Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Eu e o meu marido vamos construir uma moradia t3 num terreno (lote) de 497m2 , em Vila Nova de Gaia - Porto, terreno esse que minha mãe me vai doar no momento das escrituras (daqui a 2 meses).
    Neste momento o terreno tem licença de construção para moradia geminada de 3 frentes, cave, r/c e 1 piso com 70m2 cada piso (7mx10m). Largura do terreno - 13m x 39m de comprido.
    Minhas questões são:
    1º posso/devo pedir à Camara para alterar o lote para fazer a moradia com 4 frentes em vez de geminada?
    2º tenho de deixar margem livre de 3m para cada lote vizinho, alguém me confirma isto, por favor?? se sim, em caso de ter varandas, conta da varanda ou da parede?
    3º posso alterar o tamanho da casa, pedido à camara para aumentar tamanho da area?
    4º Considerando que pretendo apenas que a construtora faça a construção em tijolo e deixar a casa areada e pintada (casa com saias nas janelas e varandas), alguém me consegue dar previsão do preço de construção nestes moldes? Entre x€ e y€. A ideia é depois contratar as varias especialidades à parte (serralheiro, carpeiteiro, etc) conforme orçamento disponível na altura.
    5º Compensa contratar especialidades à parte, ou construtora faz tudo, chave na mão?
    Obrigada pela disponibilidade na ajuda destas questões.

Patrícia Silva
  2.  # 2

Patricia, tem muitas duvidas e faltam-lhe ainda muitos esclarecimentos...
    Deve contactar um gabinete de projectos para avaliar as suas pretensões, especialmente no seu caso que parece pretender alterar o projecto aprovado ( pode mandá-lo ás urtigas) e mandar elaborar novo. Pode tam´bem marcar uma reunião no atentdimento com um tecnico da sua zona ( Não sei se é através da GaiURB, se não...)

Vou no entanto responder sucintamente às suas questões:

1. Pode, mas pode não ser possível , e os custos de alteração ao loteamento serão ainda generosos...
    2. Depende... de muita coisa... pode até deixar 1.50m, ou ter de deixar 5.00m.... Como escrevei, depende...
    3. respondido em 1 e também dependerá dos índices previstos no quadro síntese desse loteamento para o seu lote. Já viu?
    4. É difícil responder a essa questão.
    5. Deve contratar a empreitada geral....
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  3.  # 3

Colocado por: Patrícia Silva1º posso/devo pedir à Camara para alterar o lote para fazer a moradia com 4 frentes em vez de geminada?
    2º tenho de deixar margem livre de 3m para cada lote vizinho, alguém me confirma isto, por favor?? se sim, em caso de ter varandas, conta da varanda ou da parede?
    3º posso alterar o tamanho da casa, pedido à camara para aumentar tamanho da area?

Marca uma reunião com o arqº Que fez o projecto que ele responde-lhe a isso tudo. Aqui ninguém lhe poderá responder.

Colocado por: Patrícia Silva4º Considerando que pretendo apenas que a construtora faça a construção em tijolo e deixar a casa areada e pintada (casa com saias nas janelas e varandas), alguém me consegue dar previsão do preço de construção nestes moldes? Entre x€ e y€. A ideia é depois contratar as varias especialidades à parte (serralheiro, carpeiteiro, etc) conforme orçamento disponível na altura.
    5º Compensa contratar especialidades à parte, ou construtora faz tudo, chave na mão?

Para levantar um alvará de construção, tem que entregar na Câmara vários documentos relativos à empresa que irá construir a casa, e só essa empresa poderá executar os trabalhos ou subcontratar outras empresas para determinados trabalhos. Em qualquer momento pode substituir essa empresa por outra.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

Obrigada pelas respostas

De facto, tenho de agendar uma reunião com alguém para esclarecer estas dúvidas todas. Sim em Gaia é a Gaiurb.

Obrigada e desculpem as questões de principiante neste assunto. :-)
  5.  # 5

Não é impossível arranjar uma empresa que aceite fazer parte do trabalho (detentora do alvará usado para a licença) mas não é nada aconselhável. Irá pagar mais, e a responsabilidade pelas várias artes ficará em roda livre. É sempre melhor contratar um empreiteiro geral.
    Quanto à alteração do tipo de casa, nós presumimos que se rata de um loteamento, é o caso?
    Se não houver loteamento, o caso é bem mais simpático e as possiblildades de tipologias de construção serão mais amplas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  6.  # 6

Boa Tarde Cara Patrícia Silva

Não sou técnico nenhum, mas da minha experiência em construção na zona de Gaia e envolventes, posso adiantar-lhe:

1. Se o seu terreno for numa "ponta", pode fazer 3 frentes, se tiver entre moradias geminadas, não pode...
    2. Se tiver uma empena do vizinho encostada ao terreno, tem de encostar a Sua à dele...os 3m é sem janelas e/portas, se quiser abrir, já tem de garantir 5m...
    3. Tem de ver o que diz o Alvará do Loteamento
    4. O preço vai depender da área de construção e dos materiais a aplicar (materiais de revestimento, caixilharias, etc)
    5. Fuja das chaves-na-mão, é melhor a imparcialidade dos técnicos, senão pode haver conflitos de interesses (minha opinião).

Enviei-lhe uma mensagem privada.

Espero ter sido uma ajuda, Marcos Magalhães

0.0116 seg. NEW