Iniciar sessão ou registar-se
    • MNeo
    • 17 outubro 2016

     # 1

    Boa Noite.

    Numa moradia no Algarve preciso de criar palas de sombreamento para os Alçados a Sul.

    As palas de sombreamento criadas com balanceamento com lajes em betão, não me agradam porque torna-se mais difícil eliminar a ponte térmica na ligação com a laje de piso.

    Pretendia criar uma estrutura metálica com fixação à laje de betão, através de apoios.

    Consegui encontrar os modelos com lamina fixa da Horiz AL e Segur AL nestes sites:


    http://www.horizontal.pt/palas-sombreamento-estendais/palas-sombreamento-e-estendais-segural/

    http://www.horizontal.pt/palas-sombreamento-estendais/palas-sombreamento-horizal/laminas-sombreamento-fixas-r571-e-r572/

    Gostava de saber se alguém já trabalhou com estes modelos, ou se conhece modelos similares para palas de sombreamento horizontal?
  1.  # 2

    também sou adepto disso.
    no entanto deixe-me lembrar-lhe que por vezes a função das palas não é só sombreamento mas sim também proteger o vao da chuva e também da caixilharia em si ás intempéries.
  2.  # 3

    A moradia já está construída?
    Se não, por vezes podemos conjugar a função de pala com varanda.
    • MNeo
    • 18 outubro 2016

     # 4

    Esta em fase final de projeto.

    A questão é que com uma pala em betão mesmo que convertida em varanda, é muito mais difícil a correção da ponte térmica...

    Para evitar uma ponte térmica ai, tinha que revestir a pala toda com isolamento
  3.  # 5

    Em moradias nunca utilizei...
    Só prescrevi para uma escola que ampliámos: sobre o janelão da sala de refeições...
      179_20081126_ 005.jpg
  4.  # 6

    Colocado por: MNeoBoa Noite.

    Numa moradia no Algarve preciso de criar palas de sombreamento para os Alçados a Sul.

    As palas de sombreamento criadas com balanceamento com lajes em betão, não me agradam porque torna-se mais difícil eliminar a ponte térmica na ligação com a laje de piso.

    Pretendia criar uma estrutura metálica com fixação à laje de betão, através de apoios.

    Consegui encontrar os modelos com lamina fixa da Horiz AL e Segur AL nestes sites:


    http://www.horizontal.pt/palas-sombreamento-estendais/palas-sombreamento-e-estendais-segural/

    http://www.horizontal.pt/palas-sombreamento-estendais/palas-sombreamento-horizal/laminas-sombreamento-fixas-r571-e-r572/

    Gostava de saber se alguém já trabalhou com estes modelos, ou se conhece modelos similares para palas de sombreamento horizontal?


    Isso também se pode resolver com uma estrutura em madeira, tipo pérgola, que dificilmente ficará mais cara.
  5.  # 7

    Colocado por: MNeoEsta em fase final de projeto.

    A questão é que com uma pala em betão mesmo que convertida em varanda, é muito mais difícil a correção da ponte térmica...

    Para evitar uma ponte térmica ai, tinha que revestir a pala toda com isolamento

    A correcção da ponte térmica nunca será simples se quiser fixar uma estrutura na zona da laje. Mas eventualmente o efeito de radiador é inferior ao de ter uma estrutura do tipo varanda.
    • MNeo
    • 18 outubro 2016

     # 8

    Colocado por: SkinkxIsso também se pode resolver com uma estrutura em madeira


    A ideia é boa, só tem o problema da manutenção. Na casa onde habito tenho uma pérgola em madeira e de 2 em 2 anos tenho que andar a pinta-la...


    Colocado por: Nuno NunesA correcção da ponte térmica nunca será simples se quiser fixar uma estrutura na zona da laje. Mas eventualmente o efeito de radiador é inferior ao de ter uma estrutura do tipo varanda.


    Na pior das hipóteses tenho a ponte térmica dos parafusos de fixação. Sei que existem acessórios em que consigo a correcção da ponte térmica de fixação do parafusos.

    Julgo que com um acessório destes consigo resolver o "problema" da fixação sem ponte térmica:

    http://www.dosteba.de/p/3448/universal-fixation-plate-ump-alu-tr

    mas os entendidos em ETICS podem opinar melhor do que eu?
  6.  # 9

    Colocado por: MNeoEsta em fase final de projeto.

    A questão é que com uma pala em betão mesmo que convertida em varanda, é muito mais difícil a correção da ponte térmica...

    Para evitar uma ponte térmica ai, tinha que revestir a pala toda com isolamento

    Executa uma viga térmica e já fica com o problema da ponte resolvido
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    • MNeo
    • 18 outubro 2016

     # 10

    Colocado por: callinasExecuta uma viga térmica


    Pode-me indicar como posso executar a viga?
    Concordam com este comentário: treker666
  7.  # 11

    • MNeo
    • 18 outubro 2016

     # 12

    Quais os preços para essas "brincadeiras"?
  8.  # 13

    Não é. Brincadeira, é a sério 450 ou mais euros o metro
  9.  # 14

    Colocado por: callinasNão é. Brincadeira, é a sério 450 ou mais euros o metro

    E qual é o retorno?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandoFerreira
  10.  # 15

    Já começamos.....
    • MNeo
    • 19 outubro 2016

     # 16

    Colocado por: callinasBrincadeira, é a sério 450 ou mais euros o metro


    Um bocadinho carote.

    Considerando um valor de 40€ por m2 para o isolamento por face (tendo como média os valores de ETICS aqui falados no forum), mais impermeabilização sobre a face superior, deve-me ficar na ordem de 100€ por metro linear de pala...

    Uma vez que preciso de uma pala com aproximadamente 1,2m de largura...Uma pala em betão revestida a isolamento sempre fica mas barata...
  11.  # 17

    Colocado por: MNeo

    A ideia é boa, só tem o problema da manutenção. Na casa onde habito tenho uma pérgola em madeira e de 2 em 2 anos tenho que andar a pinta-la...




    Na pior das hipóteses tenho a ponte térmica dos parafusos de fixação. Sei que existem acessórios em que consigo a correcção da ponte térmica de fixação do parafusos.

    Julgo que com um acessório destes consigo resolver o "problema" da fixação sem ponte térmica:

    http://www.dosteba.de/p/3448/universal-fixation-plate-ump-alu-tr

    mas os entendidos em ETICS podem opinar melhor do que eu?


    Considerando os custos e o propósito, é de longe a melhor solução. Sei perfeitamente o que você pretende e para que efeito, pelo que a pérgola é muito superior ao material que você procura, pois de inverno até tem a possibilidade de fazer podas e permitir maior entrada de radiação nesses vãos, deixando crescer a vegetação no verão, aumentando a densidade da pérgola e a eficiência do sombreamento.

    A manutenção pode ser um problema, mas todos andamos de carro e pagamos a manutenção do mesmo. Uma tarde de 2 em 2 anos não é nada e bate qualquer viga térmica. Aliás, o preço da viga mal é se não dá para pagar a pérgola...

    Não complique, a solução mais simples é, muitas vezes, a mais indicada. E a pérgola é quase autóctone da arquitectura mediterrânica, insere-se bem em qualquer estilo, mais tradicional ou mais moderno, enquanto isso que você aí colocou, na minha opinião muito sincera, só fica bem em edifícios de serviços e mesmo assim ainda tenho algumas dúvidas.
    Concordam com este comentário: sousa tavares
    • MNeo
    • 19 outubro 2016

     # 18

    A ideia da pérgola é interessante. E têm razão que tudo tem ter manutenção...

    Como a moradia é em banda, e têm um alçado com alguns critérios que tenho de seguir por causa de manter as mesmas características da envolvente, nas janelas do 1º piso não consigo colocar pérgola, tem que ser mesmo pala...
  12.  # 19

    Colocado por: MNeoA ideia da pérgola é interessante. E têm razão que tudo tem ter manutenção...

    Como a moradia é em banda, e têm um alçado com alguns critérios que tenho de seguir por causa de manter as mesmas características da envolvente, nas janelas do 1º piso não consigo colocar pérgola, tem que ser mesmo pala...


    Se for arquitectura tradicional, pode sempre prolongar os beirais do telhado e fica com uma excelente pala.

    Se for arquitectura moderna, realmente não vejo outra solução para além da que falou. Já agora, e por mera curiosidade, qual é a largura dessa pala, ou seja, desenvolve-se ao longo da parede exterior por quantos metros?
    • MNeo
    • 19 outubro 2016

     # 20

    A pala tem uma largura de 3,50m, para abranger dois vãos
 
0.0211 seg. NEW