Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Por acaso se tem dito mais cedo íamos ver o terreno. Agora vou estar fora uns tempos.
    Pelo que conheço essa fraga não é difícil de desmontar.
    Depois na sua visão imagina ter de escavar para fazer a casa dos seus sonhos? Ou ao nível do terreno ficará bem?

O terreno da última casa que passei, tem 3,5 metros de desnivel entre a rua e a cave. Ou seja 3,5 metros em 15 metros. Muito? A pessoa que vai fazer a casa Faz rés do chão mais cave., e assim venceu o desnivel do terreno.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Emanuel85
  2.  # 2

Colocado por: callinasPor acaso se tem dito mais cedo íamos ver o terreno. Agora vou estar fora uns tempos.
    Pelo que conheço essa fraga não é difícil de desmontar.
    Depois na sua visão imagina ter de escavar para fazer a casa dos seus sonhos? Ou ao nível do terreno ficará bem?

O terreno da última casa que passei, tem 3,5 metros de desnivel entre a rua e a cave. Ou seja 3,5 metros em 15 metros. Muito? A pessoa que vai fazer a casa Faz rés do chão mais cave., e assim venceu o desnivel do terreno.

A ideia que tínhamos era nivelar o terreno pelo passeio, não tinha ideia de fazer uma cave. Agora a minha dúvida prende-se com a quantidade de terra que teria de ser movimentada e claro por ser terreno rochoso. Estou a leste de tudo isto.
  3.  # 3

Emanuel

se for falar com um arquiteto de certeza que se tiver alguma qualidade lhe dirá como fazer ali a casa que quer respeitando o relevo e poupando umas valentes coroas em escavações.
  4.  # 4

Colocado por: marco1Emanuel

se for falar com um arquiteto de certeza que se tiver alguma qualidade lhe dirá como fazer ali a casa que quer respeitando o relevo e poupando umas valentes coroas em escavações.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Emanuel85

A ideia que tinha era que face ao terreno era necessário nivelá-lo, até porque na parte de cima está em construção outra moradia e nivelaram o terreno. Agora o meu medo é comprar o terreno e gastar uns valentes euros em escavações...
  5.  # 5

Essa escavação não me parece nada de especial.
  6.  # 6

Colocado por: marco1Emanuel

Talvez com um Engenheiro seja mais produtivo
  7.  # 7

humm

falo em soluções espaciais para pousar uma casa no terreno de forma o menos intrusiva respeitando o relevo natural, acho que ai um arquiteto pode ser mais produtivo nesse aspeto.
  8.  # 8

Colocado por: PicaretaEssa escavação não me parece nada de especial.

O quê quer dizer com isso? É uma escavação comum para inicio de moradia? Se contratar um empreiteiro para me fazer a obra e com este terreno não ficará mais caro?
  9.  # 9

Colocado por: callinas
    Talvez com um Engenheiro seja mais produtivo

Engenheira tenho em casa... mas não é a sua especialidade ;)
  10.  # 10

Colocado por: marco1humm

falo em soluções espaciais para pousar uma casa no terreno de forma o menos intrusiva respeitando o relevo natural, acho que ai um arquiteto pode ser mais produtivo nesse aspeto.

OK... percebi Marco :) Obrigado
    • LuB
    • 23 outubro 2016 editado

# 11

Eu não nivelava o terreno e dava graças a Deus por ele não ser plano. A casa fica melhor se for "empoleirada": - Vai receber mais sol e vai ficar mais visível.
    Aliás na segunda foto do terreno, que mostrou no início (Post #2), constata-se isso mesmo: - a casa do seu vizinho ficou "atarracada/afundada" porque o terreno dele é plano... Existem hoje bons arquitectos que muito bem o podem aconselhar. Vai ver que lhe fazem aí uma casa de sonho, aproveitando o formato do terreno, e nem só não lhe tocam na pedra como ainda são capazes de lhe sugerir uns retoques na terra para aquilo ficar à maneira.

Embora não saiba qual o preço do m2 aí nessa zona, não me parece nada caro. Não deve haver grande procura para terrenos de construção por esses lados (o que os torna acessíveis para a bolsa) mas esse está numa zona central. E não vale a pena poupar no terreno, visto que a casa lhe vai custar o mesmo onde quer que a ponha. Por isso não lhe aconselho que opte por um terreno mais baratinho.
  11.  # 12

Colocado por: LuBEu não nivelava o terreno e dava graças a Deus por ele não ser plano. A casa fica melhor se for "empoleirada": - Vai receber mais sol e vai ficar mais visível.
    Aliás na segunda foto do terreno, que mostrou no início (Post #2), constata-se isso mesmo: - a casa do seu vizinho ficou "atarracada/afundada" porque o terreno dele é plano... Existem hoje bons arquitectos que muito bem o podem aconselhar. Vai ver que lhe fazem aí uma casa de sonho, aproveitando o formato do terreno, e nem só não lhe tocam na pedra como ainda são capazes de lhe sugerir uns retoques na terra para aquilo ficar à maneira.

Embora não saiba qual o preço do m2 aí nessa zona, não me parece nada caro. Não deve haver grande procura para terrenos de construção por esses lados (o que os torna acessíveis para a bolsa) mas esse está numa zona central. E não vale a pena poupar no terreno, visto que a casa lhe vai custar o mesmo onde quer que a ponha. Por isso não lhe aconselho que opte por um terreno mais baratinho.

Obrigado pelo comentário e pelo conselho!
    • emad
    • 23 outubro 2016

# 13

Emanuel, cada m2 desse terreno fica por 103€. Se quiser controlar custos deve começar logo na compra do terreno.
    Mas o terreno esta bem localizado e pode fazer o que quiser nele. Tem essa vantagem.
    Eu nao pagaria mais de 40k.
    Concordam com este comentário: lmcscarpediem
    • ik
    • 23 outubro 2016

# 14

Esse terreno pela foto ainda está afastado do centro, se andar mais 2km para fora do centro ainda baixa mais o valor por um terreno equivalente
  12.  # 15

Quando o factor mais importante de valorização de um imóvel é a localização, acho um disparate poupar 20.000€ num terreno, para ir para um local muito pior.

Colocado por: ikEsse terreno pela foto ainda está afastado do centro, se andar mais 2km para fora do centro ainda baixa mais o valor por um terreno equivalente

Pode encontrar um terreno por menos 20.000, mas depois pode ficar com uma casa com um valor comercial muito mais baixo, além de que gasta muito mais em deslocações diariamente e perde qualidade de vida.
  13.  # 16

Colocado por: Emanuel85Digo isto porque o preço é algo caro, cerca de 58,000euros.

Já tentou negociar com o vendedor? Tem dinheiro para pagar o terreno ou vai pedir empréstimo ? Isso pode pesar na hora da venda pois você pode dizer que tem o dinheiro logo "à mão" pelo que não precisa de esperar por uma aprovação do crédito e bla bla bla ...
  14.  # 17

Neste caso a casa vale o que vale pelo que é e não pelo terreno em que está inserido. O valor do terreno terá um peso residual na casa.
    Imaginado que compra o terreno por 50 mil, já com despesas todas. 4mil no projecto e 150 mil na construção da casa., acho difícil conseguir vender a casa por mais de 180 mil.
    Bragança tem muitos imoveis à venda e o mercado de trabalho é escasso.
    Arranje quem lhe faça o projecto, e essa mesma pessoa ou equipa ajuda-lo-ao nessa escolha.
    Nesta zona as coisas não valorizam so porque a casa está aqui ou mil metros mais abaixo.
    • ik
    • 23 outubro 2016

# 18

Colocado por: PicaretaQuando o factor mais importante de valorização de um imóvel é a localização, acho um disparate poupar 20.000€ num terreno, para ir para um local muito pior.

Pode encontrar um terreno por menos 20.000, mas depois pode ficar com uma casa com um valor comercial muito mais baixo, além de que gasta muito mais em deslocações diariamente e perde qualidade de vida.

2km numa cidade do interior são como 100m numa cidade "grande", não é nada

Isto é a minha opinião e desta vez estou com o calinas, depois de construir ninguém lhe dará o que a casa custou+terreno
  15.  # 19

Colocado por: ikEsse terreno pela foto ainda está afastado do centro, se andar mais 2km para fora do centro ainda baixa mais o valor por um terreno equivalente

Está a 2km do centro. O terreno está bem situado e é ao nosso gosto, disso não temos dúvidas. Aqui a questão como já referi é a "disposição" do terreno e o que poderá implicar ao iniciar a construção!
  16.  # 20

Colocado por: clasus
    Já tentou negociar com o vendedor? Tem dinheiro para pagar o terreno ou vai pedir empréstimo ? Isso pode pesar na hora da venda pois você pode dizer que tem o dinheiro logo "à mão" pelo que não precisa de esperar por uma aprovação do crédito e bla bla bla ...

Não tentei negociar porque quando o tentar fazer será para comprar e como não estou certo disso, e a abertura deste tópico diz isso mesmo, ainda não o fiz! Mas já me informei do terreno, tem 20x30, uma área de implantação de 150m2, e poderá ter cave e 2 pisos!

0.0237 seg. NEW