Iniciar sessão ou registar-se
    • 8421
    • 7 outubro 2016

# 1

Na construção da minha casa a cozinha ficou com nove tomadas. Quando chegou o inverno e por necessidade de ligar um aquecedor, verificou-se que as tomadas disponíveis estavam todas acima das bancadas ou atrás das máquinas ou móveis. Foi possível resolver a situação passando uma calha na dispensa e colocando uma tomada embutida na cozinha. Muitas vezes mesmo pensando muito na altura da execução dos trabalhos não se prevê tudo.
  1.  # 2

Antes a mais que a menos... Detesto andar com triplas nas tomadas... No meu quarto tenho 4 nos lados da cama (conjunto de 2 de cada lado), 2 onde esta a tv, msis 2 noutra parede se quiser mudar a disposição da cama e mais 2. Perfaz um total de 10. E ainda mais uma no closet... Nas wc tenho 2 em cada wc' mas aí já tenho tripla*****.
    Na cozinha não me faltam tomadas, desde as programadas para eletrodomesticos, as na parede baixas e as que acompanhsm o balcão que são sempre em conjunto de 2. Dá muito jeito ter umas tomadas junto ao fogão para, por exemplo ligar a varinha e passar a sopa...
    E quem fala nas tomadas, fala tambem em fichas de rede. Não poupe nisso que não se vai arrepender.
    Concordam com este comentário: Jpires76, Guizita
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo Al
  2.  # 3

Deve instalar as necessárias ;)
    • ik
    • 8 outubro 2016

# 4

Colocado por: Pedro BarradasDeve instalar as necessárias ;)

A resposta mais sensata :)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 5

Colocado por: nandogoncaAntes a mais que a menos... Detesto andar com triplas nas tomadas... No meu quarto tenho 4 nos lados da cama (conjunto de 2 de cada lado), 2 onde esta a tv, msis 2 noutra parede se quiser mudar a disposição da cama e mais 2. Perfaz um total de 10. E ainda mais uma no closet... Nas wc tenho 2 em cada wc' mas aí já tenho tripla*****.
    Na cozinha não me faltam tomadas, desde as programadas para eletrodomesticos, as na parede baixas e as que acompanhsm o balcão que são sempre em conjunto de 2. Dá muito jeito ter umas tomadas junto ao fogão para, por exemplo ligar a varinha e passar a sopa...
    E quem fala nas tomadas, fala tambem em fichas de rede. Não poupe nisso que não se vai arrepender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Ricardo Al

Porraaa, tanta tomada no quarto :)

Os meus quartos têm em média 12m2, com 10 tomadas no quarto, fico com as paredes quase cheia de tomadas ;)

Na cozinha, também precavemos a situação das tomadas não ficarem só embutidas e na bancada.

Tenho 3 tomadas por quarto a exceção da suite que tenho 4, também tenho em cada quarto tomada para tv e internet. No corredor tenho 2 tomadas, no wc privativo, tenho 1, no wc social, tenho 2, na parede do hall de entrada tenho 1 tomada, e no open space da sala e cozinha tenho cerca de 18 tomadas + 5 embutidas + 2 de tv e 2 da net, na despensa que vai fazer também de lavandaria tenho 2 tomadas. Mas acho que vou pedir para colocar mais tomadas na zona social. No espaço exterior tyenho 2 tomadas.
  4.  # 6

Colocado por: Ricardo Alquartos têm em média 12m2, com 10 tomadas no quarto

Isso não é exagero.. é "doença" ...lololl...
    nandogonca... que exagero.... ;)O
  5.  # 7

E atrás das tomadas vem os disjuntores, penso que cada disjuntor possa proteger 8 tomadas (se o regulamento não foi alterado), e assim sendo tem que ter 2 disjuntores para cada quarto...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 8

Colocado por: tozepalmaE atrás das tomadas vem os disjuntores, penso que cada disjuntor possa proteger 8 tomadas (se o regulamento não foi alterado), e assim sendo tem que ter 2 disjuntores para cada quarto...
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Isso das 8 tomadas era apenas um aconselhamento no RSIUEE de 1974. Desconheço se passou de uma mera recomendação de boa prática para obrigatoriedade...
  7.  # 9

Colocado por: ClioII

Isso das 8 tomadas era apenas um aconselhamento no RSIUEE de 1974. Desconheço se passou de uma mera recomendação de boa prática para obrigatoriedade...

Creio que esteja no RGIE...
  8.  # 10

Colocado por: Pedro Barradas
    Isso não é exagero.. é "doença" ...lololl...
    nandogonca... que exagero.... ;)O

Nos quartos dos putos tem 9 tomadas...
    Na cozinha tenho 15 tomadas fora as ligacoes do fogao e forno que esta direto com cabo de 4mm.
    Em quase todo o lado tenho tomadas de 2 conjuntos em vez do normal 1.
    Como disse detesto triplas, mas não consigo evitar na wc..
    Ps afinal nas wc é de apenas uma tomada... Raios devia ter metido 2...
  9.  # 11

O prblemas não serão as triaplas, parece-me que o grande problema é o excesso de equipamentos ligados ;)
    Concordam com este comentário: Raquek
  10.  # 12

Colocado por: Pedro BarradasO prblemas não serão as triaplas, parece-me que o grande problema é o excesso de equipamentos ligados ;)
    Concordam com este comentário:Raquek

São sempre equipamentos sem grande consumo. Nas mesas de cabeceira o candeeiro ocupa logo uma tomada, depois o carregador telemóvel ocupa outra, se tiver um relógio despertador já necessita de outra... foi nesse sentido que pensei e sempre naquela ideia de mais vale ter a mais que a menos. E pelo preço que ficam essas tomadas não vale a pena poupar. Se houve casos que exagerei? Sim, por exemplo na minha bancada de trabalho na cozinha tenho 6 tomadas distribuídas por 3 locais a uma distância de cerca de 1 metro entre elas... e apenas duas estao constantemente ocupadas.
  11.  # 13

Normalmente há pontos onde se acumulam equipamentos, nesse local prefiro uma tripla
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, 21papaleguas

0.0192 seg. NEW