Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia pessoal,

Hoje fui a obra demanha e tenho agora um dilema para resolver. Quando o projeto térmico foi feito, a eng. Colocou no projeto tubo de água quente isolado, não mencionou qual seria, e no projeto de águas, está tudo em pex. Hoje o canalizador, disse que o tubo pex não dá para isolar, teria de se meter outro tipo de tubagem. Por o que a eng.a da térmica mw disse,a partir deste ano os tubos de água tinham de ser isolados, agora tenho de pedir ao engenheiro que fez o projeto de águas para alterar?? O que deve ser feito??
    Acho que está tudo um pouco confuso...
  2.  # 2

Colocado por: Ricardo AlHoje o canalizador, disse que o tubo pex não dá para isolar,

Dar até dà... mas dà muito mais trabalho :)
    Eu também coloquei tubagem PEX na minha casa e foi isolada.
  3.  # 3

E como fez esse isolamento?? Hoje já me falaram do multicamada, mas pelo que disseram, é melhor em questão de durabilidade, mas se houver uma rutura é pior...
  4.  # 4

Colocado por: Ricardo AlE como fez esse isolamento?? Hoje já me falaram do multicamada, mas pelo que disseram, é melhor em questão de durabilidade, mas se houver uma rutura é pior...

Eu isolei a manga PEX.
    Como no meu caso tenho tenho traçados curtos desde a saida dos colectores até às torneiras, acabei por isolar apenas até à alimentação dos colectores.
  5.  # 5

Então fez o isolamento da manga que fica por fora do pex?? Mas esse isolamento fica bastante grande, porque têm de isolar a manga e não o pex, certo?
  6.  # 6

santosvieria, o seu projeto também é deste ano?? Eu também tenho traçado curtos, a moradia é térrea e pequena... Passou esse tubos por o chão e colocou betomilha por cima, correto?
  7.  # 7

O isolamento termico das condutas de água quente é obrigatorio desde 2013.
    20 mm de espessura nos troços principais, e 10 mm de espessura de isolamento nos troços secundários.

veja a possibilidade de usar espuma de poliuretano.
    por exemplo na CX Distrib. do pex até aos aparelhos, chumba a manga com espuma de PU

e nas mangas que passam no piso, limpa tudo muito bem e manda projetar PU no chão todo. assim envolve a manga PEX com espuma de poliuretano e isola também a laje de piso.

claro tem custos acrescidos.
  8.  # 8

Sr. fernandoferreira, no chão do piso tenho proposto betão leve granalado com eps , acho que é assim o termo, assim também dava para resolver a situação dos tubos passarem no chão?
  9.  # 9

Colocado por: Ricardo AlEntão fez o isolamento da manga que fica por fora do pex??

Sim.

Colocado por: Ricardo AlMas esse isolamento fica bastante grande, porque têm de isolar a manga e não o pex, certo?

Sim, por isso so isolei as linhas principais.

Colocado por: Ricardo Alsantosvieria, o seu projeto também é deste ano??

Não, o meu projecto é de 2012 (salvo erro). No meu projecto, não estava definido qualquer isolamento de tubagem. Apenas optei pelo isolamento por opção propria.

Colocado por: Ricardo AlEu também tenho traçado curtos, a moradia é térrea e pequena... Passou esse tubos por o chão e colocou betomilha por cima, correto?

Passei as tubagens das especialidades pelo chão e apliquei 12cm de betão celular (betonilha leve). Por cima apliquei 5cm de poliuretano projectado e depois betonilha de regularização.
  10.  # 10

sr. santos, têm alguma imagem desse processo, que pudesse enviar por email ??
  11.  # 11

Boa tarde, O tubo multicamadas onde passa a água quente tb terá de ser isolado? ou este não precisa?
    Concordam com este comentário: helderdls
  12.  # 12

Colocado por: Ricardo Alsr. santos, têm alguma imagem desse processo, que pudesse enviar por email ??

O que gostava de ver?
  13.  # 13

os tubos isolados pelo chão..ou então o isolamento da manga do pex..
  14.  # 14

Colocado por: ricardolamasBoa tarde, O tubo multicamadas onde passa a água quente tb terá de ser isolado? ou este não precisa?

sim precisa.
  15.  # 15

Colocado por: Ricardo AlSr. fernandoferreira, no chão do piso tenho proposto betão leve granalado com eps , acho que é assim o termo, assim também dava para resolver a situação dos tubos passarem no chão?

na prática não digo que não funcione.
    mas para ser considerado isolante, o material tem de ter condutibilidade térmica inferior a 0.06 (portanto o betão leve não é considerado isolamento).
  16.  # 16

Falei agora com a eng.a da térmica e vamos colocar a solução anteriormente dita. No tubos que vamos passar no chão, vamos meter espuma PU só a volta dos tubos de água, e nas paredes também vamos meter a espuma Pu, até dar num total de isolamento de 2cm em volta da manga do pex..assim acaba por funcionar e ficar melhor com a canalização que já estáva em projeto, que era pex.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira

0.0169 seg. NEW