Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, estou com ideias em comprar uma casa de pedra para restauro, gostaria de saber opinioes, ante de me meter numa alhada sem saber lolololol podem ser cinseros e darem as vossas opinioes sejam elas favoraveis ou nao. obrigado
    Concordam com este comentário: isa9999
      casa fonte arcada.jpg
  2.  # 2

    fotos
    Concordam com este comentário: Skinkx
      27.jpg
  3.  # 3

    Espectaculo, não destrua esse belo exemplar da arquitectura popular portuguesa. Isso com um bom projecto , valoriza essa casa e da-lhe um toque e conforto contemporaneo e actual....
    Concordam com este comentário: CMartin, Alexluxx, Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nuno_cl
  4.  # 4

    Boa noite. Com os pouquíssimos pormenores que expõe relativamente à sua vontade de adquirir uma casa para restauro, não é muito fácil de dar uma opinião... Tenha em conta que o processo de restauro não é algo que se faça por "meia dúzia de tostões"...mas tudo depende do estado da casa...do seu tamanho...do que pretende fazer...e sobretudo de quanto pode investir...

    Neste momento estou com um projeto desses em mãos...de uma casa adquirida e que iniciou muito recentemente as obras de recuperação / restauro...
    Concordam com este comentário: isa9999
  5.  # 5

    Amigo Melo1981, a minha ideia era de na cave fazer um salao amplo para reunioes de familia, uma escada para subir para o resto chao e uma casa de banho, no resto chao, cozinha e sala de estar, igualmente amplo pois gosto desse conceito, uma escada em madeira para o primeiro andar, e talvez outra casa de banho, no primeiro andar, como ja nao e em pedra, fazer tres quartos e duas casas de banho, tudo em tijolo e revestido a capoto, como a casa e um pouco estreita, talvez aumentar ai uns 2 metros para o lado da eira, fazendo tipo um alpendre, onde assentava em 3 ou 4 pilares em pedra e forrado o teto a madeira. basicamente era isso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Melo1981
  6.  # 6

    Em tempos restaurei uma casa de pedra em que a única parede de tabique exterior foi substituída por construção nova, o resto ficou com a pedra à vista. (ver imagem anexa)

    Algumas notas breves:
    À primeira vista o piso superior parece ser de tijolo rebocado. Neste caso pode optar por um revestimento diferentew, por ex. em madeira (de novo o exemplo que dei).
    Esse espigueiro, da maneira que está implantado é fantástico. Lindo.
    Todo o conjunto parece ser muito bonito. Tem aí matéria para uma casa (para mim) de sonho.
    Gosto e aprovo a compra, antes que algum incauto destrua isso para fazer um armazém.
    Concordam com este comentário: CMartin, branco.valter, tozepalma, isa9999
      nsg.arq-2.jpg
  7.  # 7

    também já ia sendo altura de as próprias camaras terem uma atenção a este património e ao invés de impor ( nas que estão já classificadas) regras exageradas muitas vezes, darem nestes casos alguma forma de incentivo e até de apoio á sua recuperação, renovação, remodelação ( sem destruir a identidade da coisa).
    Concordam com este comentário: CMartin, Melo1981
  8.  # 8

    nuno_cl, parece-me então que já tem em mente o que gostaria efetivamente de fazer...podendo-lhe adiantar que os pormenores construtivos que menciona far-se-ão com um bom investimento... :)

    Aconselho-o, independentemente de todas as sugestões e opiniões que recolher neste fórum e por outros meios, que procure / contrate um Arquiteto para lhe fazer um projeto com "pés e cabeça", até porque o que tem em mente fazer, precisa de licença da câmara...

    Se tem essa vontade e disponibilidade, acho que faz muito bem em avançar...pois como já foi aqui dito, este é um património da arquitetura popular que convém preservar...mas para isso, é necessário, de facto, fazer um projeto de arquitetura...

    No meu caso, como já lhe disse, também adquiri uma casa toda em pedra (granito), e foi assim que procedi antes de avançar com qualquer tipo de intervenção na casa... :)

    Força nisso, e vá partilhando o andamento "da coisa"... :)

    Já agora, em que zona fica esse belo exemplar...?
  9.  # 9

    Colocado por: nuno_clfotos
    Concordam com este comentário:Skinkx
      27.jpg



    Isso por fora está muito bem conservado, até o telhado parece estar bom para a idade que aparenta ter. Por fora é relativamente fácil saber o que tem que fazer, porque não é muita coisa, é mexer pouco e sem estragar.

    Por dentro é que já depende muito da compartimentação que existe e das paredes de alvenaria que dão suporte a toda a estrutura.
  10.  # 10

    Boa tarde,

    Como já foi dito, é um belo património, esse tipo de trabalhos dão sempre muito gosto de fazer.

    Já explicou o que pretende, afinal quais são as suas dúvidas em concreto? e já agora qual é a zona da casa?

    Boa sorte
    nuno costa
    www.doisarquitectos.com
  11.  # 11

    Boa tarde, tentando responder a toda a gente, sei que um restauro destes fica caro, espero que nao ultrapasse os 100.000 euros :-) quanto as paredes interiores, nao vi, mas penso que seja totalmente amplo, pois aquilo era um celeiro. Se realmente adquirir a propriedade, é claro que vou recorrer a um arquiteto, afim de tb me dar umas ideias. O meu intuito de colocar aqui uma discusão, era de trocar ideias com outras pessoas e reunir opinioes, visto que isto tudo para mim e novo.
    •  
      CMartin
    • 20 outubro 2016 editado

     # 12

    Finalmente um restauro!
    Parabéns nunocl, tem aí um belo exemplar de arquitectura popular, que se torna num lindo projecto de vida, vai ver, uma casa assim é apaixonante e torna-se num passa tempo excelente...as casas antigas têm o dom de nos entreter, no bom sentido, é algo que nos dá prazer sempre, nem que seja só olhà-la. Excelente opção :o)
    Cumprimentos
  12.  # 13

    Eu chamaria a isto uma reabilitação com conversão ;)
    Concordam com este comentário: CMartin
  13.  # 14

    Vai alterar..pois não é restauro.
    Quero lá saber, é melhor do que construção nova.
  14.  # 15

    Neste caso tenho mesmo que alterar, pois nao e uma casa para ferias, mas sim uma habitaçao para a vida, onde tenho de criar os meus dois filhos, tenho mesmo de aumentar para fazer tres quartos.
    Concordam com este comentário: CMartin
  15.  # 16

    E faz lindamente em alterar nunocl, não vejo mal nenhum nisso..
 
0.0181 seg. NEW