Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Solicitei a uma empresa orçamento para recuperação do soalho num apartamento.

Estes indicaram que eu deveria solicitar um aumento de potencia à EDP a rondar os 25KVA (não sei especificar agora o valor ao certo).

Estranhei esse valor dado que, pelo que julgo saber, tipicamente tem-se que 1000W é apróx. 1KVA. Ora se eu tiver por exemplo uma potencia contratada de 10,35KVA isto significaria que no máximo eu poderia consumir, simultaneamente apróx. 10.000W. Ora acho muito estranho que uma afagadora tenha tal consumo.

Nota importante: o apartamento está vazio pelo que não tem outros equipamentos a consumir energia.

Alguém pode ajudar a perceber?

Obrigado
  2.  # 2

Colocado por: lardocelarAlguém pode ajudar a perceber?

É difícil ajudar, se você nem sabe bem qual foi a potência que lhe pediram, e sem sequer perguntou qual a potência da afagadora.
  3.  # 3

Se reparar referi os 25kva. O que eu disse foi que não sabia precisar o valor certo. Como saberá os valores de pontencias contratualizadas com a EDP não é propriamente uma escala de números inteiros.

Relativamente à máquina não perguntei mas tenho dúvidas que hajam afagadores a consumir 10.000 watt.

Em resumo: a minha questão tinha por objetivo ter uma ideia, aqui no fórum, de alguém que execute este tipo de serviço e se de facto este requisito fazia sentido.

Cump

Colocado por: Picareta
    É difícil ajudar, se você nem sabe bem qual foi a potência que lhe pediram, e sem sequer perguntou qual a potência da afagadora.

4.  # 4

Colocado por: lardocelarEm resumo: a minha questão tinha por objetivo ter uma ideia, aqui no fórum, de alguém que execute este tipo de serviço e se de facto este requisito fazia sentido.

Já vi fazerem afagamentos em várias casas e nunca vi nenhum problema com a falta de potência.
  5.  # 5

eu tenho maquina de afagar e tem motor de 2.5 kwats e nunca tive problemas e um monstro......mas pode ser que o tal maestre tem trifazica... e dono de topico entendeu mal a coisa de aumento de potencia...trifazico so pose ser apartir de ua certa potencia contractada...a idea e de contactar outro maestre que tem maquina monofazica ou qua algue uma so custa uns 50 eu por dia+-no leroy merlin
  6.  # 6

Colocado por: lardocelarSe reparar referi os 25kva. O que eu disse foi que não sabia precisar o valor certo. Como saberá os valores de pontencias contratualizadas com a EDP não é propriamente uma escala de números inteiros.

Relativamente à máquina não perguntei mas tenho dúvidas que hajam afagadores a consumir 10.000 watt.

Em resumo: a minha questão tinha por objetivo ter uma ideia, aqui no fórum, de alguém que execute este tipo de serviço e se de facto este requisito fazia sentido.

Cump

Eu com a afagadora e a central de aspiração a funcionarem em simultâneo só tive esse problema uma vez e era porque o quadro tinha a potência mínima que a EDP disponibiliza.
    Cheira-me que essa afagadora deve ser já bem velhinha.
    Ou isso ou poderão estar a ponderar utilizar mais que uma afagadora em simultâneo.
    Só por curiosidade e uma vez que perguntou se existe aqui no forum alguem a fazer esse tipo de trabalho, pode ver o tópico da Fino Oficio.
  7.  # 7

Colocado por: Joao Dias
    Eu com a afagadora e a central de aspiração a funcionarem em simultâneo só tive esse problema uma vez e era porque o quadro tinha a potência mínima que a EDP disponibiliza.
    Cheira-me que essa afagadora deve ser já bem velhinha.
    Ou isso ou poderão estar a ponderar utilizar mais que uma afagadora em simultâneo.
    Só por curiosidade e uma vez que perguntou se existe aqui no forum alguem a fazer esse tipo de trabalho, pode ver o tópico da Fino Oficio.

Só num pequeno aparte, com os 10,5 KVA eu também não consigo trabalhar com as duas máquinas (afagadora e central de aspiração) em simultâneo. E as máquinas que possuo consomem bem menos do que a grande maioria das afagadoras existentes por ai. Ou melhor, as duas juntas consomem mais ou menos o mesmo que uma afagadora das mais antigas.
    Independentemente, deveria sempre pedir um aumento de potência.
  8.  # 8

Colocado por: lardocelarSolicitei a uma empresa orçamento para recuperação do soalho num apartamento.

Estes indicaram que eu deveria solicitar um aumento de potencia à EDP a rondar os 25KVA

Lololl.. a empresa de afagamento está parva!!!? Peça orçamentos a outra.. isso vai ser impossivel. Decerto que consegue alguém que lhe faça o serviço com potencia contratada de 6,9kVA., ou mesmo 10.35kVA...

aumentos de ptoencia em apartamentos de predios é coisa complicada.. na maior parte das vezes impossivel ( sem ser necessário efectuar pohjecto electrotecnico e mudar a coluna)

Realmente... aqui aparece cada história....
  9.  # 9

Colocado por: Pedro Barradas

Lololl.. a empresa de afagamento está parva!!!? Peça orçamentos a outra.. isso vai ser impossivel. Decerto que consegue alguém que lhe faça o serviço com potencia contratada de 6,9kVA., ou mesmo 10.35kVA...

aumentos de ptoencia em apartamentos de predios é coisa complicada.. na maior parte das vezes impossivel ( sem ser necessário efectuar pohjecto electrotecnico e mudar a coluna)

Realmente... aqui aparece cada história....

Ohhh Pedro, estás a fazer uma confusão desgraçada.
    O aumento de potencia é contratual e feito no próprio contador da habitação nada tendo a ver com a coluna do prédio. É só solicitar um aumento de potência á EDP e pagar o que houver a pagar. Regra geral, do que sei, esse aumento é feito muito rapidamente após ser pedido.
    Não é nenhum drama...
  10.  # 10

Colocado por: Joao Dias
    Ohhh Pedro, estás a fazer uma confusão desgraçada.
    O aumento de potencia é contratual e feito no próprio contador da habitação nada tendo a ver com a coluna do prédio. É só solicitar um aumento de potência á EDP e pagar o que houver a pagar. Regra geral, do que sei, esse aumento é feito muito rapidamente após ser pedido.
    Não é nenhum drama...

è verdade que não custa nada pedir e è rapido mas 25KVA?estamos mesmo a falar de 25,000 WATTS ou mais que vai consumir a maquina? ou estou a ver mal?
    • ik
    • 8 outubro 2016

# 11

Não conseguem subir a potencia porque os 10.35 já é o máximo da maioria das vivendas e apartamentos mais antigos
  11.  # 12

Bom, estive agora a confirmar e com as nossas são necessários 15Amp para a afagadora + 16Amp para a central de aspiração. Ou seja, 31Amp a funcionar em simultaneo.
    Em Kva não sei quanto dá mas com o quadro a debitar a potencia minima contratual da EDP, o mesmo não aguenta as duas máquinas a trabalhar ao mesmo tempo.
    • ik
    • 8 outubro 2016

# 13

Colocado por: Joao DiasBom, estive agora a confirmar e com as nossas são necessários 15Amp para a afagadora + 16Amp para a central de aspiração. Ou seja, 31Amp a funcionar em simultaneo.
    Em Kva não sei quanto dá mas com o quadro a debitar a potencia minima contratual da EDP, o mesmo não aguenta as duas máquinas a trabalhar ao mesmo tempo.

10.35 chega e sobra
  12.  # 14

Colocado por: Joao DiasO aumento de potencia é contratual e feito no próprio contador da habitação nada tendo a ver com a coluna do prédio.

Tem tudo a ver com a coluna do prédio...Se não estiver preparada para essa potência, nada a fazer, e é preciso um termo de responsabilidade de um electricista para isso. Só não sei como é que se faz se num prédio de 10 apartamentos, e a coluna permitir o aumento de potência apenas em 2 ou 3 apartamentos, se os primeiros a pedir é que tem direito a isso!
  13.  # 15

Colocado por: Joao DiasBom, estive agora a confirmar e com as nossas são necessários 15Amp para a afagadora + 16Amp para a central de aspiração. Ou seja, 31Amp a funcionar em simultaneo.

por curiosidade meti num conversor e dá 6.82Kva
    • ik
    • 8 outubro 2016

# 16

Tem tudo a ver com a coluna do prédio...Se não estiver preparada para essa potência, nada a fazer, e é preciso um termo de responsabilidade de um electricista para isso. Só não sei como é que se faz se num prédio de 10 apartamentos, e a coluna permitir o aumento de potência apenas em 2 ou 3 apartamentos, se os primeiros a pedir é que tem direito a isso!

Nos dias de hoje 6.9 já chega perfeitamente para um apartamento novo(paineis solares/caldeira gás e ar condicionado)
    • ik
    • 8 outubro 2016

# 17

Colocado por: Paulo Porto

Dá menos que uma placa de indução
  14.  # 18

(15+16)*230=7,13kva
  15.  # 19

Sou muito poupadinho e meti 220 :-)
  16.  # 20

Do que conheço e segundo me informaram na EDP quando pedi o aumento de amperagem na nossa cada antiga é que o mesmo é sempre possivel. O que pode acontecer, e aconteceu conosco, é ter de se trocarbo contador por um mais recente.
    Por acaso na altura perguntei exactamente essa questão da coluna do prédio por causa de uma outra casa que tínhamos dois prédios mais abaixo onde a coluna de eletricidade era ainda a de origem (1947). O que o técnico me disse foi para fazer o pedido que o resto era com eles. Foram lá trocaram o contador e passámos a ter uma amperagem superior.
    Agora se isto é assim tão linear ou não isso já me ultrapassa.

Pronto, está o problema resolvido. É chamar-me a mim para fazer o trabalho que pelos vistos não preciso de aumento de amperagem nenhum :)

PS: Só por acaso alguem sabe qual é a amperagem minima fornecida pela EDP?? É que a afagadora sozinha sei que aguenta, a afagadora e a central é que tenho a certeza que não.

0.0211 seg. NEW