Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa Tarde,

    Está cada vez mais perto de construir casa, mas antes tenho de preparar o terreno. Já fui saber se seria possível construir, na qual a resposta foi sim :), mas com algumas regras, deixar 1.5 metros de um lado e outros 3 de outro, mas o que eu venho pedir ajudar é para outra situação.

    O terreno como está não tem espaço para construir(A), mas já fui falar com o vizinho ao lado e traz(B), na qual está disposto a ver a melhor situação, a minha intenção é apenas fazer um ajustamento de terreno(não sei se é assim que se chama), e em só em ultimo recurso comprar o terreno todo dele(mas ainda depende de muita coisa como devem calcular"preço")!

    Minhas duvidas serão, quais os processos legais para fazer esse ajustamento, pelo que andei a fazer algumas perguntar a pessoas mais de idade, é primeiro falar com o vizinho e se ele concordar, mudar os marcos no terreno, e depois como tratar das coisas, como é que sei se mais tarde o vizinho diz que mudei o marco sozinho?? e Papeis como devo tratar!!

    Se o vizinho só aceitar vender e eu concordo em comprar a parte dele, neste caso como será o processo!!

    Como devem saber, não percebo nada disto de papeis e finanças ou entre outras coisas!

    Anexo o formato dos terrenos +/- para terem uma noção(as dimensões não estão certas)

    Obrigado
      Terrenos.JPG
  2.  # 2

    fale com um solicitador ai da zona.

    isso parece possível de ser tratado apenas como uma simples rectificação de áreas a meter na camara e que será assinado pelos dois.
    acertando bem as áreas é uma boa solução para os dois.
    irão precisar também de um levantamento topográfico.
  3.  # 3

    Colocado por: marco1fale com um solicitador ai da zona.

    isso parece possível de ser tratado apenas como uma simples rectificação de áreas a meter na camara e que será assinado pelos dois.
    acertando bem as áreas é uma boa solução para os dois.
    irão precisar também de um levantamento topográfico.


    Obrigado pela resposta.

    Mas as áreas serão as mesmas quer no meu terreno quer no terreno do vizinho no fim de alterar o delinear do terreno se eu tenho lá 1300m2 no fim terei os mesmo só que serão disposto de modo diferente, o levantamento topográfico é necessário?? não será preciso só para construir??

    Obrigado
  4.  # 4

    Necessita do levantamento topográfico, nas finanças preencher o modelo 1 para retificar áreas e confrontações e deverá ter de ser alterado também na Conservatória.

    Como disse o Marco, o Melhor seria entregar o processo a um solicitador, se for daqui da zona de Aveiro conheço alguns.

    Boa sorte
    nuno costa

    www.doisarquitectos.com
    Concordam com este comentário: maria rodrigues
  5.  # 5

    Boa tarde,

    É realmente uma situação de mútuo interesse (para si e para o seu vizinho) e tem tudo para dar certo.
    Chegue primeiro a um acordo com o vizinho.

    Boa sorte.

    Cumprimentos,
    Pedro Pontes Pimenta Almeida, Arquitecto
  6.  # 6

    Obrigado a todos,

    Sendo assim vou então tentar chegar a um acordo com o vizinho, e depois conforme o que ficar acordado irei contactar um solicitador para tratar da papelada, é o mais simples e fica tudo como deve ser, pois o terreno ainda está em nome dos meus sogros, e assim ao tratar disso passo logo para o nosso nome e já com a rectificação feita.

    Outra coisa, como posso ver ou ter uma média do preço ao m2 de um terreno destes??(Sei que é uma pergunta muito vaga)!!O terreno fica situado na freguesia da Tocha concelho de Cantanhede, é numa aldeia pacata.

    Obrigado
  7.  # 7

    Colocado por: RcrdPrntOutra coisa, como posso ver ou ter uma média do preço ao m2 de um terreno destes??

    Veja que terrenos existem à venda aí à volta. Depois pergunte o preço deles e consegue saber a média. Não se consegue dar um preço médio pois existem diversos factores que influenciam o preço, sendo os mais óbvios a localização e a área.
  8.  # 8

    Boas,

    Quanto ficará(€) o processo todo num solicitador??? Em média claro!

    Se houver acordo, será para delinear o terreno(com a troca em cima mencionada), e depois passar o terreno dos meus sogros para a filha! O terreno está como terreno agrícola(para agora manter assim), mas acho que só na altura de ter projecto e iniciar a construção é que convém passar o terreno para urbano né??

    Obrigado
  9.  # 9

    Melhor solução: um solicitador que saiba como fazer a rectificação de áreas (junto das finanças e depois na conservatória do registo predial). Caso chegue a acordo com o vizinho, prepare-se para abrir os cordões à bolsa. E sim, o solicitador sabe responder a todas as suas dúvidas. Procure um que tenha créditos firmados - na praça - para evitar retrocessos e gastos desnecessários.
  10.  # 10

    Colocado por: maria rodrigues prepare-se para abrir os cordões à bolsa. E sim, o solicitador sabe responder a todas as suas dúvidas. Procure um que tenha créditos firmados - na praça - para evitar retrocessos e gastos desnecessários.



    Ui, será assim tanto??mais de 1000 €?? Outra coisa onde posso confirmar isso dos créditos firmados??

    Desde já obrigado a todos pelas respostas, gosto de saber o que fazer ou pelo menos ter uma noção das coisas, para não ter surpresas, visto estar finalmente a tentar construir habitação própria.(mas imagino que será um caminho ainda longo)


    Obrigado
  11.  # 11

    Colocado por: RcrdPrntUi, será assim tanto??mais de 1000 €?? Outra coisa onde posso confirmar isso dos créditos firmados??

    Para não ter surpresas peça orçamento só para os honorários - 1000€ está muito frio, talvez - porque quanto às taxas e taxinhas os preços são «tabelados»; todavia se for o solicitador a requisitá-los - eles têm acesso, online, a diversos serviços da AT ou das Conservatórias - cobrarão (?) pelo trabalho, quase de certeza.

    Créditos firmados confirmam-se junto de clientes ( SATISFEITOS) com os trabalhos do solicitador. Às vezes, no café da zona, há sempre quem saiba informar , embora tudo seja subjectivo. O que é bom para uns pode ser mau para outros. Conheço um que nos desiludiu muitíssimo porque éramos a parte contrária, mas que deslindou aquilo que mais interessava a todos, isso é verdade! Mexe-se, como peixe na água, entre Finanças e Conservatória e, domina muito bem os dossiers.
  12.  # 12

    Bom dia,

    Tenho novamente algumas questões a colocar.

    1ª - Quanto custa passar dois artigos(terreno) de pais para filha(A) e depois mais um de um terceiro(B) para a tal filha(A)??

    2ª - Qual é o custo de passar um terreno cultura para terreno urbano(para construção)??

    3ª - Como serão depois três artigos, qual é o custo de passar só para um único artigo??

    4ª - Neste caso, (falo dos terrenos do inicio do tópico), o senhor não quer trocar e só vende, eu posso passar só uma parte do terreno para urbano e o resto manter como terreno de cultura??

    Posso dizer que o terreno no total ficaria com cerca de 3230m2, dos quais 2150m2 são do terceiro(B) e o restante 1080m2 são dos dois artigos dos pais!!

    Obrigado
 
0.0177 seg. NEW