Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

Colocado por: P@rAdiS3Na solução de VMC descentralizada numa casa com a cobertura plana não será possível colocar no tecto?

Parece ser uma solução mais barata mas a longo prazo parece me ser mais dispendioso ( mais motores e placas para avariar..)

No caso de quem tem de colocar grelhas para simplemente passar na certificação , não bastará colar? Duvido que faça algum teste como no gás.. Posso perguntar a uma colega que trabalha na área

O objectivo de quem compra as grelhas (pelo menos falo por mim) não é só passar na inspecção, tenho 200 e tal euros investidos em 4 grelhas... Não é muito, mas para a minha bolsa ainda é um bocado. A ideia é mesmo que elas cumpram bem a sua função de ventilar. Se prejudicarem muito a térmica da casa é que as terei de infelizmente eliminar...
  2.  # 202

E se comprar uma caixilharia menos eficiente a nível de estanquicidade não recupera facilmente esses 200€ ou mais?

Eu tenho experiência com uma grelha na cozinha supostamente resguardada pelo estendal que tem uma chapa frontal e já era um briol desgraçado, nem quero imaginar grelhas por toda a casa..
    Concordam com este comentário: pedrocipri
    • Leao91
    • 14 dezembro 2020 editado

# 203

Colocado por: P@rAdiS3E se comprar uma caixilharia menos eficiente a nível de estanquicidade não recupera facilmente esses 200€ ou mais?

Eu tenho experiência com uma grelha na cozinha supostamente resguardada pelo estendal que tem uma chapa frontal e já era um briol desgraçado, nem quero imaginar grelhas por toda a casa..
    Concordam com este comentário:pedrocipri

Supostamente não são umas grelhas quaiqueres, uma coisa é uma grelha simples, outra é uma grelha e 50 e tal paus. Acho que estamos a falar de coisas completamente diferentes...

Falta esperar para ver o efeito, tanto pode superar as expectativas, como decepcionar completamente, a ver vamos....
  3.  # 204

Se fizer o teste que disse a uns posts atrás onde pode comprovar se existe passagem directa do exterior para o interior não vejo qual seja a diferença
    • Leao91

# 205

Normal que passe sempre, mais normal ainda é que passe bem menos de metade que uma simples grelha, nenhum idiota cria uma produto e lança para o mercado sem o testar.
  4.  # 206

Colocado por: Leao91O objectivo de quem compra as grelhas (pelo menos falo por mim) não é só passar na inspecção, tenho 200 e tal euros investidos em 4 grelhas..
    Quais são as grelhas que adquiriu? as que eu tenho visto são relativamente baratas.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    • Leao91

# 207

Colocado por: HAL_9000Quais são as grelhas que adquiriu? as que eu tenho visto são relativamente baratas.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Têm controlo acústico e de humidade supostamente. São da S&P.
    Picareta diz que quem faz é outra marca para vários clientes como a S&P e outros.
    As da Euroventil creio serem iguais...
    • Leao91

# 208

Mas sim posso sempre aplicar uma para testar no inverno seguinte e as próximas servem apenas de "modelitos" para a inspecção.

Se resultar futuramente meto todas, é uma ideia.
  5.  # 209

As minhas da Euroventil não têm controlo de humidade, são apenas acústicas.
  6.  # 210

Colocado por: Leao91
    Têm controlo acústico e de humidade supostamente. São da S&P.
    Picareta diz que quem faz é outra marca para vários clientes como a S&P e outros.
    As da Euroventil creio serem iguais...

Pode colocar fotos das suas?
    • Leao91

# 211

Colocado por: Rui1977
    Pode colocar fotos das suas?

Amanha se tiver um bocadinho, daqui a pouco vou trabalhar.
  7.  # 212

Pela documentação parece-me que essas grelhas é directo a não ser que sejam o modelo : EC-HY , ECA-HY e ECA-HY RA
    que funcionam quando existe uma pressão diferente ( , for a pressuredifference of 20 Pa)

Tambem existe tubagem para atenuação acustica.

https://statics.solerpalau.com/media/import/documentation/EN_MOUNTING_ACC.pdf
  8.  # 213

Colocado por: P@rAdiS3Pela documentação parece-me que essas grelhas é directo a não ser que sejam o modelo : EC-HY , ECA-HY e ECA-HY RA
    que funcionam quando existe uma pressão diferente ( , for a pressuredifference of 20 Pa)

Tambem existe tubagem para atenuação acustica.

https://statics.solerpalau.com/media/import/documentation/EN_MOUNTING_ACC.pdf

As minhas são ECA-HY RA.
    • nsf

# 214

Colocado por: HAL_9000A questão é que as casas hoje em dia estão tão apetrechadas de coisas que os euros não chegam a tudo. Que adianta colocar a vmc, se depois não há dinheiro para o fogão? Ainda se uma vmc de duplo fluxo tivesse um preço decente... Mas regra geral são sempre 2-3 ordenados médios cá do burgo.

A questão é: a VMC simples, com grelhas cumpre a renovação de ar mantendo o conforto térmico, ou não?
    Concordam com este comentário:Leao91

É sempre um investimento e do meu ponto de vista dos melhores que se pode fazer numa construção nova, mas há soluções que não implicam um investimento de 3 ou 4 mil euros, ou mais, numa máquina VMC duplo fluxo com recuperação de calor.
    Acabei recentemente a construção da minha moradia e a ventilação mecânica foi uma das soluções de que não prescindi e a máquina (VMC) ficou bem abaixo dos valores que se vão lendo por aqui.
    É certo que não é uma marca conhecida/conceituada como as que vamos vendo constantemente recomendadas por aqui, mas pela experiência até ao momento, com cerca de 2 meses de uso, voltava a tomar a mesma decisão e opção.
  9.  # 215

Acredito no que diz, e sei que com cerca de 2k e trabalho meu conseguia por uma VMC de duplo fluxo. porém neste momento ja é um investimento que está fora do previsto e portanto impossível de fazer. Acredito que as grelhas não arrefeçam a casa por aí além, se não não eram recomendadas pela térmica.
  10.  # 216

Colocado por: nsf
    É sempre um investimento e do meu ponto de vista dos melhores que se pode fazer numa construção nova, mas há soluções que não implicam um investimento de 3 ou 4 mil euros, ou mais, numa máquina VMC duplo fluxo com recuperação de calor.
    Acabei recentemente a construção da minha moradia e a ventilação mecânica foi uma das soluções de que não prescindi e a máquina (VMC) ficou bem abaixo dos valores que se vão lendo por aqui.
    É certo que não é uma marca conhecida/conceituada como as que vamos vendo constantemente recomendadas por aqui, mas pela experiência até ao momento, com cerca de 2 meses de uso, voltava a tomar a mesma decisão e opção.

Pode dizer qual a opção que tomou, preço e onde adquiriu? Obrigado
  11.  # 217

Colocado por: nsf

Pode informar quem instalou, marca e preço?
  12.  # 218

Colocado por: HAL_9000Acredito no que diz, e sei que com cerca de 2k e trabalho meu conseguia por uma VMC de duplo fluxo. porém neste momento ja é um investimento que está fora do previsto e portanto impossível de fazer. Acredito que as grelhas não arrefeçam a casa por aí além, se não não eram recomendadas pela térmica.
    A instalação da VMC é asim tao facil ou você é do ramo?
  13.  # 219

Colocado por: DR1982A instalação da VMC é asim tao facil ou você é do ramo?
    Eu não sou, mas o meu sogro é eletricista e disse que conseguia instalar. Mas como provavelmente os caudais iam ficar mal calculados, optei por nao inventar e colocar apenas uma vmc de extração, com as ditas grelhas. Assim em vez de 2000 euros com 500 faço a festa.
  14.  # 220

Colocado por: HAL_9000Eu não sou, mas o meu sogro é eletricista e disse que conseguia instalar. Mas como provavelmente os caudais iam ficar mal calculados, optei por não comprar a máquina e guadar os 2000 que são precisos para outras coisas.
    Pois, nao sei se é coisa possivel de ser instalada por amadores...
    Algumas fazem bastante barulho, semelhante ao AC a trabalhar por exemplo, outras nao se ouvem, nao sei se é por ser mal calculado ou da maquina

0.0620 seg. NEW