Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas noites.

Vou iniciar uma terraplenagem com vista à preparação de um terreno para construir uma moradia e já pedi alguns orçamentos.
    A maior parte das pessoas a quem pedi orçamentos falou-me que o valor depende do m3 que é retirado do terreno e descarregado num aterro.

Visto que não poderei acompanhar este processo, como tenho a garantia das quantidades?
    Ou seja, há algum "comprovativo" do aterro a indicar que quantidade foi descarregada?

Obrigado,

João Viana
  2.  # 2

Quem faz a escavação para as fundações?
    Quem faz a marcação da escavação?
    Não existe um empreiteiro geral?
    Não existe um fiscal?
  3.  # 3

Porque é que não faz uma construção do tipo "chave na mão"?
    (faz o projeto, acompanhamento da obra, etc e não lhe levam mais por isso)
    Assim fica-lhe muito mais caro
    Mas respondendo a terraplenagem os orçamentos dependem de vários fatores

da quantidade de terra a tirar
    Do local
    do tipo de solo
    Da distância para onde vai levar a terra
    Se precisa de dinamite
    Entre outros
    Se não acompanha a obra pega no projeto da habitação e consulta uma empresa de terraplenagens se for necessário leva-o ao local e pede um orçamento de acordo com o projeto.
  4.  # 4

Colocado por: José1982Porque é que não faz uma construção do tipo "chave na mão"?

Isto é asneira, como é que alguém contrata um empreiteiro sem projecto? Manda fazer o projecto e depois é que contrata um empreiteiro, e pode fazer um contrato tipo "chave na mão"
  5.  # 5

Não foi isso que eu disse SR. Picareta, o que eu quis dizer era que o senhor em questão deve mandar fazer o projeto, normalmente quem o faz acompanha a obra até ao final. Depois pega no projeto e manda fazer um orçamento a cada um dos empreiteiros e escolhe o melhor, mas com todos os serviços incluídos. Mesmo que o empreiteiro não tenha maquinas para terraplanagem é melhor ser da responsabilidade dele todo o serviço.
  6.  # 6

Colocado por: José1982Não foi isso que eu disse SR. Picareta, o que eu quis dizer era que o senhor em questão deve mandar fazer o projeto, normalmente quem o faz acompanha a obra até ao final. Depois pega no projeto e manda fazer um orçamento a cada um dos empreiteiros e escolhe o melhor, mas com todos os serviços incluídos. Mesmo que o empreiteiro não tenha maquinas para terraplanagem é melhor ser da responsabilidade dele todo o serviço.

Háaaa,....as minhas desculpas, não tinha sido isso que eu percebi, sendo assim, concordo consigo.
  7.  # 7

primeiro faça o projecto e depois o empreiteiro trata disso conforme o projecto. até pode precisar dessas terras para outra zona do terreno
  8.  # 8

È importante também a escolha de materiais e marcas.
    A mesma casa pode ficar por metade do preço com o mesmo empreiteiro dependendo das marcas e do tipo de material.
  9.  # 9

Colocado por: PicaretaQuem faz a escavação para as fundações?
    Quem faz a marcação da escavação?
    Não existe um empreiteiro geral?
    Não existe um fiscal?

A marcação vai ser feita por um topógrafo da construtora / empreiteiro geral.

De qualquer forma, a questão era apenas: "Visto que não poderei acompanhar este processo, como tenho a garantia das quantidades?"

Obrigado.
  10.  # 10

Colocado por: José1982Porque é que não faz uma construção do tipo "chave na mão"?

Do local
    do tipo de solo
    Se precisa de dinamite
    Entre outros
    Se não acompanha a obra pega no projeto da habitação e consulta uma empresa de terraplenagens se for necessário leva-o ao local e pede um orçamento de acordo com o projeto.

Pois, eu sei se depende de vários factores. Só queria saber como controlo a quantidade de terra que é descarregada, pois o valor a pagar depende apenas desse factor. Ou seja, há normalmente, algum sistema de "senhas" que são entregues? Ou algum "comprovativo" da descarga e local?

Obrigado
  11.  # 11

Do local
    do tipo de solo
    Se precisa de dinamite
    Entre outros

Pois, eu sei se depende de vários factores. Só queria saber como controlo a quantidade de terra que é descarregada, pois o valor a pagar depende apenas desse factor. Ou seja, há normalmente, algum sistema de "senhas" que são entregues? Ou algum "comprovativo" da descarga e local?

Obrigado

Colocado por: enf.magalhaesprimeiro faça o projecto e depois o empreiteiro trata disso conforme o projecto. até pode precisar dessas terras para outra zona do terreno

O projecto está feito, mas o empreiteiro é de longe e não me compensa que seja ele a fazer a terraplenagem. Combinámos que eu arranjaria um fornecedor mais perto, e o que queira saber apenas era como controlo a quantidade de terra que é descarregada, pois o valor a pagar depende apenas desse factor. Ou seja, há normalmente, algum sistema de "senhas" que são entregues? Ou algum "comprovativo" da descarga e local?
  12.  # 12

Só para esclarecer quem possa responder:

O empreiteiro assegurou o projecto e a construção, mas como é de longe, eu fiquei de arranjar quem fizesse a terraplenagem. Já pedi alguns orçamentos, e todos falam em preço por m3. Só queria saber se, porventura, há algum sistema que permita comprovar que a quantidade de terra que é tirada do terreno corresponde à que é descarregada. Ou seja, se não são retirados por exemplo 1000m3 e depois podem dizer que foram 1500m3 ou 2000m3.

Obrigado
  13.  # 13

so consegue ver isso, estudando o levantamento topográfico, e fazendo umas contas fica com uma estimativa
    Concordam com este comentário: João Viana
  14.  # 14

para saber a quantidade certa tem de fazer um projeto, que inclui a totalidade dos m3 a escavar, e sao esses m3 de escavação que tem de pagar, nao vá em conversas de aterros porque isso é conversa fiada
  15.  # 15

Eu no mês de Julho combinei com uma empresa de terraplanagens tirar toda a terra de um terreno para outro, ele antes fez-me um orçamento.
    Cheguei lá a terra estava toda tirada e espalhada no outro terreno, eu tal como combinado paguei o que tínhamos combinado.
    O senhor faz igual pega na cópia do projeto e diz:
    Quero fazer esta casa neste terreno, preciso de fazer as escavações para esta casa, quero justar, não quero nenhum valor hora nem ao metro cubico.
    E eles dão-lhe um orçamento.
  16.  # 16

Senão faça você as contas (aproximadas)

area x profundidade
  17.  # 17

Colocado por: João VianaSó queria saber como controlo a quantidade de terra que é descarregada

E você acha que sabendo a terra descarregada, tinha o seu problema resolvido?
    Você combinou pagar a terra descarregada ou a terra escavada? é que são coisas diferentes.
    Concordam com este comentário: José1982
  18.  # 18

na minha zona uma retro cobra 30 euros hora o camião a mesma coisa, uma giratória varia entre os 60 e os 75 euros/hora.
    Não percebo é como é que cobram ao m3 porque uma coisa é:
    escavar a terra e deixa-la no terreno outra coisa é transporta-la.
    transporta-la para onde? Outro terreno seu? Para onde a empresa quiser? Para um sitio longe ou perto?
    As condições do terreno também mandam para a quantidade de terra tirada/hora
  19.  # 19

amigo, escavação e o terreno escavado fica no terreno seu terreno vai rondar os 3€m3 de terra. se for a vazadouro dependendo da distancia mas para deistancias de 10km ronda os 6€m3
  20.  # 20

Obrigado riscos pelo esclarecimento.
    mas se a terra escavada fica num monte no terreno como é contabilizado o M3?
    Depois existem terrenos que é mais fácil de escavar que outros.
    Quanto ás distâncias existem camiões que levam mais carga que outros e os custos para distâncias iguais são quase os mesmos.
    Uma coisa é o camião demorar uns minutos para carregar outra coisa é demorar meia hora.
    Uma coisa é ter um segundo camião para carregar outra é a maquina esperar que o camião volte.

0.0212 seg. NEW