Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá a todos!

    Estou a estrear-me neste Forum, por isso desde já as minhas desculpas se cometer alguma gafe.

    Estou em processo de análise de vário orçamentos.

    Sinto inclinado a aceitar o orçamento em que me propõem um sistema com o termossifão em cobre. O instalador dá-me garantia de pelo menos 5 anos para todo sistema sem que se tenha que realizar manutenção nenhuma ao longo desses 5 anos. Será possível?
    É que tenho outra empresa a dizer-me que isso é impossível e que o Glicol tem de ser verificado todos os anos.

    Agradecia a vossa ajuda pois tenho que decidir isto muito brevemente.
  2.  # 2

    Tenha atenção a zona do país onde vive. Se viver numa zona fria do norte um sistema desses não dá resultado, funciona apenas 2 ou 3 meses por ano sem "ajuda".
    manutenção minima é sempre precisa, mas pode ser feita por si, não é nada de mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sborralho
  3.  # 3

    Boa tarde, Sr. José.

    Desde já muito obrigado pela pronta resposta.

    É para instalar na Azoia(Cabo Espichel) - Litoral Centro.

    Se me permite a questão... Trabalha no ramo?

    O Glicol tem ou não de ser verificado todos os anos. E as válvulas de descompressão? Devem ou não ser verificadas com alguma frequência?
  4.  # 4

    Colocado por: José1982Tenha atenção a zona do país onde vive. Se viver numa zona fria do norte um sistema desses não dá resultado, funciona apenas 2 ou 3 meses por ano sem "ajuda".
    manutenção minima é sempre precisa, mas pode ser feita por si, não é nada de mais.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Sborralho


    Eu moro no interior norte numa zona alta e muito fria.

    No apartamento onde estou tenho um termossifão de 200L e funciona muito bem sem apoio durante muitos meses, pelo menos 6 meses, ainda hoje está a funcionar sem apoio (amanhã de manhã já vou ligar a resistência).

    São pelo menos banhos diários para 2 adultos e duas crianças.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sborralho
  5.  # 5

    Boa tarde Sr. Borralho
    O senhor certamente escolhe o termossifão por ser mais barato. Um sistema desses anda na casa dos mil euros. (uns um bocadinho mais caros outros mais baratos)
    Já existem muitas casas de materiais de construção a vender, qualquer picheleiro (ou habilidoso9 monta o sistema por ser simples.
    Este sistema tem de ter sempre ajuda (na maior parte do ano) de uma resistência ( é a preferida de quem monta por ser mais fácil de instalar e porque os gastos não se notam tanto já que vêm na conta da luz) se não puser resistência tem de ter a ajuda de um esquentador, caldeira, recuperador, etc.
    O Glicol tem de ser (deve ser) vistoriado regularmente, o recomendado é de ano a ano e acrescentar se for necessário.
    O melhor sistema é sem duvida o de circulação forçada, mas é muito mais caro.
    Faça bem as contas pois cada caso é um caso e veja se compensa por o sistema, tem de ter em conta, os gastos da habitação, as horas de sol, as temperaturas, etc.
    O sistema de apoio que escolher deve aquecer só a temperatura que falta até há programada e não aquecer do zero.
    Exemplo: Imagine que precisa da agua a sair a 30 graus na torneira, mas estamos no inverno e o sistema só aquece a 10, os outros 20 graus tem de ser dados por um sistema de apoio, mas tem de estar preparado e completamente instalado para aquecer os outros 20.
    A maior parte das empresas o que faz é: mete duas torneiras de corte/passagem e quando o sistema não aquece a temperatura que deseja o senhor vai desligar aquele sistema e liga o que já tem. Mas perde aqueles 10 graus no exemplo que dei porque o sistema auxiliar não foi projetado e/ou programado para aquecer apartir de determinada temperatura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sborralho
  6.  # 6

    Sr. José1982...

    Estou indeciso entre:

    Fornecimento e montagem de :
    1. Instalação de equipamento solar térmico em termossifão para aquecimento de aguas e uso em AQS, composto por: Um colector ZHS-Eco, deposito vitrificado com 200 litros de armazenamento estrutura de fixação em alumínio ou galvanizado e restantes acessórios de montagem e arranque do sistema.
    1.1 001.0 ZHS-200; colector
    1.2 001.0 Estrutura de fixação
    1.3 001.0 Valvula de enchimento
    1.4 001.0 valvula de segurança
    1.5 001.0 Resistencia electrica
    1.6 001.0 Relogio horário
    1.7 010.0 Tubagem multicamadas
    1.8 010.0 Isolamento TC 150 ºC
    1.9 001.0 Valvula misturadora
    2.0 ----- acessorios
    3.0 - Manutenção de 6 anos
    Total do orçamento: 2358,20€
    iva não incluído

    e

    Assunto: Orçamento P/ fornecimento e montagem para sistema Solar térmico
    Conforme solicitado apresentamos o nosso melhor orçamento, fornecimento e montagem
    para um sistema de energia solar térmico termossifão,
    Designação Quant. V. Unit. V. Total €
    Kit Solar Térmico Termossifão Vensol Depósito em cobre 200L,
    e 1 Coletor OFA Refª. 2512 1 2.178,86 2.178,86
    VALOR TOTAL S/ IVA 2.178,86€
    NOTA:
    Garantia de no mínimo 5 anos para todo o equipamento e instalação, sem que seja necessária nenhuma manutenção durante esse período.

    Anexo Datasheets do segundo sistema.

    Se fosse para si, optava por qual?
  7.  # 7

    Datasheet do colector mencionado no orçamento em anexo.
  8.  # 8

    tal como eu previ em cima, utilizam a resistência como apoio.
    Já verificou quanto esta consome?
    Tem a potência da resistência disponível no contador? (tem de ver se quando a resistência entrar em funcionamento com os equipamentos que tiver ligados não deita o quadro abaixo)
    Quando eles dizem que se paga em X anos tem a ver com o consumo de água que faz.
    Esses cálculos normalmente são feitos por simulador e baseiam-se no seguinte:

    Que a Habitação é composta por 4 pessoas.
    Cada pessoa toma banho todos os dias em sua casa e gasta 50 litros de água.
    O sistema fornece 70% da água de consumo da habitação
    Imagine que por motivos profissionais só duas pessoas tomam banho em casa e só gastam 30 litros de água
    Imagine que tem de aumentar a potência do contador para não o subcarregar.
    Eles fazem por exemplo as contas a 25 ou 28 euros a garrafa, mas o senhor vai por exemplo a espanha e trás a mesma garrafa por 11.70
    As contas não vão ser as mesmas que eles lhe propuseram.
    A melhor coisa que faz é fazer o senhor as contas, para isso tem por base as contas dos últimos anos, faz a media anual e vê em quantos anos vai abater o orçamento.
    Se demorar tanto como a vida útil do equipamento desista se demorar metade avance.
    Aconselhava a fazer essas contas.
    A visitar um vizinho ou amigo que tenha um sistema idêntico instalado.
    Perguntar-lhe quanto consome em media por ano o sistema auxiliar
    Em quanto tempo tem a água quente
    O preço é elevado, compre online e mande instalar.
    Se tem esse orçamento disponível ponha um sistema de circulação forçada.
    Como apoio nunca punha resistência eletrica
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sborralho
    • MGS
    • 11 outubro 2016

     # 9

    Sborralho
    Não se sinta desencorajado pelo que foi dito até agora. Procure uma empresa competente e solicite um estudo completo e vai ver que é um investimento rentável.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sborralho
  9.  # 10

    Colocado por: SborralhoEstou indeciso entre:
    esses equipamentos estam carissimos, escolha outros,

    para a sua localização só deverá de precisar de apoio uns quantos dias por ano, pelo que a resistência desde que associada a um relógio é a melhor opção.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sborralho
  10.  # 11

    esses equipamentos estam carissimos, escolha outros,

    para a sua localização só deverá de precisar de apoio uns quantos dias por ano, pelo que a resistência desde que associada a um relógio é a melhor opção.


    jorgealves...
    Pedi mais do que estes orçamentos que aqui apresentei e rondam todos os mesmos valores.
    Eu trabalho numa empresa que vende Sonnenkraft e consigo preços muito melhores do que os que me estão a ser propostos para depósitos vitrificados. Não para os de cobre. Cerca de 900€ para o Depósito com resistência, Colector e equipamentos eléctricos inerentes à instalação + 480€ para Mão de obra e acessórios necessários à instalação da canalização. Portanto.
    Com cerca de 1380€ + IVA consigo instalar um KIT da Sonnenkraft.
    Acontece que este método não me dá tantas garantias como se entregar a obra toda a uma só entidade.
    Prefiro pagar mais agora e ter menos problemas(ou caso eles apreçam não ter problemas ao reclamá-los) mais tarde.
    Além disso como já disse o Depósito em cobre parece-me a melhor opção e como tal é mais cara.

    Jose1982...
    Mais uma vez muito obrigado pelas dicas.
    Espanha fica-me um bocado fora de mão para ir comprar o Gás. Hehehe
    Tomei nota da restante ajuda que me prestou e estou a levá-la em consideração.

    Mais uma vez, agradeço que me dêem a vossa opinião sobre as vantagens do Cobre?
    • eu
    • 12 outubro 2016 editado

     # 12

    Colocado por: SborralhoAlém disso como já disse o Depósito em cobre parece-me a melhor opção e como tal é mais cara.

    Atenção que se for um depósito da Videira para termosifão, eu já li por aqui relatos de problemas com esses depósitos...

    Edit: aqui está: https://forumdacasa.com/discussion/34499/deposito-termossifao-norquente-com-as-entranhas-a-vista/
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sborralho
  11.  # 13

    fuja da Vensol...... pessimos na assistencia e apoio ao cliente..... depois da instalação se tiver algum problema vai ser uma dor de cabeça! eles nunca tem tempo!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sborralho
    • eu
    • 12 outubro 2016

     # 14

    Colocado por: SborralhoCom cerca de 1380€ + IVA consigo instalar um KIT da Sonnenkraft.

    Então se tem esta opção, ainda tem dúvidas?
    Concordam com este comentário: Sergio Rodrigues
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Extravagancia, Sborralho
  12.  # 15

    homem meta sonnenkraft e deixe la o resto
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sborralho, alentejo2017
  13.  # 16


    Mais uma vez, agradeço que me dêem a vossa opinião sobre as vantagens do Cobre?


    A vantagem do acumulador de cobre em relação ao de aço vitrificado é a ausência do ânodo de magnésio no de cobre.

    O que acontece é que o de cobre da metalúrgica Videira é de qualidade o deles próprio mas quando fabricam para terceiros é duvidoso porque essa marca neste caso a Vensol dá as características que pretendem dou como exemplo que a Videira fabricava os depósitos em cobre para a Norquente e deu a barraca que deu por falta de estanho no interior o deposito em cobre só é fiável quando leva um bom banho de estanho no interior.
    Por outro lado nessa proposta o colector é das Torneiras Ofa o que eles fabricam são torneiras não colectores importam os mesmos e ninguém poderá dar garantia quando o equipamento é vendido por vários fabricantes em ora em sistema de kit.

    Quanto ao glicol não é necessário verificar anualmente e a manutenção ao sistema não se resume só ao glicol o que tem se optar por aço vitrificado é a substituição do ânodo de magnésio de dois em dois anos.

    Se trabalha para quem vende Sonnenkraft tem um bom sistema eu sou parceiro do representante Sótecnisol e recomendo este sistema.

    Eu à partida excluiria a segunda proposta com depósito em cobre por ser dúbia não mencionando os outros detalhes.

    Aconselho a estrutura em alumínio nunca em galvanizado por causa da corrosão uma vez que reside junto à orla marítima.

    Qualquer outra questão disponha.
    Cumprimentos
    Concordam com este comentário: eu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, Sborralho
  14.  # 17

    homem meta sonnenkraft e deixe la o resto


    Sr. Sérgio Rodrigues.

    Depreendo que na sua opinião o kit da Sonnekraft que envio em anexo é fiável e garante um bom rendimento, certo?
  15.  # 18

    Colocado por: SborralhoDepreendo que na sua opinião o kit da Sonnekraft que envio em anexo é fiável e garante um bom rendimento, certo?


    Só falta um relógio para programar a resistência...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sborralho
  16.  # 19

    Só falta um relógio para programar a resistência...


    tozepalma...

    Obrigado.

    Está contemplado não só o relógio EH011 da Hager mas também a protecção feita por:
    Material Hager:
    MW116 DISJ 1P 16A C 3KA 1M
    +
    CDC225P I DIF 2P 25A 30MA AC

    e ainda:

    x metros de cabo CABO FBBN H07RN-F 3G2,5
    +
    x metros de 10030 FBR CALHA 20X12,5(para esconder o cabo dentro da cozinha.

    Algum reparo a fazer?
  17.  # 20

    Colocado por: Sborralho
    Sr. Sérgio Rodrigues.

    Depreendo que na sua opinião o kit da Sonnekraft que envio em anexo é fiável e garante um bom rendimento, certo?
    se eu tivesse que escolher entre as soluções que apresentou de termosifoes escolhia sem duvida o da sonnenkraft, é uma marca bem conhecida pela sua qualidade, se ainda por cima tem possibilidade de instalar isso com preço de amigo eu nem pensava duas vezes
    Concordam com este comentário: Sborralho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sborralho
 
0.0168 seg. NEW