Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

Colocado por: DR1982Pois, nao sei se é coisa possivel de ser instalada por amadores...
    Algumas fazem bastante barulho, semelhante ao AC a trabalhar por exemplo, outras nao se ouvem, nao sei se é por ser mal calculado ou da maquina
    A dupla também sou da opinião que não, daí não ter avançado com a ideia. Quanto a VMC simples, tenho vários familiares que instalaram eles próprios numa de DIY, e nunca me apercebi de ruídos, mas posso perguntar.
  2.  # 222

Neste tópico sobre ventilação aproveito para perguntar sobre a minha cozinha, que tem na parede que dá para fora, dois buracos (um perto do tecto outro perto do chão) com tubo de 100 ou 120 mm e uma simples grelha de cada lado da parede. Eu percebo que precisa de ventilar para aspirar ar fresco de fora e não ar quente da casa pelo exaustor do fogão ou quando a caldeira está a funcionar, mas aquilo em certos dias é uma ventania por ali dentro... Não há nenhum sistema de controlo da passagem do ar que se possa instalar naqueles tubos? Já pensei em colocar uma simples esponja pouco densa, sempre deixa ventilar mas corta o ar quando está vento.
  3.  # 223

existem grelhas com controlo manual ( tampas) basta por isso, não precisa de estar sempre a ventilar.
  4.  # 224

Colocado por: marco1existem grelhas com controlo manual ( tampas) basta por isso, não precisa de estar sempre a ventilar.

É uma boa solução para o pcspinheiro, mas para casas novas isso não é permitido.
    • nsf
    • 15 dezembro 2020

# 225

Colocado por: Dav82
    Pode dizer qual a opção que tomou, preço e onde adquiriu? Obrigado

Colocado por: Mduvidas
    Pode informar quem instalou, marca e preço?

O equipamento foi adquirido diretamente à Sodeca, modelo REB. Na altura em que solicitei orçamento (cerca de 1 ano e meio) enviaram-me duas propostas, uma para a versão REB40 (~480m3/h caudal) e outra para a versão REB60 (~720m3/h caudal). A primeira com um valor ligeiramente acima dos 1100 euros e a segunda pouco mais de 1400 euros. Valores sem IVA, mas aos quais seria posteriormente aplicado um desconto.
    São modelos de baixo perfil que podem facilmente ser instalados dentro do teto falso. Foi o que fiz. Instalei a máquina na lavandaria e no teto falso foi deixado um alçapão para manutenção do equipamento. Adicionalmente adquiri um controlador (que coloquei numa zona central da casa) que mede a qualidade do ar, temperatura e humidade e que permite ligar ou desligar a máquina consoante os valores que definirmos, ou mediante temporizador.
    Nunca tinha tido ou contactado com um equipamento deste género e tinha um bocado de receio devido ao ruído, mas fiquei surpreendido. A máquina não se ouve e o ruído que existe é causado pelo ar nas bocas de insuflação/extração.
    No mínimo o ruído do ar é praticamente impercetível. No médio é audível, mas passa completamente despercebido no ambiente do dia-a-dia. No máximo já se ouve , mas considero perfeitamente aceitável e nada incomodativo. É um barulho que se estiver, por exemplo, a ver tv nem dou por ele.

VMC - https://www.sodeca.com/pt/productos/reb-p541?cs=9&fil=50#prod
    Controlador - https://www.sodeca.com/pt/productos/si-voc-humedad-p680#prod
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mica, Mduvidas, RUIOLI, lumpre
  5.  # 226

Colocado por: Picareta
    É uma boa solução para o pcspinheiro, mas para casas novas isso não é permitido.

norma NP_1037 pág. 20
  6.  # 227

Colocado por: marco1norma NP_1037 pág. 20

Essa norma é para Ventilação e evacuação dos produtos da combustão dos locais com aparelhos a gás.
    O SCE não permite grelhas autorreguláveis.

Agora como é que se compatibilizam as duas, não me pergunte que eu também não sei.
    •  
      marco1
    • 15 dezembro 2020 editado

# 228

Picareta
    ora ai está por um lado não consigo ver na norma isso que diz que é para evacuação dos produtos de combustão e por outro esse seu "não é permitido" era bom ver onde isso está escrito.
    tanto mais que nos CE está lá taxativo que havendo grelhas ( não especifica que não podem ser de controlo manual ou não ) a taxa de renovação é assegurada e a cumprir com a norma.
  7.  # 229

Estou a pensar colocar está solução e uns ventiladores de WC

http://www.sofi.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=414
  8.  # 230

Colocado por: Picareta
    Essa norma é para Ventilação e evacuação dos produtos da combustão dos locais com aparelhos a gás.
    O SCE não permite grelhas autorreguláveis.

Agora como é que se compatibilizam as duas, não me pergunte que eu também não sei.

só permite autoreguláveis, queres tu dizer...
    É uma boa questão.
  9.  # 231

Colocado por: Pedro Barradassó permite autoreguláveis, queres tu dizer...

Exato, confundi com regulação manual.
  10.  # 232

Colocado por: marco1ora ai está por um lado não consigo ver na norma isso que diz que é para evacuação dos produtos de combustão

Está logo no inicio do documento:

"Ventilação e evacuação dos produtos da combustão dos locais com aparelhos a gás
    Parte 1: Edifícios de habitação. Ventilação natural"
    • VCAC

# 233

O SCE permite outro tipo de grelhas, mesmo não sendo autoreguláveis.

(Excerto do despacho 15793-K/2013)
      GM.png
  11.  # 234

sim tem o titulo
    mas precisamente é a unica norma ( vá lá exigência pela lei) sobre a qualidade do ar interior) em relação a casas de habitação. a legislação foca-se essencialmente depois na ventilação é nos edificios de comercio e serviços.
    sabe dizer onde está taxativamente na legislação as diretrizes que regulamentam a qualidade do ar interior nas habitações e que DIZEM QUE É OBRIGATÓRIO ter nas casas novas VMC? ou é tudo uma interpretação?
    • Leao91

# 235

Colocado por: Rui1977
    Pode colocar fotos das suas?
    Como prometido seguem as fotos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rui1977
      IMG_20201215_122155.jpg
      IMG_20201215_122752.jpg
      IMG_20201215_122809.jpg
  12.  # 236

Mais algumas:
      IMG_20201215_122844.jpg
      IMG_20201215_122342.jpg
      IMG_20201215_1222152.jpg
    • Leao91

# 237

Mais:
      IMG_20201215_123144.jpg
      IMG_20201215_123058.jpg
      IMG_20201215_123230.jpg
  13.  # 238

Para finalizar:
      IMG_20201215_122017.jpg
  14.  # 239

Colocado por: marco1
    norma NP_1037 pág. 20

Colocado por: PicaretaEssa norma é para Ventilação e evacuação dos produtos da combustão dos locais com aparelhos a gás.

O documento que voces consultaram é uma versao caducada. No entanto os abacos e a metodologia permanece identica.

Cap1: Ventilação de edifícios com ou sem aparelhos a gás; Parte 1: Edifícios de habitação; Ventilação natural

Versao mais recente de 2015 com toda a lenga lenga da ventilaçao natural, grelhas auto regulaveis, fluxos, area de exposiçao, etc.

Cap2: Ventilação e evacuação dos produtos da combustão dos locais com aparelhos a gás; Parte 2: Edifícios de habitação; Ventilação mecânica centralizada (VMC) de fluxo simples

Cap3: Ventilação dos edifícios com aparelhos a gás; Parte 3-1: Edificios de habitação; Instalação dos aparelhos a gás: volume dos locais; posicionamento dos aparelhos e suas ligações aos vários sistemas de alimentação; ligações ao sistema de ventilação

Cap4: Ventilação e evacuação dos produtos da combustão dos locais com aparelhos a gás; Parte 4: Instalação e ventilação das cozinhas profissionais

Sendo a combustao num fogao a gas algo nao permanente, pode-se assumir que a exaustao é assegurada pelo funcionamento do exaustor admitindo que ambos trabalham ao mesmo tempo e a admissao de ar novo é dada pelas aberturas na fachada. E aqui sim verdadeiras aberturas quando se opta por meter fogoes a gas nas habitaçoes. Mas isto ja voces sabem.

Ou seja, o actual decreto de lei, tem como base esta norma de 2015 para a ventilaçao natural, independentemente de ter ou nao um fogao a gas na cozinha.

Elas nao sao gratuitas, mas quem quiser adquirir:

https://lojanormas.ipq.pt/

Nao sei onde arranjar gratuitamente mas podem sempre tentar pescar a uma biblioteca das principais faculdades de engenharia do pais. Existem docentes universitarios que se dedicam em parte, a estudar e desenvolver as normas e por vezes encontramos algumas assim perdidas nas estantes.
  15.  # 240

Leão, essas são diferentes das minha. Enquanto nas minhas tem passagem diretado ar, nas suas não consegui ver isso.
    Serão concerteza melhores para atenuar a passagem do ar.

0.0543 seg. NEW