Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Que material usar para fazer a parte de baixo e de cima de aquários como este?

    Teoricamente só tem de ser acessivel por um lado mas desse lado queria que não se notasse absolutamente nada. Lembrei-me de estuque veneziano pelo lado que não terá acesso mas do outro não sei...
      aquário.JPG
    • PandR
    • 8 outubro 2016 editado

     # 2

    Vê-se aqui outro exemplo que tem portas mas queria evitar que fosse algo visivel.

    Ser em madeira, mesmo que seja apropriada para estar em contacto com água e humidades, teremos o problema das ferragens...
      aquário 1.JPG
  2.  # 3

    O meu conselho é que vá a uma loja / empresa de montagem de aquários pois eles, melhor que ninguém, podem-lhe dar sugestões sobre materiais, localização do mesmo, ligação de água e esgoto para as mudas de água ( com cave é uma maravilha ), zona a colocar o mesmo ( afastado de janelas ), tipo de iluminação, acesso superior ao aquário, se é para ver sentado ou de pé, sumps, etc.

    Na zona de Lisboa tem a Zoacorals ( que fizeram o móvel do meu e fazem a respectiva manutenção ), tem a Scalare em Setúbal, Vidromoldura no Cacém.

    Na zona norte tem o Fragáriodonorte

    Há mais, mas estas são as que conheço o seu trabalho e ficará bem servido.

    Boa sorte

    www.gabineteop.com
  3.  # 4

    Não percebi a questão da cave pois todos os equipamentos poderão ficar por baixo do aquário. De qualquer das formas a cave não é problema para mim, era só para perceber tecnicamente o porquê da coisa.

    Podemos saber quanto paga mensalmente pela manutenção?
  4.  # 5

    agua doce ou salgada?
    Quantos litros para o aquario?
  5.  # 6

    A cave ou uma casa das máquinas/casa de banho nas traseiras do aquário, tem a vantagem de ter "quase sempre" a sala de estar arrumadinha e sem salpicos de água nas mudas de água, etc, além de alguns barulhos de bombas ficarem longe de onde se quer o relax de ver um quadro vivo ( procure por closed loop ). Além de que as esposas também agradecem.
    Daí ter indicado empresas que fazem disto o seu negócio pois um aquário, de recife por exemplo, pode chegar facilmente aos milhares de euros e se não for tudo bem pensado por quem tem anos de experiência pode ser depois uma dor de cabeça.
    Não tenho manutenção mensal, tenho quando solicito. Esta segunda feira passada foram 130 euros que incluiu, além da manutenção, uma muda de 100 L de água salgada, carvão activado, remoção de umas planárias, aspiração do areão. Já tive manutenções de apenas 50 euros. Depende do que contratar.
    O meu aquário tem cerca de 280 L + 50 na sump.

    www.gabineteop.com
  6.  # 7

    eu adoro aquarios anos e anos de dedicação ao hobby, já tive de tudo e mais alguma coisa na parte de agua doce.

    O problema da manutenção é uma seca, não fosse a simpática da minha mulher a fazer a manutenção ao meu vicio e já tinha desistido

    agua salgada tropical é um mundo onde não me sinto à vontade com maior investimento, são muito giros mas não dava para mim.

    Agua salgada (costa portuguesa) já passou a maior parte das especies da nossas costa das zonas de marés pelo aquario.

    se houver uma zona tecnica facilmente acessivel aos aquarios é sem duvida melhor pois entre corte de plantas, limpezas de filtros, vidros, landscapping ... muita sujice...
  7.  # 8

    Estava a pensar num de cicledeos mas que ficasse já tudo (ou quase) previsto para água salgada no futuro.

    Se as bombas e todo o material, sump, etc ficar na cave as bombas não necessitam de ter muita mais potência?
    • tc82
    • 8 outubro 2016

     # 9

    Colocado por: Paulo Porto
    O problema da manutenção é uma seca, não fosse a simpática da minha mulher a fazer a manutenção ao meu vicio e já tinha desistido

    Lol. Então basicamente só lhes dá comida certo?



    Colocado por: PandR
    Se as bombas e todo o material, sump, etc ficar na cave as bombas não necessitam de ter muita mais potência?


    Ponha muito mais potência nisso! Para alem de serem mais caras ia sair-lhe do bolso ao final do mês. Por muito complexo que seja o sistema que vai ter cabe tudo debaixo do armário. O hoje em dia os sistemas sao silenciosos.
    • P32
    • 8 outubro 2016 editado

     # 10

    colocar os sistemas de sump e filtragem na cave acrescentará nos custos iniciais e de manutenção.
  8.  # 11

    Colocado por: tc82Lol. Então basicamente só lhes dá comida certo?


    tenho alimentadores automaticos em tudo, excepto no de salgada. mesmo assim já eduquei a minha filha a dar-lhes as recompensas de se comportarem bem :-)

    supostamente fazemos alternadamente a manutenção, tpas e limpezas... mas ela como acaba por estar mais tempo em casa acaba por fazer a maior parte :-)
    Quando se chateia comigo diz que não quer saber mais dos aquarios, e isso por norma é o momento que acaba por receber umas flores :-)
  9.  # 12

    Gabinete OP tem algum sistema na cave? Pode mostrar?
    • tc82
    • 8 outubro 2016 editado

     # 13

    Colocado por: Paulo Porto

    tenho alimentadores automaticos em tudo, excepto no de salgada. mesmo assim já eduquei a minha filha a dar-lhes as recompensas de se comportarem bem :-)

    supostamente fazemos alternadamente a manutenção, tpas e limpezas... mas ela como acaba por estar mais tempo em casa acaba por fazer a maior parte :-)
    Quando se chateia comigo diz que não quer saber mais dos aquarios, e isso por norma é o momento que acaba por receber umas flores :-)


    Eu acho é que a sua mulher gosta dos peixes tanto ou mais do que você
  10.  # 14

    Fiz a escolha certa... :-)
  11.  # 15

    Colocado por: PandRGabinete OP tem algum sistema na cave? Pode mostrar?


    O meu sistema é com sump dentro do móvel. Não tenho cave. Com um closedloop na cave tem possibilidade de ter uma bomba apenas e várias saídas no aquário, deixando de ver bombas no aquário apesar de hoje até haver umas em que metade da bomba fica fora do aquário, não transmitindo calor à agua. Veja sempre o consumo das mesmas, se fazem ondas, se trabalham com controladores, etc. Há um mundo de opções e se não for bem aconselhado o provável é desistir antes de um ano.
    Se for para ciclídeos africanos dos grandes lagos consulte alguns forums na net e veja as montagens. Nos recifes tem o reefcentral e reefkeeping com os tank of the month. O essencial é ter alguém profissional que o ajude na montagem.
 
0.0178 seg. NEW