Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Sou um novo membro por este forum e bastante ignorante nestas andanças de remodelações, pelo que agradeço qualquer ajuda que me possa ser dada.

Queria colocar uma questão, pois adquiri recentemente uma casinha pequena na terrinha que necessita de diversas obras antes de poder ser habitada. Nomeadamente, o telhado terá de ser refeito pois está em pobres condições e no processo, visto que é uma casa geminada cujo telhado ainda não é independente, vai-se aproveitar para separar devidamente os telhados.

Atualmente a estrutura é em barrotes de madeira e telha, sem qualquer tipo de isolamento. A ideia seria aproveitar o sotão para criar uma divisão extra, visto que é espaçoso o suficiente.

No entanto, surgiu uma questão relativa ao isolamento térmico para o telhado, em que o empreiteiro colocou a hipótese para ponderação de aplicação de um material de aprox. 5mm com revestimento refletivo de aluminio em vez de outras opções como EPS/XPS/lã de rocha, afirmando que os ditos 5mm deste material serão equivalentes a 4-5cm dos outros, de acordo com o fabricante.

Naturalmente que perante tal informação, fiquei um pouco duvidoso, daí que esteja a questionar quem percebe mais do assunto do que eu. Isto tem pingo de verdade ou será publicidade enganosa?

Qual seria a recomendação para isolamento de telhados? A região é húmida e fria nos invernos, pelo que a questão de um isolamento adequado é bastante importante.

Mais uma vez, agradeço qualquer ajuda que me possam fornecer :)
  2.  # 2

peça-lhe um boletim de ensaios de um laboratório acreditado, que comprove o que diz.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jfcgaspar
  3.  # 3

Colocado por: fernandoFerreirapeça-lhe um boletim de ensaios de um laboratório acreditado, que comprove o que diz.

Acredite que já recebi um que dizia mesmo que fazia aquilo que o vendedor apregoava. Só após muite pesquisa descobri que era gato por lebre e que o valor apresentado para o material incluía o valor de 2 panos de tijolo de 11, pois o U apresentado para essa tela era obtido segundo uma norma qualquer onde o ensaio padrão era para uma parede dupla de 11 com caixa-de-ar e isolamento.

Se a parede dava U=0.70, a marca entregava um folheto comercial aos clientes a dizer que 5 mm daquele material permitiam obter um U=0.70. (valores aleatórios, já não me recordo dos valores rigorosos, mas não anda longe da realidade)
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 4

sim existe isolamento de aluminio com pouca espessura e com altas prestações de isolamento, mas se fosse eu, usava o mesmo como complemento com o xps
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  5.  # 5

Colocado por: Rfr19sim existe isolamento de aluminio com pouca espessura e com altas prestações de isolamento, mas se fosse eu, usava o mesmo como complemento com o xps
    Concordam com este comentário:fernandoFerreira

Isso é um engodo. Não há isolamentos em alumínio com pouca espessura e altas prestações, é simplesmente impossível. Quem quer altas prestações de isolamento, tem que ter "altas" espessuras de isolamento e não 5 mm como é a maior parte dessas telas de alumínio que andam para aí.
    Concordam com este comentário: Anonimo16062021, Picareta, callinas, Belhinho
  6.  # 6

Obrigado a todos pelas rápidas respostas de esclarecimento. Parece que será mesmo "too good to be true".
  7.  # 7

Esqueça isso o meu sogro meteu isso por baixo das telhas pois foi outro que foi enganado,
    eu cortei um pedaço para tapar o sol de uma janela do telhado colado colado a um cartao grosso e passado 5 minutos o cartão queima
    na vivenda que estou a fazer tem 10cm na cobertura de xps e godo branco por cima

0.0138 seg. NEW