Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A minha casa tem 3 anos e andamos a pensar instalar um fogão a lenha simples (não necessito de um fogão misto porque já tenho placa de indução) para aquecimento central. Temos pré instalação, tenho também painéis solares. A minha questão é: quanto gastarei com isto? A casa tem 3 quartos, 3 WC's e uma cozinha em open space com a sala. Total de área de cerca de 200 m2. Sendo que na sala necessito de pelo menos 2 radiadores + 2 para os corredores + 3 para cada quarto e mais 3 para cada WC, o fogão tem de ser dos mais caros? Porque há uns à venda que não chegam a 2000 eur mas receio que não seja suficiente. Os entendidos que dizem?
    Outra questão: no meu quarto, que é o mais usado, neste ultimo ano, as paredes ficaram com bastante manchas de bolor. Diria que é condensação por falta de ventilação e por causa do isolamento. Tenho tb o Wc que é onde tomamos os banhos. Será que o aquecimento central ajuda a minimizar estas coisas?

    Ps: Moro em Barcelos, sei que é muito próximo de algumas fábricas de fogões (como a FERCAR) mas ainda não tive disponibilidade para ir averiguar isso. Também gostava de ir já um bocadinho esclarecida.

    Obrigada.
  2.  # 2

    Ninguém? :\
  3.  # 3

    Sobre o fogão a lenha de aquecimento, cada fogão tem uma ficha técnica onde permite perceber a área que pode aquecer. Para saber de que fogão necessita tem que ter os m3 totais que vai aquecer ou o nr de módulos (cada radiador tem vários módulos).
    Eu tenho esse sistema... fogão a lenha para aquecimento central e quando andei à procura verifiquei que há modelos mais e menos eficientes (descrito na ficha técnica e cuja informação pode obter junto dos vendedores) e há também modelos que permitem selecionar o tamanho da caldeira de forma a aquecer + área.

    Quanto aos problemas de condensação... não me parece que o aquecimento os va resolver uma vez que segundo diz se deve à condensação e que colocar aquecimento e não ventilar vai continuar a ter, ou mesmo agravar, os problemas de condensação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AnaPrincess
  4.  # 4

    Obrigada Raquek. :)
  5.  # 5

    Tenha atenção ao facto de muitos recuperadores terem informação de que têm capacidade para aquecer x m3 e na verdade só conseguem aquecer metade.
    É fácil tirar essas dúvidas com alguém que tenha esse tipo de equipamentos.
  6.  # 6

    Colocado por: 21papaleguasTenha atenção ao facto de muitos recuperadores terem informação de que têm capacidade para aquecer x m3 e na verdade só conseguem aquecer metade.
    É fácil tirar essas dúvidas com alguém que tenha esse tipo de equipamentos.


    Sei que os recuperadores são mais baratos mas queria mesmo era fogão uma vez que tenho possibilidade de instalar e assim ainda poupo a cozinhar (quando der). Em breve irei visitar fábricas.

    Obrigada
  7.  # 7

    Fogão a lenha simples para aquecer radiadores?
    Não percebo.
    Pensava que procura informações para um recuperador com caldeira, que lhe permita fazer aquecimento central.
  8.  # 8

    Colocado por: 21papaleguasFogão a lenha simples para aquecer radiadores?
    Não percebo.
    Pensava que procura informações para um recuperador com caldeira, que lhe permita fazer aquecimento central.


    O fogão faz o papel de recuperador de calor, é onde se dá a queima. De resto, radiadores, vaso, bomba, etc.., é tudo igual a uma instalação com recuperador de calor tipo lareira.
    Concordam com este comentário: AnaPrincess
  9.  # 9

    21papaleguas, o Clioll já lhe respondeu e muito bem. Há fogões (mais caros naturalmente) que além de servirem para aquecer águas e cozinhar, também servem para aquecer a casa. E é isso que pretendo ;)
  10.  # 10

    Já lá vão 6 anos depois da construção e nessa altura, já deviam existir, mas eu não me lembro de os ter visto.
  11.  # 11

    tem tambem a opção de fogão de cozinha tambem para aquecimento da casa a pellets!!
    • void
    • 25 outubro 2016 editado

     # 12

    Em Barcelos há três fabricantes do melhor que há em fogões de cozinha a lenha,além da já referida Fercar tem também os fogões Fonseca e os fogões Araújo.

    São todos próximos uns dos outros e a qualidade é equivalente,em termos de preços a Fercar é mais cara muito por culpa do investimento que têm feito na publicidade.

    São fogões para durar uma vida,aqui na zona todas as casas têm um,conheço alguns com 30 anos.

    Faça uma visita a cada um deles e certamente encontrará o que precisa,mas convém saber antecipadamente que não são fogões para 2000€.
  12.  # 13

    Realmente desconhecia que estes fogões davam para aquecimento central.
    • void
    • 25 outubro 2016

     # 14

    Colocado por: 21papaleguasRealmente desconhecia que estes fogões davam para aquecimento central.


    Há mais de 30 anos:)
  13.  # 15

    Há trinta anos, os meus pais tinham um na cozinha que ajudava a fazer refeições e aquecia a cozinha.
    Nessa altura o aquecimento central devia haver em muito poucas moradias.
    Concordam com este comentário: void
  14.  # 16

  15.  # 17

    .
      kloverP5253162b.jpg
  16.  # 18

    Está bonito, esse fogão, ó Sérgio. Isso é nacional?
  17.  # 19

    italiani!!!
  18.  # 20

 
0.0196 seg. NEW