Colocado por: Leao91Sim também já tenho 4 prontas a ser aplicadas. Estou a pensar aplica las 1 cm acima do termino da caixa de estores encostado à caixilharia.Depois documente a sua solução também. Eu ainda tenho de pensar bem como vou fazer. Como ainda não tenho as janelas, não ha pressa.
Colocado por: Leao91eu irei aplicar cerca de 10cm acima da caixilharia. Quanto mais para cima, mais discreto ficará visto pelo interior e em dias de vento forte, menos vento entrará pela casa. Falta-me apenas comprar rede mosquiteira para aplicar na entra de ar.
Sim também já tenho 4 prontas a ser aplicadas. Estou a pensar aplica las 1 cm acima do termino da caixa de estores encostado à caixilharia. Penso que seja o melhor sitio para não afectar o desempenho do estore.
Colocado por: Rui1977eu irei aplicar cerca de 10cm acima da caixilharia. Quanto mais para cima, mais discreto ficará visto pelo interior e em dias de vento forte, menos vento entrará pela casa. Falta-me apenas comprar rede mosquiteira para aplicar na entra de ar.
Quando diz desempenho, refere-se a quê?
Eu não irei colocar nenhuma grelha na caixa de estore, pelo que não existe o risco de o estore "raspar" na grelha.
Colocado por: P@rAdiS3Exacto é que eu inicialmente julguei que havia um género de membrana que só abrir mediante sucção. Não sendo assim, também fico um bocado naquela. Investimos milhares de euros em caixilharia estanque, e depois colocamos lá umas grelhas.
O ideal era mesmo só deixar passar ar caso haja sucção do interior caso contrário deixo de perceber a necessidade de caixilharia XPTO e caixas de estore com isolamento para depois ter buracos com grelhas
Colocado por: P@rAdiS3Era interessante ver um teste com essas grelhas aplicadas numa tábua por exemplo com um secador de um lado e uma vela do outro :)
O ideal era mesmo só deixar passar ar caso haja sucção do interior caso contrário deixo de perceber a necessidade de caixilharia XPTO e caixas de estore com isolamento para depois ter buracos com grelhas
Colocado por: HAL_9000mas não se compromete a eficiência térmica?
Colocado por: Rui1977Deixe-me só referir que muitas das caixilharias xptoAs que eu estava a pensar aplicar, traziam microventilação, mas pelo que percebi não cumpriam com a ventilação necessária.
Colocado por: HAL_9000Exacto é que eu inicialmente julguei que havia um género de membrana que só abrir mediante sucção. Não sendo assim, também fico um bocado naquela. Investimos milhares de euros em caixilharia estanque, e depois colocamos lá umas grelhas.
percebo a necessidade de ventilação ( e por isso é que as vou por), mas não se compromete a eficiência térmica?
Colocado por: Leao91Não vou estar a prejudicar o conforto da casa por causa de umas grelhas.
Colocado por: ricardo.rodriguesNa casa, passa a ser a mesma coisa, não faz sentido não aplicar VMC com recuperação de calor (nem que seja com sistema descentralizado).A questão é que as casas hoje em dia estão tão apetrechadas de coisas que os euros não chegam a tudo. Que adianta colocar a vmc, se depois não há dinheiro para o fogão? Ainda se uma vmc de duplo fluxo tivesse um preço decente... Mas regra geral são sempre 2-3 ordenados médios cá do burgo.
Colocado por: ricardo.rodrigues
Mas atente ao problema de ar viciado e humidades, bolores e afins, decorrentes de deficiente ventilação. No médio ou longo prazo é receita para problemas, em casa e até na saúde!
Colocado por: Leao91os euros não dão para tudo
Colocado por: Rui1977"renda" mensal de manter o sistema em funcionamentopode partilhar o valor que calculou?