Iniciar sessão ou registar-se
    • mf4fc
    • 5 outubro 2016 editado

     # 1

    Pretendo restaurar e ampliar uma parte de uma propriedade rural que se encontra neste momento reduzida simplesmente às paredes em pedra e onde originalmente se encontravam três coortes de gado.

    Visto que a estrutura em causa encontra-se adjunta à casa principal, mais precisamente à cozinha, queria edificar nela uma nova sala de jantar+estar e arrumos no piso inferior, 3 quartos - de preferência com wc privativos e se possível closet/quarto de vestir no principal - juntamente com um pequeno escritório no primeiro andar e um sótão a todo o comprimento. Para tal pretendia expandir o atual edifício em ruinas de modo a absorver o pequeno eido que dá acesso às coortes.

    Sendo um leigo na matéria, creio que seria uma questão de nivelar o solo (o eido tem um declive) e aproveitar duas das paredes já existentes, deslocando a principal de modo a absorver o eido, utilizando para tal a pedra já existente.

    Os problemas que desde já antevejo dizem respeito ao nivelar do solo (é suposto existir uma mina de água no subsolo), a questão dos alicerces das paredes existentes e em como iluminar o piso térreo com luz natural visto que o eido atual encontra-se a um nível inferior ao quintal adjacente.

    Espero que através dos desenhos artísticos (desculpem a liberdade artística mas como é sugerido no fórum, tentei zelar pela minha privacidade e a de terceiros) em anexo tudo o que descrevi fique mais claro.

    As questões que pretendia ver esclarecidas na minha condição de leigo na matéria seriam as seguintes:

    1.
    Em termos de licenças de construção, serão difíceis de obter? (tirando a parede de fundo e parte de uma das paredes laterias que não vão ser modificadas, quando muito erguidas uns cms e que confrontam com outra propriedade que se encontra desabitada, toda a obra é para ser realizada internamente, dento de muros)

    2.
    A propriedade não está inserida em nenhuma zona histórica nem em zona de paisagem protegida que eu saiba, mesmo haverá restrições ao nível arquitectónico e de materiais a usar? Tipos de placas permitidas ou graus de inclinações de telhados por exemplo!

    3.
    A área aproximada da zona a reconstruir tem aproximadamente 150m2. É mais que suficiente para implementar escadas de acesso, um corredor e os 3 quartos com as condições descritas acima no primeiro andar?

    4.
    Por alto, (e estou ciente da dificuldade de arriscar um numero), com uma margem de mais ou menos uma dezena de milhares de euros, por quanto é que poderia ficar uma obra destas não fazendo uso de materiais extravagantes? 50,000? 100,000? 150,000? 250,000? 500,000?

    5.
    Qual o prazo estimado para completar uma obra destas potenciais dimensões (já descontado o tempo para licenças, projetos e toda a parte burocrática e não antevendo complicações de maior)? Meses? Trimestres? Semestres? Anos?

    6.
    Qual a melhor estratégia para encontrar um profissional para desenvolver o projecto? Contactar localmente os arquitetos da minha zona? Procurar na página da Ordem? Usar ferramentas tipo Zaask? Consultar o diretório aqui do fórum?

    Como podem ver pelas questões, a minha ignorância é abrangente. Espero pois um pouco de compreensão caso tenha ferido algumas susceptibilidades colocando alguma questão básica ou até estúpida.

    Obviamente que tentarei esclarecer quaisquer dúvidas o mais breve possível.
    Obrigado desde já aos que perderem tempo a responderem.
      20160929_WRK_Montagem.PNG
  1.  # 2

    1. Em principio não. Tudo depende da classifcação do solo pelo PDM ou regulamento de urbanização...
    2. Em principio não. Tudo depende da classifcação do solo pelo PDM ou regulamento de urbanização...
    3. Sim
    4. Considere o valor de referência de 750€/m2 e faça as contas e depois vá ajustando as necessidades às capacidades
    5. Entre 1,5 ano e 3 anos...depende de muita coisa...
    6. o directório do fórum será mais adequado do que plataformas tipo zaask. Aqui pode ir vendo a opinião, eventualmente até trabalhos e até avaliações de malta que aqui escreve. Nessas plataformas, normalmente tudo é comprado...

    Já agora onde se localiza?

    Caso precise, disponha

    Rafael Fortes, Arq.
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  2.  # 3

    Obrigado pela pronta resposta.

    Quanto às considerações, pelo que pude ver no mapa online do PDM que anexo, aparentemente não está classificado como nada especial, está sim cercado de reserva agrícola nacional. Não sei é se o estou a ler corretamente :/ (o edifício a ampliar é o que está destacado a azul).
    Ajuda a responder às questões 1 e 2?

    O valor de 750€/m2 é só para edificar ou também prevê já acabamentos/equipamentos, por exemplo janelas, soalhos, tetos falsos, WCs, etc?
    Ou fazendo a pergunta de outro modo, que variáveis tenho para ajustar às minhas capacidades?

    Por fim, que estratégia sugere para envolver ‘a malta’ que aqui escreve?

    Quanto à localização, distrito de braga.
    Mais um vez obrigado.
      20161005_WRK_Classificacao_v3s.png
  3.  # 4

    Colocado por: mf4fcOu fazendo a pergunta de outro modo, que variáveis tenho para ajustar às minhas capacidades?

    contacta um arquitecto, e/ou gabinete de projectos, para verem consigo a viabilidade de construção e apresentarem-lhe uma proposta de honorários.
    Manda elaborar os projectos necessários.
    Começa a obra. ( de acordo com os projectos e sem invenções)
    Concordam com este comentário: doisarquitectos
  4.  # 5

    Bom dia

    Não ajuda, porque tem de ter uma classificação (por ex, zona urbanizada/ urbanizável, zona de moradias, etc). Provavelmente não está a ver bem. Essa classificação em planta remeterá para condicionantes escritas (altura, implantação, área bruta, etc) e é isso que lhe dirá se pode ou não fazer o que pretende...

    Sendo apenas um valor de referência, este já inclui tudo...

    Relativamente à estratégia, é contactar foristas e pedir orçamentos para os projectos (atente não só no preço, mas também nos serviços que estão incluidos e na empatia/ confiança que lhe inspira cada um dos contactados. Por vezes pode poupar 500€ em projecto e gastar mais 5000€ em obra...). Caso esteja interessado podemos apresentar-lhe uma proposta.

    Cumprimentos,

    Rafael Fortes, Arq.

    [email protected] | 963 614 228
  5.  # 6

    alterei parte do título do topico, de Restauração para Recuperação.
    Restauraçõe está mal empregue.. pois refere-se a actividade de restauração/ restaurantes.

    Poderia ser utilizado em vez de recuperação, reabilitação.

    Boa sorte.
  6.  # 7

    As licenças de construção não serão difíceis de obter se as pretensões de edificação estiverem legalmente enquadradas no PDM e nos regulamentos em vigor.

    Deixo o meu contacto, caso pretenda obter Proposta de Honorários de Arquitectura, para elaboração do projeto de ampliação da sua moradia.

    Tenho gabinete próprio na Póvoa de Varzim e terei todo o gosto em marcar uma reunião consigo para avaliar a viabilidade das suas pretensões de ampliação e esclarecer outras dúvidas que tenha.
    Durante a reunião mostrarei as obras que desenvolvemos e as que estamos a desenvolver.

    Ao dispor,


    Cumprimentos,

    Pedro Pontes Pimenta de Almeida, Arquitecto

    email: [email protected]
  7.  # 8

    Obrigado a quem se deu ao trabalho de responder, e pela atenção na correção do titulo.

    Quanto às questões abordadas ..

    Pelo menos posso inferir que não há proibições impostas pelo PDM certo? Quanto à classificação do mesmo, é uma informação que só posso obter fisicamente na Câmara Municipal? Ou a planta a referida também estará online?

    Como referi a obra é para ser realizada dentro da propriedade, não prevejo alterações a nível de altura, ou seja, as paredes que fazem fronteira com a outra propriedade não seriam alteradas, ou no pior dos casos erguidas uns cms. O eido que pretendo eliminar encontra-se dentro de muros cercado por um quintal. Não fará pois sentido falar de zona urbanizada/urbanizável ou faz? Bem sei que não posso erguer um arranha-céus dentro da propriedade, mas eliminar um eido interior julgo que não trará problemas.

    Suponhamos que, no caso de não pretender aumentar a área bruta atual, me limitasse a colocar um telhado na estrutura atual, não precisaria de qualquer licença … ou precisava?

    Quanto à estratégia. Dificilmente será possível obter um primeiro esboço e orçamento, por muito por alto que seja, apenas discutindo aqui no fórum quero crer? (mesmo com mais informação). Ou é algo viável?

    Para já apenas o Pedro e o Rafael mostraram interesse, mas o ‘nosso’ diretório contem uma dezena de arquitectos. E se uma meia dúzia se prontificar a ajudar? Pondo de lado a área de atuação, o único critério que me ocorre serão os trabalhos anteriores. Ou haverá outros critérios igualmente importantes?

    Termino agradecendo-lhe mais uma vez, pelos esclarecimentos, e pelo tempo despendido.
 
0.0149 seg. NEW