Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: marco1um espaço fortemente ventilado não ganha bolores.

    Ora aqui está um belo desafio
    Como sabemos, a grande maioria dos nossos projetos não tem proj de execução. Mesmo quando existem, esta questão da ventilação dos roupeiros nem sempre é acautelada.
    Aos senhores arquitetos.
    Que soluções para resolver isto?
    Aos senhores engenheiros?
    Quando o arquiteto se está a borrifar, qual a vossa solução para a ventilação destas zonas?
  2.  # 22

    Colocado por: zedasilva
    Ora aqui está um belo desafio
    Como sabemos, a grande maioria dos nossos projetos não tem proj de execução. Mesmo quando existem, esta questão da ventilação dos roupeiros nem sempre é acautelada.
    Aos senhores arquitetos.
    Que soluções para resolver isto?
    Aos senhores engenheiros?
    Quando o arquiteto se está a borrifar, qual a vossa solução para a ventilação destas zonas?


    Já vi com condutas de exaustão, tal e qual as dos banhos. Mas eram casas r/ch.
  3.  # 23

    Colocado por: zedasilvaQuando o arquiteto se está a borrifar, qual a vossa solução para a ventilação destas zonas?


    Abrir as portas dos roupeiros. lol
  4.  # 24

    Colocado por: zedasilva



    Parti do principio que seriam roupeiros até ao teto, mas posso estar enganado :)


    Os roupeiros vão até ao teto...e a viga está escondida dentro do roupeiro...sim...
  5.  # 25

    Colocado por: SkinkxJá vi com condutas de exaustão, tal e qual as dos banhos. Mas eram casas r/ch.

    Conheço uma de andar com esse sistema, foi uma solução pensada logo na fase de arquitetura
  6.  # 26

    Colocado por: riscos

    Abrir as portas dos roupeiros. lol


    As portas dos roupeiros já estão praticamente abertas...são de correr...e eu nunca tenho aquilo completamente fechado...

    A minha única ideia era ventilar aquilo fazendo um buraco para o exterior...para a tal parede virada a Norte...colocando uma grelha...

    Agora não sei se isso é bom ou mau...
  7.  # 27

    Colocado por: riscosAbrir as portas dos roupeiros. lol

    É isso que vos ensinam lá nos cursos de engenharia?
    :))
  8.  # 28

    Eu acho que devo tentar fazer as duas coisas...ou seja....ventilar..e isolar a viga...

    Questões:

    1) como isolar a viga, quer pelo exterior ou pelo interior??
    2) e como ventilar o roupeiro? (a ideia de fazer o tal furo de dentro do roupeiro pela parede para o exterior...sendo uma parede voltada a Norte, era assim mt má?)
  9.  # 29

    Colocado por: MyzerAs portas dos roupeiros já estão praticamente abertas...são de correr...e eu nunca tenho aquilo completamente fechado...

    E estão aberta de forma a fazer ventilação cruzada?
    O problema dos roupeiros é que as senhoras atafulham aquilo de tralha, e depois nas zonas posteriores quase nunca corre ar
  10.  # 30

    zedasilva

    em minha casa os roupeiros interiores não tem ventilação mas são revestido com um apainelado de madeira e como não há humidades por trás, nada de cheiros e bolores.
    no entanto para ver a diferença: o ano passado num dos roupeiros na parte cima apareceu uma grande quantidade de bolor e um cheiro incrível. a causa foi que a vizinha no andar de cima teve uma infiltração ( rutura de um tubo de esgoto da cozinha do vizinho de cima ) e aquilo escorria entre o tal apainelado e a parede do roupeiro dela e afetava a parte de cima do meu. foi tudo consertado e acabaram-se os bolores.
    tenho também roupeiros que confinam com a fachada exterior ( parede dupla sem isolamento) e embora as portas estejam quase sempre fechadas, nada de bolores.
    portanto não havendo humidades e com o tal apainelado a coisa resulta sem grandes problemas com as ventilações.
  11.  # 31

    Colocado por: marco1portanto não havendo humidades e com o tal apainelado a coisa resulta sem grandes problemas com as ventilações.

    Pois mas estamos a falar de um apartamento, por uma série de razões, por norma a teor de humidade interior é sempre muito mais baixo que numa moradia.
    Um tb já vivi num apartamento, como a orientação era nascente poente e estava num 6º andar, bastava abrir um pouco uma janela de uma fachada e outra da outra e não tinha ponta de humidades ou bolores.
  12.  # 32

    Colocado por: marco1zedasilva

    em minha casa os roupeiros interiores não tem ventilação mas são revestido com um apainelado de madeira e como não há humidades por trás, nada de cheiros e bolores.
    no entanto para ver a diferença: o ano passado num dos roupeiros na parte cima apareceu uma grande quantidade de bolor e um cheiro incrível. a causa foi que a vizinha no andar de cima teve uma infiltração ( rutura de um tubo de esgoto da cozinha do vizinho de cima ) e aquilo escorria entre o tal apainelado e a parede do roupeiro dela e afetava a parte de cima do meu. foi tudo consertado e acabaram-se os bolores.
    tenho também roupeiros que confinam com a fachada exterior ( parede dupla sem isolamento) e embora as portas estejam quase sempre fechadas, nada de bolores.
    portanto não havendo humidades e com o tal apainelado a coisa resulta sem grandes problemas com as ventilações.


    Concluo portanto que a viga deve ser o principal problema...

    Mas eu não me importo de tentar fazer as duas coisas em simultâneo...isolar a viga...e arranjar forma de ventilar aquilo melhor...

    A questão é como??? Conseguem ajudar?
  13.  # 33

    Colocado por: MyzerConcluo portanto que a viga deve ser o principal problema...

    Eu diria que é apenas umas das condicionantes do problema.
    Isole o topo e a face interior da viga. Crie e uma zona desimpedida junto ao fundo do roupeiro de forma a que este possa ventilar o fundo e deve ter a coisa resolvida
  14.  # 34

    Mas isolo o topo e a face interior da viga como? O interior está revestido com a melanina do roupeiro...o exterior tem um género de um rufo ou caleira por cima...que salvo erro tem uma tela igual à do telhado por baixo para não deixar entrar agua...
  15.  # 35

    Colocado por: MyzerMas isolo o topo e a face interior da viga como?

    Algo do género esquematizado a vermelho
      lixo 22.jpg
  16.  # 36

    Mas que material é esse a vermelho? Com que material isolo pelo exterior e pelo interior?
  17.  # 37

    Colocado por: MyzerMas que material é esse a vermelho? Com que material isolo pelo exterior e pelo interior?

    XPS igual ao do capoto, serve para isolar aquela viga e deixar de ter uma zona fria dentro do roupeiro.
    Dentro do roupeiro, eu só desviava as roupas do fundo, e se possível entre as prateleira e o fundo, deixava um espaço para haver circulação de ar
  18.  # 38

    Por curiosidade porque é que diz para deixar o fundo desimpedido? Em que é que isso ajuda na ventilação?
  19.  # 39

    Colocado por: zedasilvaAlgo do género esquematizado a vermelho

    Zé esquece isso, porque é necessário arrancar o capeamento e voltar a colocar, se não for bem feito ainda vai ter mais problemas do que os que tem agora, aliás tinha que ser um novo capeamento, porque teria que ter uma espessura superior. A intervenção tem que ser no interior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Myzer
  20.  # 40

    Colocado por: Picareta
    Zé esquece isso, porque é necessário arrancar o capeamento e voltar a colocar, se não for bem feito ainda vai ter mais problemas do que os que tem agora, aliás tinha que ser um novo capeamento, porque teria que ter uma espessura superior. A intervenção tem que ser no interior.



    E o que fazer pelo interior? Apenas lã de rocha como possibilidade? Alguma alternativa?

    A ideia de fazer o tal furo do interior do roupeiro para o exterior é descabida?
 
0.0202 seg. NEW