Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde. Depois de todos os comentários que colecionei numa outra discussão sobre o aquecimento da casa que estou a recuperar, resolvi fazer uma nova discussão apenas com os aspetos sumários, já com o trabalho de casa feito, e contribuindo assim, penso eu, para uma maior eficiência da comunicação do fórum. Tenho 2 dúvidas principais assinaladas com A. e B.

Situação:

.moradia de 3 pisos, formato tradicional baixa Porto (1936)
    .área aprox. 160m2, 1 casal + 2 crianças
    .cobertura nova, boas caixilharias, capotto e isolamento global decente
    .sem gás canalizado na rua
    .sem fogão sala / sem instalação aquec ctrl
    .paredes tabique interiores e granito exteriores
    .chão soalho pronto
    .budget 10.000€.

Estou quase decidido do que vou comprar, e nesta reta final gostaria de obter algumas opiniões finais, e eventualmente fazer-me notar algum aspeto que eu possa estar a pensar mal.
    O esquema que estou decido a implementar é aprox. este que está na figura, embora as ligações ali não são as minhas. Portanto, fogão de sala com recuperador a água, utilização diária, ligado a radiadores convencionais a água. Também dá apoio ao termoaculumador que faz AQS. Este recebe essa serpentina e também a serpentina do solar (circ forçada). Tem resistencia própria.

A minha principal dúvida está nas ligações. A. São 3 circuitos totalmente independentes, ou não? Isto é:
    1. circuito fogão sala -> radiadores (com bomba circ + vaso expansao / válvula segurança)
    2. circuito figão de sala -> termoacum. (com bomba circ + vaso expansao / válvula segurança)
    3. circuito painel solar -> termoacum. (com bomba circ + vaso expansao / válvula segurança)

se sim, isto cabe no orçamento dos 10.000€, os preços que tenho até agora são aprox. estes:

- preinstalacao tubagens aquecimento central 2.500€
    - radiadores 1.500€

- recuperador + acessórios 1.300€
    - termoacumul + acessorios 1.000€
    - painel solar + acessórios 1.500€

- instalação radiadores/ máquinas/ circuitos 1.200€
    - chaminé e acabamentos 1.000€

----------------------------------------
    a minha outra dúvida é:
    B. Como evito que a resistência do termoacumulador esteja a funcionar durante o dia (desde os banhos da manhã até ao ligar do fogão pelas 19h00), para que não haja uso de eletricidade e seja a lenha a aquecer a água? Talvez me baste uma tomada com temporizador para isto, não? mas fico sem água quente ao jantar, certo? e um depósito mais pequeno não seria melhor? tipo 100LT? ou um maior e que evite entrar água fria até ligar fogão? isto faz sentido/é sequer possível?

Qualquer comentário sobre alguma coisa que não esteja a ver bem, ou que não esteja a fazer sentido ou me esteja a esquecer, será uma grande ajuda para mim, porque eu construi isto baseado no que fui aprendendo, mas sem experiência.
    obrigado.
    Gonçalo
      esquema aquecimento.jpg
  2.  # 2

Alguem me poderia dar uma opiniao? Obrigado
  3.  # 3

Bem, por 10.000€, ficas muito bem servido.

Parece-me um orçamento um bocado curto para o que estás a fazer.

Eu coloquei em minha casa, sensivelmente o que estás a ponderar, excluindo o painel solar, e paguei quase 9000€. Se bem que o meu recuperador era mais caro que o teu.

Quanto ás tuas dúvidas:

A: No meu caso, tenho o mesmo circuito do termo e dos radiadores. O que acontecia, no inicio, é que demorava muito tempo, desde que ligava o recuperador, até aquecer quer a água do termo, quer dos radiadores.
    A solução, foi colocar uma válvula, na interceção dos tubos para o termo. Essa válvula, dá prioridade ao aquecimento do termo, assim que a água deste atinja a temperatura que escolheres, começa a mandar só água para os radiadores.

Portanto: 1 circuito e 1 válvula.

B: Sim, depois de esgotares a água com os banhos da manhã, só com a electricidade para voltar a aquecer a água. Os termos, vem com um sensor que abaixo da temperatura que definires, liga a resistência eléctrica.

A solução ideal, para não usar a electricidade, dependerá dos teus hábitos e das pessoas que vivem contigo. No meu caso, com um termo de 200 litros, colocados a 55 graus á noite, dá para 2 pessoas tomarem um banho rápido de manhã, e chegar á noite e a água ainda estar morna.

Se fosse maior o termo, ainda dava para aguentar mais água quente, mas depois também perderia mais tempo á noite a aquecer a água do termo, antes de começar a bombar para os radiadores.

Atenção, que tudo isto é a minha experiência, sem painel. Com painel, ainda deves estar mais à vontade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Goncalomata
  4.  # 4

Colocado por: CIVISMILES
    B: Sim, depois de esgotares a água com os banhos da manhã, só com a electricidade para voltar a aquecer a água.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Goncalomata

eu poderia colocar uma tomada temporizada e impedir a resistencia de ligar durante o dia, exceto a partir, por exemplo, das 5 da manha (altura em q o recuperador ja nao debita nada de jeito). isto faz sentido? o q n quero é gastar eletric durante o dia, entre os banhos matinais e as 19:00, quando ja vou ter lenha como combustivel primario mto mais barato.
    • eu
    • 7 outubro 2016

# 5

Colocado por: GoncalomataComo evito que a resistência do termoacumulador esteja a funcionar durante o dia (desde os banhos da manhã até ao ligar do fogão pelas 19h00), para que não haja uso de eletricidade e seja a lenha a aquecer a água?Talvez me baste uma tomada com temporizador para isto, não? mas fico sem água quente ao jantar, certo? e um depósito mais pequeno não seria melhor? tipo 100LT? ou um maior e que evite entrar água fria até ligar fogão? isto faz sentido/é sequer possível?

Para evitar que a resistência esteja ligada durante o dia, use um temporizador. Sim, pode ser daqueles baratos que se ligam na tomada.

Não fica sem água quente ao jantar, desde que na noite anterior a resistência tenha aquecido a água. Não se preocupe que num depósito vertical, e isto é um bocado contra o senso comum, mas a água fria não se mistura com a água quente.

0.0109 seg. NEW