Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Venho aqui pedir opiniões acerca da instalação de AC na minha casa.

    Irei colocar equipamentos da Daikin, no entanto tenho algumas dúvidas.

    R/C: UE- 5MXS-90E (Cap. Nominal KW: 9)

    Sala/Salão+Cozinha (Tipo Open Space): 64m2 - FTXS-60G (6 kw) + FTXS-35K (3.5 kw)
    Quarto 1: 12m2 - FTXS-20K --> 2 kw
    Quarto 2: 12m2 - FTXS-20K -> 2 kw

    1ºAndar: UE - 4MXS-80E (Cap. Nominal KW: 8,3)

    Quarto 1: 29m2 - FTXS-42K -> 4,2 kw
    Quarto 2: 16m2 - FTXS-25K -> 2,5 kw
    Quarto 3: 12m2 - FTXS-20K -> 2 kw
    Quarto 4: 12m2 - FTXS-20K -> 2 kw

    Dúvidas:

    1ª Acham que vale a pena trocar as FTXS-20K por FTXS-25K , tendo em conta que a diferença de preço é pouca ? Ou a potência é suficiente ?

    2ª No R/C em principio irei utilizar simultaneamente a FTXS-60G e FTXS-35K, ultrapassando assim os 9kw da 5MXS-90E, pode ser um problema ? Se sim alternativas.

    3ª No 1ºAndar, os aparelhos dos 3 primeiros quartos poderam também ser utilizados em simulataneo ultrapassando assim os 8,3kw da 4MXS-80E, pode ser um problema ?

    Os valores em kw são para arrefecimento.

    Desde já obrigado a quem puder ajudar.

    Cumps
    • eu
    • 7 outubro 2016

     # 2

    chama-se o jorgealves a este tópico...
  2.  # 3

    Colocado por: euchama-se o jorgealves a este tópico...

    Uiiii a esta hora tá a dormir a sesta debaixo de um painel
  3.  # 4

    Fonix, isto é o exemplo de como não dimensionar uma instalação de climatização.
    Quem calculou a potencia necessária para cada compartimento?
  4.  # 5

    Foram algumas das empresas a quem pedi orçamentos.

    Caso me queira dar a sua opinião agradeço.
  5.  # 6

    Localização do imóvel? Caracterização termica do mesmo ou seja tipo de paredes tectos e seu isolamento térmico?
  6.  # 7

    Tem pré- instalação?
  7.  # 8

    A moradia é em Odivelas (Lisboa).

    Não tem pré-instalação.

    Toda a caixilharia é nova PVC Rehau. Em relação às paredes e tectos irá ser tudo revestido a pladur, sendo que nas paredes que dão para o exterior(fachada) irão levar pladur com esferovite.

    A altura das divisões neste momento é de 2.8m, iram ficar com tectos falsos, passando a ser de 2.6m.
  8.  # 9

    "1ª Acham que vale a pena trocar as FTXS-20K por FTXS-25K , tendo em conta que a diferença de preço é pouca ? Ou a potência é suficiente ?"

    Não. Não vale a pena aumentar a capacidade das interiores porque já são suficientes e de qualquer maneira nunca terá mais do que a capacidade da unidade exterior.

    "2ª No R/C em principio irei utilizar simultaneamente a FTXS-60G e FTXS-35K, ultrapassando assim os 9kw da 5MXS-90E, pode ser um problema ? Se sim alternativas."

    Não é problema, mas a capacidade é de 9kw que nunca serão ultrapassados. R/C - Parece-me excessivo. Duas interiores para 64m2 de 3,5 Kw têm obrigação de fazer o trabalho, mesmo não sabendo pé direito, exposição, isolamento, e mesmo estando a considerar que existe lá uma cozinha.

    "3ª No 1ºAndar, os aparelhos dos 3 primeiros quartos poderam também ser utilizados em simulataneo ultrapassando assim os 8,3kw da 4MXS-80E, pode ser um problema ?"

    Também não é problema, mas os 8,3 nunca serão ultrapassados. Para o quarto maior (cerca de 30m2) é suficiente uma de 3,5 kw. Os outros quartos têm a capacidade correcta.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nsalvado
  9.  # 10

    "RCVac", obrigado pela sua opinião. Em relação à sua resposta:

    "Não é problema, mas a capacidade é de 9kw que nunca serão ultrapassados. R/C - Parece-me excessivo. Duas interiores para 64m2 de 3,5 Kw têm obrigação de fazer o trabalho, mesmo não sabendo pé direito, exposição, isolamento, e mesmo estando a considerar que existe lá uma cozinha."

    Respondi no post anterior ao seu, a pedido do "jorgealves".


    Encontrei agora num site de venda online alemão que as unidades exteriores que pretendo colocar disponibilizam uma potência ligeira superior aos dados que tinha, nomeadamente:

    5MXS-90E: Cooling capacity max. (kW): 10,42 Heating max. (kW): 11,12

    4MXS-80E: Cooling capacity max. (kW): 9,6 Heating max. (kW): 11,09

    Dizem que esta potência é a full load.

    Agora não sei qual a potência verdadeira....
  10.  # 11

    Pode ajudar a perceber a potência das máquinas:

    No quarto maior no 1º andar, tenho duas "portadas "para a varanda frontal da casa com cerca de 4m2 cada. Aqui o sol bate de verão a partir das 2 da tarde até ao anoitecer.

    No R/c na área salão+cozinha tenha a mesma situação de cima para a parte frontal da casa, e ainda no lado oposto uma área envidraçada de cerca 6m2.
  11.  # 12

    E já agora: nas casas de banho, o que vai instalar?
  12.  # 13

    Essa é a potência máxima instantânea e nao deve ser utizada nos cálculos indiscriminadamente,
    Senfo moradia existente nao me alongo muito pois as limitações de obra vão condicionar a solução global, mas adiante desde ja tem muita potencia a mais para o pretendido.
    Concordam com este comentário: RCVac
  13.  # 14

    Colocado por: Schlüter-PortugalE já agora: nas casas de banho, o que vai instalar?


    Nas casas de banho ainda não pensei.

    Tem alguma sugestão?



    Colocado por: jorgealvesEssa é a potência máxima instantânea e nao deve ser utizada nos cálculos indiscriminadamente,
    Senfo moradia existente nao me alongo muito pois as limitações de obra vão condicionar a solução global, mas adiante desde ja tem muita potencia a mais para o pretendido.


    Ok, pelo que percebo tenho potência a mais nas máquinas para o quarto maior, assim como salão e cozinha, é isso ?

    Agradeço desde já a sua disponibilidade.
  14.  # 15

    Colocado por: nsalvado
    Ok, pelo que percebo tenho potência a mais nas máquinas para o quarto maior, assim como salão e cozinha, é isso ?
    todas as máquinas estam aparentemente com potência a mais, mas só no local pode ser confirmado ou não.
  15.  # 16

    Colocado por: nsalvado

    Nas casas de banho ainda não pensei.

    Tem alguma sugestão?





    Ok, pelo que percebo tenho potência a mais nas máquinas para o quarto maior, assim como salão e cozinha, é isso ?

    Agradeço desde já a sua disponibilidade.


    Para o aconselhar necessitamos de saber que obras está a equacionar fazer nas suas casas de banho.
  16.  # 17

    Colocado por: jorgealvestodas as máquinas estam aparentemente com potência a mais, mas só no local pode ser confirmado ou não.


    Obrigado pela sua contribuição.



    Colocado por: Schlüter-Portugal

    Para o aconselhar necessitamos de saber que obras está a equacionar fazer nas suas casas de banho.


    As casas de banho iram ser completamente renovadas.
 
0.0183 seg. NEW