, fagulhas
    • emad
    • 5 outubro 2016

     # 6

    Happy depois de tanta jurisprudência, fiquei sem perceber a sua intervenção.
    Mas como sou mais ligado aos números, deve ser defeito meu.
  5.  # 7

    Agradeço a vossa participação e comentários!

    Já vi que por aqui não será o melhor caminho. Iniciei esta discussão de forma a obter alguns esclarecimento, não para arranjar parceiros de negócios ou post's mais comerciais! No fundo, procurava algo como "terá de criar a sua empresa, apresentar projecto (com as informações X e Y) no local L, para após aprovação poder concorrer ao fundo F, que ajuda a implementar negócios no Sector S..." (por exemplo!). Esclarecimentos!

    Obviamente (!!!), muito deste trabalho tem um custo, e que eu acho muito bem, porque também eu estudei e me especializei para saber mais sobre a profissão que tenho! Agora, um pedido de opinião, não procura, à partida, encaminhamento para um contrato de prestação de um serviço na área desse assunto! Se fosse médico, e visse aqui uma discussão sobre como tratar uma ferida, não diria para marcar uma consulta para fazer o tratamento!..

    Mas todas as opiniões são válidas, e, acreditem, ajudam nas tomadas de decisões! As positivas, e até as desencorajadoras. Porque por muito que se tenha uma ideia, por muito que se pinte um quadro bonito da coisa, ser "chamado à terra" também terá sempre as suas vantagens! Porque não sei se é um "negocio" de modas ou não, se está falido, ou se tem pouca procura! Também eu sei de alguns casos. Mas quando se quer, quando se sabe o potencial do que se quer fazer, e quando temos alternativas previstas no caso de correr mal, não ha como não conseguir!

    No fundo, o ideal seria ter a sorte de receber comentários de quem já passou por estas etapas, de quem ja vingou, ou não vingou nesta área, saber que passos deram, quais os mais importantes, e quais acham que foram os errados. Um debate construtivo, com a experiência que passaram. Mas, desconfio, é demasiado utópico, e acho que não vou ter tal sorte!

    Obrigado mais uma vez a todos, e a ver vamos que mais vai ser comentado!
  6.  # 8

    Camachito:

    Faça uma pesquisa pela net, veja as ofertas de alojamentos, consultando os vários sítios da net, tais como booking, airbnb entre outros. Se tentar fazer uma reserva nesta época, nota que apesar das elevadas temperaturas, os espaços estão praticamente vagos e os preços muito generosos.

    Por outro lado, a sua zona não é uma zona estrategicamente turística, mesmo essas, só entre 15 de Junho e 15 de Setembro funcionam bem, sendo que nos meses de Julho e Agosto quase esgotam a sua capacidade de resposta, refiro-me à Costa Alentejana e Costa Vicentina, equacionando-me se a receita cobre os custos.

    Esta é a minha opinião, baseada no que vejo e ouço, no entanto, não se deixe influenciar pelas opiniões alheias e se acredita no seu projeto, levo-o em frente há por aqui gente muito melhor informada que eu.

    No entanto, quem investir em Lisboa, em zonas apelativas, como Belém, Baixa entre outras, consegue rentabilizar o investimento com ocupação durante quase todo o ano.
    Lisboa está na moda, é uma cidade bonita com muitos visitantes durante todas as épocas, quer em viagem de laser quer de negócios.
  7.  # 9

    Olá Camachito,
    Primeiro terá que criar a empresa, normalmente Empresário individual, (a forma mais simples, basta ir coletar-se às finanças), ou sociedade individualmente ou com outros sócios.
    Depois convém ter um modelo de negócio para avaliar bem o investimento necessário, os potenciais clientes, a forma como vai atrair esses clientes, as potencialidades da região, as atividades que pode desenvolver para os seus clientes, normalmente gostam de atividades tradicionais, gastronomia autóctone, passeios pedestres, etc.
    Para dar uma ajuda em termos financeiros, há programas específicos que deve procurar no âmbito do Portugal 2020 porque nem sempre estão concursos abertos.
    Imaginando que tudo correu bem e que já tem o seu espaço e quer começar a receber os seus clientes, tenha atenção ao registo do seu alojamento ou na câmara municipal se se tratar de alojamento local, (a modalidade mais simples mas com algumas restrições, não pode usar o termo turismo, por exemplo) ou turismo em espaço rural, já mais complexo e com inscrição obrigatória no Turismo de Portugal ou ainda agro turismo com a mesma exigência do TER acrescida da obrigatoriedade de ter atividade agrícola associada, pode ser uma pequena horta, pomar, etc.

    Quanto ao que foi dito, não desanime, nem todos estão falidos e há quem ganhe bom dinheiro nesta atividade, depende muito da região, como é óbvio, do seu empenho e dedicação ao negócio, da atratividade do seu espaço, da sua simpatia e forma de acolher, da sua vizinhança e até, em menor grau, da sorte...

    Há uma coisa importante a ter em conta: O seu empreendimento, para ser visto tem que estar nos portais especializados (Booking, Top rural, Homeaway, homellidays, etc.) estas promoções são pagas mas é por essa via que chegam os pedidos de reserva. O que lhe vai acontecer é que grande parte das consultas não se convertem em reservas. Por isso, quando chegarem dezenas de consultas por semana, tenha em atenção que grande parte delas consultaram dezenas de alojamentos (O cliente faz copy paste e consulta às dezenas) o segredo é responder rápido e ter argumentos para convencer o cliente que o seu alojamento é o melhor! e mesmo assim, grande parte deles não vão acreditar.

    O setor do turismo tem um grande potencial em Portugal, por isso, se quer mesmo investir, não desanime!

    Dou-lhe um conselho, se avançar foque-se no seu projeto, avalie bem a capacidade financeira para investir, evite recorrer a capitais alheios e saiba que o espera muita inspiração e muita transpiração, mas vai valer a pena.

    Falo assim porque passei por tudo isso. o meu projeto é este: www.habitatnatural.pt estou à procura de um parceiro para geri-lo porque estou muito focado neste: www.territoriocomvida.pt e neste: www.greentrip.pt, (isto não é publicidade, é só para demonstrar que é possível empreender em qualquer lugar, tudo depende do querer!!!)
    Boa sorte!
  8.  # 10

    Os meus parabéns por estas iniciativas.
    Identifico-me muito com este tipo de projectos de preservação da natureza.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: reservas
  9.  # 11

    costumam existir associações empresariais locais que podem ajudar nestes primeiros passos
 
0.0181 seg. NEW