Iniciar sessão ou registar-se
    • wd
    • 9 outubro 2016 editado

# 1

A pedido do Sr. Pedro Barradas abro este tópico dado que tinha colocado a minha questão num tópico não indicado.

Meus caros, desculpem interromper a vossa discussão mas gostaria de saber a resposta à seguinte questão: é necessário algum projecto para a construção de um wc para pessoas com mobilidade reduzida num espaço comercial? As paredes (2) seriam feitas em gesso cartonado se é que isso é importante...

Colocado por: Pedro Barradas
    Convem pedir a alguém que domine a lei das acessibilidades (arquitecto) para desenhar o espaço e os requisitos funcionais a cumprir...
    Tem a certeza que é obrigado a ter essa IS para pessoas com mobilidade condicionada?

Deixo estas questões no ar para não o deixar sem resposta, MAS peço-lhe encarecidamente que ABRA um TOPICO somente para este assunto
    Obrigado.
    [a moderação]
    Estas pessoas agradeceram este comentário:wd

Em relação à sua questão a resposta é que não tenho a certeza. A ideia seria dotar o espaço dessa instalação. Em que situações é que é realmente necessário?
    Relativamente a falar com um arquitecto essa ideia não está de fora! Simplesmente queria saber se é necessário entregar projecto na CM dado que isso atrasa sempre as obras e paga-se sempre mais qualquer coisa.
  1.  # 2

Bom, está com sorte eu sou ARQUITECTO, e agora não tenho sono e tenho alguma disponibilidade ;)
    Aproveite.
  2.  # 3

1ª Consegue-me caracterizar o espaço comercial? Qual a área de publico? ( da loja, zona de venda, descontando a zona não acessível ao público)
    É que se esta for inferior a 150m2, não tem de cumprir com a lei das acessibilidades...

Mas se quer facultar essa valência, acho muito bem. Além da IS, tem de garantir no interior um percurso acessivel, e claro tem de tornar o acesso ao interior do espaço comercial desde a via publica, também acessível
    • wd
    • 9 outubro 2016 editado

# 4

Desde já muito obrigado pela sua ajuda.
    O espaço tem cerca de 100m2 segundo a cardeneta predial. No entanto penso que tenha mais qualquer coisa mas não chega quase de certeza aos 150. Toda a area2 é acessível dado o actual negócio que lá está (cabeleireiro e estética).
    No que toca ao percurso este será acessivel.

Ps: Em relação à entrada existe apenas o desnível da porta para o passeio que são cerca de 15 cms.

Ps2: Diz que se o espço tiver menos que os 150m2 não é obrigatório ter o wc acessível. Isto é para qualquer actividade que lá possa estar? Pensava que para algum tipo seria obrigatório.
  3.  # 5

Consegue garantir desnivel inferior a 2cm entre a soleira da porta e o passeio? não pode fazer rampas na via publica sem autorização e viabilidade pela CM ( com 10% de inclinação , é o máximo permitido neste caso, irá de prever uma rampa com pelo menos 1,30m de desenvolvimento) . A Porta de entrada com minimo de passagem de 87cm?
    A solução ideal é converter as ou uma IS existente para acessível... e não criar mais uma.

Penso que cabeleireiro/ estectica não é considerado comercial, mas sim serviços, e assim , neste caso a questão da excepção dos 150m2 não e aplicável.

Como são obras de interior, não necessita de comunicar à câmara... Mas um projectinho para obra, com todos os requisitos é o ideal, pois poderá poupar muito dinheiro com coisas que lê, que um diz, outro viu e aquele manda fazer... ;)

Com uns 200/250€ consegue um projecto com uma solução para o que quer de um arquitecto. Basta arranjar uma planta minimanente actualizada do espaço, umas fotos do local.
    Depois é empreiteiro.

Tem de garantir também as condições de Segurança contra incendios...
    Já tem as medidas de autoprotecção?
    • wd
    • 9 outubro 2016 editado

# 6

Colocado por: Pedro BarradasConsegue garantir desnivel inferior a 2cm entre a soleira da porta e o passeio?

Só mesmo com uma rampa móvel.

Colocado por: Pedro BarradasPorta com minimo de passagem de 87cm?

Penso que a porta que lá está até tenha 90cms livres.

Colocado por: Pedro BarradasA solução ideal é converter as ou uma IS existente para acessível... e não criar mais uma.

Normalmente concordaria consigo. No entanto, neste caso o actual wc que é dividido entre o público e o privado. A ideia seria alargar o wc existente para ficar só para funcionários e o outro já acessível para o público em geral.

Colocado por: Pedro Barradas
    Tem de garantir também as condições de Segurança contra incendios...
    Já tem as medidas de autoprotecção?

Já existe no espeço o alarme e os extintores pelo que a resposta penso ser, sim.

Colocado por: Pedro BarradasPenso que cabeleireiro/ estectica não é considerado comercial, mas sim serviços, e assim , neste caso a questão da excepção dos 150m2 não e aplicável.

Aqui fiquei confuso. Quer dizer que é obrigatório?
  4.  # 7

Colocado por: wd

Aqui fiquei confuso. Quer dizer que é obrigatório?

Vou reformular,pois estava a escrever de cor... o DL 163/2006, refere espaços comercias.. e depois refere os "edificios e centros de escritório"...
    Assim como não descreve "serviços", decorrre que o seu estabelecimento, será integrado nos est. Comerciais. Nesse sentido , não é obrigada a cumprir com a referida legislação.

Colocado por: wd
    Já existe no espeço o alarme e os extintores pelo que a resposta penso ser, sim.

Extintores e alarme é uma coisa ( são meios). As medidas de autoprotecção são outra coisa, são o antigo Plano de emergência interno.,
    Obrigatorias desde 2010, carecem de parecer vinculativo da ANPC (e o pagamento da respectiva taxa de apreciação, cerca de 110€).
    O valor das MAP's rondará os 200€ + IVA, para o tipo de estabelecimento em causa....
    Anexo um documento sobre o que são as MEDIDAS de AUTOPROTECÇÃO.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: wd
    • wd
    • 11 outubro 2016

# 8

Sr. Pedro, agradeço toda a ajuda que me deu. Já fui falar com um arquitecto que vai tratar de fazer umas modificações e também tratará do que for necessário.
    Uma vez mais obrigado!

0.0138 seg. NEW