Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: Leao91Sim também já tenho 4 prontas a ser aplicadas. Estou a pensar aplica las 1 cm acima do termino da caixa de estores encostado à caixilharia.
    Depois documente a sua solução também. Eu ainda tenho de pensar bem como vou fazer. Como ainda não tenho as janelas, não ha pressa.
  2.  # 162

Colocado por: Leao91

Sim também já tenho 4 prontas a ser aplicadas. Estou a pensar aplica las 1 cm acima do termino da caixa de estores encostado à caixilharia. Penso que seja o melhor sitio para não afectar o desempenho do estore.
    eu irei aplicar cerca de 10cm acima da caixilharia. Quanto mais para cima, mais discreto ficará visto pelo interior e em dias de vento forte, menos vento entrará pela casa. Falta-me apenas comprar rede mosquiteira para aplicar na entra de ar.
    Quando diz desempenho, refere-se a quê?
    Eu não irei colocar nenhuma grelha na caixa de estore, pelo que não existe o risco de o estore "raspar" na grelha.
    • Leao91
    • 13 dezembro 2020 editado

# 163

Colocado por: Rui1977eu irei aplicar cerca de 10cm acima da caixilharia. Quanto mais para cima, mais discreto ficará visto pelo interior e em dias de vento forte, menos vento entrará pela casa. Falta-me apenas comprar rede mosquiteira para aplicar na entra de ar.
    Quando diz desempenho, refere-se a quê?
    Eu não irei colocar nenhuma grelha na caixa de estore, pelo que não existe o risco de o estore "raspar" na grelha.

Tem a grelha para aplicar na parte de dentro do estore e poderia estorvar o rolo do estore. Mas se de facto não aplicar nada por dentro posso meter como você... A rede mosquiteira vai meter na parte de dentro antes de meter a grelha?

Para onde vou tem imensos mosquitos é ao pé dos montes. Terei de meter obrigatoriamente também.
  3.  # 164

Era interessante ver um teste com essas grelhas aplicadas numa tábua por exemplo com um secador de um lado e uma vela do outro :)

O ideal era mesmo só deixar passar ar caso haja sucção do interior caso contrário deixo de perceber a necessidade de caixilharia XPTO e caixas de estore com isolamento para depois ter buracos com grelhas
    Concordam com este comentário: lmcaet
  4.  # 165

Colocado por: P@rAdiS3
    O ideal era mesmo só deixar passar ar caso haja sucção do interior caso contrário deixo de perceber a necessidade de caixilharia XPTO e caixas de estore com isolamento para depois ter buracos com grelhas
    Exacto é que eu inicialmente julguei que havia um género de membrana que só abrir mediante sucção. Não sendo assim, também fico um bocado naquela. Investimos milhares de euros em caixilharia estanque, e depois colocamos lá umas grelhas.

percebo a necessidade de ventilação ( e por isso é que as vou por), mas não se compromete a eficiência térmica?
    Concordam com este comentário: manelvc, lmcaet
  5.  # 166

Leão91, a rede mosquiteira ainda tenho de ver como vou aplicar.

Hal_9000, eu também julguei que essa membrana estava sempre fechada e só abria por diferenças de pressão, mas na realidade não é assim.
    Também me custa investir em caixilharia xpto, capoto, etc. e depois ter aberturas para o exterior. No entanto, as condensações dentro das casas acontecem muito por deficiente ventilação das mesmas. Como hoje em dia cada vez as casas são mais estanques, temos de criar aberturas para permitir a renovação do ar.
    Deixe-me só referir que muitas das caixilharias xpto, podem trazer entradas de ar, exatamente para permitir a ventilação da habitação.

Colocado por: P@rAdiS3Era interessante ver um teste com essas grelhas aplicadas numa tábua por exemplo com um secador de um lado e uma vela do outro :)

Se apenas entrasse ar na habitação quando ligássemos o extrator do wc, poderiamos ter situações em que a taxa de renovação de ar seria manifestamente inferior ao desejável.
  6.  # 167

Colocado por: HAL_9000mas não se compromete a eficiência térmica?

Claro que compromete. E muito.

É a mesma coisa que as grelhas de entrada de ar obrigatórias na cozinha, quando se tem placa ou esquentador a gás. Quando está muito frio na rua, a diferença de temperatura na cozinha é muito notória (então de manhã, para o pequeno almoço... eu tenho um termoventilador na cozinha, e por esta altura do ano, a minha esposa está sempre a ligá-lo (ainda que por breves períodos). Já no resto da casa está-se bem.
  7.  # 168

Colocado por: Rui1977Deixe-me só referir que muitas das caixilharias xpto
    As que eu estava a pensar aplicar, traziam microventilação, mas pelo que percebi não cumpriam com a ventilação necessária.

Entretanto estou a pensar mudar para a série corrente da cortizo. Pelo que vou lendo por aqui cumpre, e eu at€ gosto, mas já não têm nada disso.
  8.  # 169

Colocado por: HAL_9000Exacto é que eu inicialmente julguei que havia um género de membrana que só abrir mediante sucção. Não sendo assim, também fico um bocado naquela. Investimos milhares de euros em caixilharia estanque, e depois colocamos lá umas grelhas.

percebo a necessidade de ventilação ( e por isso é que as vou por), mas não se compromete a eficiência térmica?

Fácil, se comprometer muito a térmica, depois de passar a vistoria tirasse e tapasse o buraco.

Não vou estar a prejudicar o conforto da casa por causa de umas grelhas.
  9.  # 170

Isto de boas caixilharias, estanques e bom isolamento, é como pneus para um carro de 300cv. Agora que já tem o carro, para o aproveitar precisa de gastar sempre 600, ou mais, euros sempre que trocar os pneus (se quiser "aproveitar" o carro, claro). Na casa, passa a ser a mesma coisa, não faz sentido não aplicar VMC com recuperação de calor (nem que seja com sistema descentralizado).
  10.  # 171

Colocado por: Leao91Não vou estar a prejudicar o conforto da casa por causa de umas grelhas.

Mas atente ao problema de ar viciado e humidades, bolores e afins, decorrentes de deficiente ventilação. No médio ou longo prazo é receita para problemas, em casa e até na saúde!
  11.  # 172

Colocado por: ricardo.rodriguesNa casa, passa a ser a mesma coisa, não faz sentido não aplicar VMC com recuperação de calor (nem que seja com sistema descentralizado).
    A questão é que as casas hoje em dia estão tão apetrechadas de coisas que os euros não chegam a tudo. Que adianta colocar a vmc, se depois não há dinheiro para o fogão? Ainda se uma vmc de duplo fluxo tivesse um preço decente... Mas regra geral são sempre 2-3 ordenados médios cá do burgo.

A questão é: a VMC simples, com grelhas cumpre a renovação de ar mantendo o conforto térmico, ou não?
    Concordam com este comentário: Leao91
    • Leao91
    • 13 dezembro 2020 editado

# 173

Colocado por: ricardo.rodrigues

Mas atente ao problema de ar viciado e humidades, bolores e afins, decorrentes de deficiente ventilação. No médio ou longo prazo é receita para problemas, em casa e até na saúde!

Concordo, mas lá está se prejudicar o conforto torna se uma situação insustentável. Terei de ter o cuidado de usar o método antigo de abrir com bastante regularidade as janelas, é chato mas terá de ser.

Como disseram anteriormente o VMC acredito que seja o melhor, mas os euros não dão para tudo.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  12.  # 174

Colocado por: Leao91os euros não dão para tudo

Concordo. Poder sempre meter as grelhas, e, mais tarde, quando houver maior disponibilidade financeira, logo decide se lhe compensa fazer um upgrade para um sistema descentralizado (e nem tem que ser na casa toda de uma vez).
  13.  # 175

Ricardo, hoje em dia, todas as caixilharias, mesmo as mais "fraquinhas" são bastante eficientes. Isso quereria dizer que todas as novas casas teriam de ter VMC (o que não acontece).
    Claro que concordo consigo e o ideal seria ter vmc, mas o custo de aquisisção é algo elevado (mesmo no sistema descentralizado), não esquecendo a "renda" mensal de manter o sistema em funcionamento.
    As grelhas não sendo o ideal, penso que cumprem a sua função, e é como diz o Leão, se entrar muito frio, tapa-se.
    Concordam com este comentário: ricardo.rodrigues
  14.  # 176

Começo a achar q mais valia fazer como há uns anos, com a caixa de estor por dentro, sempre fazia a renovação de ar aos poucos sem problemas.
  15.  # 177

Concordo, mas com as exigências de hoje em dia, teríamos de ter as grelhas na mesma...e o Ntorion já pensou como vai fazer na sua casa?
  16.  # 178

Colocado por: Rui1977"renda" mensal de manter o sistema em funcionamento
    pode partilhar o valor que calculou?
  17.  # 179

Mesmo sendo um VMC simples não será preferível ter ligado algumas horas por dia em vez de ter uma abertura constante nas paredes?

VMC de duplo Fluxo alguém consegue partilhar valores, falamos em 3k?
    Mesmo assim vejo algumas pessoas a investir em duplas soluções de aquecimento ( Ac + recuperado) ou outras e podia se canalizar parte desse valor para uma VMC.. digo eu

Neste site Há unidades a consumir 40/80w não sei se será o mais indicado, tenho particularmente algum receio a nível de barulhos ou ressonâncias pelas tubagens e máquina, no entanto penso que este sistema não seja para estar ligado 24/7 e principalmente em periodo noturno a não ser que haja banhos.

https://www.climaconforto.pt/produtos/tratamento-de-ar/vmc-passive-house-ventilacao-mecanica-controlada-duplo-fluxo-recuperacao-calor.html
  18.  # 180

Jorge, não fiz qualquer conta, mas sendo um sistema que funciona ligado à energia elétrica, custos terá com toda a certeza (nem que seja 5€/mês, não deixa de ser um custo).
    Claro que depois temos de ver o custo/benefício e acredito que nisso a vmc traga enormes benefícios e claro que depois se tivermos painéis fotovoltaicos e programar a vmc para trabalhar apenas nas horas de produção, o custo é praticamente "zero", mas também aí já estamos a falar de mais uns milhares para paineis.

Eu não sou defensor das grelhas (só as vou colocar porque existe essa obrigatoriedade) e o ideal seria ter vmc (quem me dera ter em minha casa), mas os €€€€ não chegam para tudo, daí esta opção "low-cost".

Já agora, mais acima alguém falou na inspeção, mas já ouvi dizer que nem todas as casas são vistoriadas ao nível da renovação de ar.
    Podem confirmar se é mesmo assim?

0.0373 seg. NEW