Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Hoje estiveram a montar a minha cozinha e gostava de saber a vossa opinião. A responsável pela loja da minha cozinha diz que é necessário ter uma grelha entre o forno eléctrico e a placa a gás (conforme imagem em anexo). Eu preferia não tê-la por duas razões: por ser metalizado (tenho tudo branco) e porque o forno fica quase no chão (o meu rodapé tem 10cm).

    Na casa onde estou a viver neste momento tenho placa a gás, bancada e logo a seguir forno. Para o forno ficar mais alto tenho uma gaveta por baixo. A minha experiência diz que não é necessário grelha entre a placa a o forno, mas tendo em conta o que a loja das cozinhas disse não sei o que fazer...

    O instalador disse-me também, ao contrário da responsável pela cozinha, que está sempre a instalar fornos logo abaixo da bancada e uma vez que a placa é a gás não necessita dessa grelha para ventilar (vai existir uma também no rodapé) e que não há perigo, mas a responsável pelas cozinhas disse que mete sempre e que se não puser fica à minha responsabilidade. O que diz a vossa experiência?
      IMG_20161006_172515.jpg
  2.  # 2

    Precisa de um agrelha de extração.. pode ficar, na bancada.... logo a seguir á placa da bancada ( como fica feio e chato de limpar), por isso o seu instalador de cozinha propõe esta solução de grelha frontal.
    Uma grelha para circulação de ar vai sempre existir...
    Concordam com este comentário: HAL_9000
  3.  # 3

    A grelha pode ser branca
    O forno não precisa ficar quase no chão com grelha enorme em cima. Pergunte ao Senhor se tem dois dedos naquela testa e acha que aquilo é trabalho.
    E comum haver uma grelha mas com metade do tamanho. Assegura a ventilação do forno e placa de indução. No caso placa a gas, depende, as tantas é uma placa funda e será necessário espaço adicional?
    A ter de manter essa altura é preferível fazer disso uma gaveta.
    Verificar os esquemas de encastre do fabricante.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  4.  # 4

    Não é grande exemplo
  5.  # 5

    Colocado por: callinasA grelha pode ser branca
    O forno não precisa ficar quase no chão com grelha enorme em cima. Pergunte ao Senhor se tem dois dedos naquela testa e acha que aquilo é trabalho.
    E comum haver uma grelha mas com metade do tamanho. Assegura a ventilação do forno e placa de indução. No caso placa a gas, depende, as tantas é uma placa funda e será necessário espaço adicional?
    A ter de manter essa altura é preferível fazer disso uma gaveta.
    Verificar os esquemas de encastre do fabricante.


    Também pensei em colocar grelha branca, mas não aconselharam porque é pintada e ao fim de um tempo a tinta estala.

    A placa a gás tem muito espaço uma vez que a bancada vai ter 5cm de frente e não precisa de mais espaço adicional. A grelha, segundo a loja de cozinhas, só foi colocada para ventilar.

    O instalador disse o mesmo que o callinas, que costuma usar estas grelhas quando a placa é de indução e não de gás. Quem está a colocar esta grelha não é o instalador, mas sim a loja das cozinhas, que diz que não se responsabiliza se eu quiser retira-la.

    Também foi ponderado reduzir o tamanho da grelha para 5cm e colocar um painel lacado de 10cm em baixo do forno para o forno subir. Se fizer isso a empresa das cozinhas já se responsabiliza. Mas se não é necessário grelha e não houver perigo, o ideal para mim seria retirar a grelha (e deixar apenas uma no rodapé como também está previsto).
  6.  # 6

    O trabalho como está.... Está ****....
    A grelha que fique com metade da altura, 3-4 frisos.
    Em baixo faz gaveta ou gaveta falsa a dar continuidade aos moveis.
  7.  # 7







    Eu por exemplo não tenho grelha, tenho frincha que não se vê devido à saliência da bancada.
    Em baixo tenho gaveta falsa, mas há quem tenha gaveta baixa, que dá bastante jeito para colocar tabuleiros baixos.
    Concordam com este comentário: Minimal
  8.  # 8

    Tenho placa de indução e forno por baixo, sem qualquer grelha ja vai para dois anos e até ver não tive qualquer problema

    Nas instruções de encastre da minha placa siemens diz que deve de haver um espaço mínimo de 5 mm entre o forno e a placa e 20 mm da parte traseira do forno de modo a haver ventilação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Minimal
  9.  # 9

    Colocado por: larkheTenho placa de indução e forno por baixo, sem qualquer grelha ja vai para dois anos e até ver não tive qualquer problema

    Nas instruções de encastre da minha placa siemens diz que deve de haver um espaço mínimo de 5 mm entre o forno e a placa e 20 mm da parte traseira do forno de modo a haver ventilação.


    Ontem enquanto estava a escrever no fórum também fui ao manual da minha placa verificar se eles davam alguma indicação e só falavam nos distanciamentos, nunca na grelha que colocaram na minha cozinha. Apresentei todos os argumentos à loja de cozinhas e vão retirar a grelha, subir o forno até à bancada e colocar uma gaveta por baixo do forno, conforme tinha pedido.
  10.  # 10

    alguma sugestão onde encontrar este tipo de grelha referido no primeiro tópico?
  11.  # 11

  12.  # 12

    Colocado por: nmex2alguma sugestão onde encontrar este tipo de grelha referido no primeiro tópico?

    O Leroy tb tem disso na secção de cozinhas.
  13.  # 13

    Hoje, falando com o carpinteiro que me vai fazer a cozinha, surgiu esta questão! Vou colocar o forno exatamente como mostro na foto e o senhor recomenda a colocação de uma grelha por cima para ventilação. Diz que coloca em todas as cozinhas que faz, independentemente do sítio onde este fica. Mas esteticamente falando não gosto nada desta ideia. Uma vez que por cima dos armários tenho uma caixa falsa em pladur, sugeri-lhe que em vez de fazer o armário superior com 60 cm de profundidade, que fizesse com 50 ou 55 cm com acesso à caixa falsa. Melhor que isso penso que nem a grelha de ventilação fará. O mesmo será feito na zona do frigorífico. O armário superior será menos profundo e com acesso à caixa. O que acham? É uma boa ideia ou nada substitui a grelha? Obrigada!
      Forno Embutido Total.jpg
  14.  # 14

    O meu não tem... instalado há 18 anos,

    Se verificar as instruções de montagem do forno vê lá se é ou não necessário. E sendo o local apropriado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cponte
  15.  # 15

    Tem de garantir a circulação de ar na traseira do forno...
    Concordam com este comentário: cponte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cponte
  16.  # 16

    Sim, tem de circular ar por detrás do forno!!!
    Concordam com este comentário: cponte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cponte
  17.  # 17

    Pois, o manual de instruções indica 2cm atrás, mas o carpinteiro diz que põe sempre a grelha. Vou fazer como está no manual. Se eventualmente houver algum problema com o forno não será problema da instalação, certo?
    Muito obrigada pelas respostas.
 
0.0175 seg. NEW