Iniciar sessão ou registar-se
    • ik
    • 23 outubro 2016

# 21

Colocado por: Luis K. W.Os que já leram a minha versão apocalíptica sobre os telhados, podem passar à resposta seguinte. :-)

Caro ik,
    Pretende uma cobertura que protejadefinitivamente da chuvaos apartamentos que estão por baixo, ou protegê-los apenas de pequenos aguaceiros em dias de pouco vento?
    Quando vierem ventos de 100km/hora e chuvadas diluvianas, acha que essa cobertura resiste?
    O mais certo é as telhas VOAREM!
    E depois?

Caleiras com tinta membrana? Isso é para durar quanto tempo?

Temos que ver que onde estamos não existe muita probabilidade das telhas voarem, pelo menos na minha zona geográfica

Não tenho conhecimento sequer de uma situação dessas na minha cidade
  1.  # 22

Por aqui é comum ter ventos de 100km/h e as telhas não voam nem a água entra em chuvadas mais fortes.

Não é habitual a colocação de sub-telha ou impermeabilização por baixo da telha, nem costuma estar contemplada em projecto. Mas também considero que seja uma mais valia.

Em relação às caleiras em betão impermeabilizadas com Membrana... Não acredito que dure mais do que 2 ou 3 anos sem meter água...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jd_
    • jd_
    • 23 outubro 2016

# 23

Qual a alternativa à membrana?
  2.  # 24

Uma caleira à medida feita em zinco, por exemplo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jd_
    • jd_
    • 23 outubro 2016 editado

# 25

Era o que tinha, mas já estava muito danificada (50 anos), estava a deixar passar água, então a solução que usaram foi a membrana.

Este local não apanha com muito sol, ainda por cima está protegido pelas telhas, pode ser que dure mais uns anos...pelo menos espero.
  3.  # 26

Colocado por: jd_Era o que tinha, mas já estava muito danificada (50 anos), estava a deixar passar água, então a solução que usaram foi a membrana.

Mas a membrana está por cima dessa chapa?
    • jd_
    • 23 outubro 2016

# 27

Não, retiraram a chapa, acimentaram e depois colocaram a membrana.

A chapa tiraram de certeza, porque eu vi, e estava em mau estado, com buracos e rasgada em alguns lados.
  4.  # 28

Colocado por: ikTemos que ver que onde estamos não existe muita probabilidade das telhas voarem, pelo menos na minha zona geográfica
    Podemos saber qual a sua zona geográfica / cidade ?
    • jd_
    • 24 outubro 2016

# 29

Margem Sul
  5.  # 30

Colocado por: jd_Margem Sul
    Do Tejo?!?
    Disse, margem Sul do Tejo?
    As duas fotografias que seguem são da Margem Norte do Tejo (Lisboa), em Abril de 2010.
      2010Abr_ciclone em Lisboa_1.jpg
      2010Abr_ciclone em Lisboa_2.jpg
  6.  # 31

E no ano passado andou "este" a passear por Setúbal:
    http://setubaltv.com/tornado-percorre-o-distrito-de-setubal/
  7.  # 32

Bem, se estamos a falar de tornados, não será a impermeabilização que vai salvar o telhado! :)
    • jd_
    • 24 outubro 2016

# 33

sim, do tejo
    • jd_
    • 24 outubro 2016

# 34

O que me chateia no meio disto tudo, é que neste pais, estão quase sempre a tentar passar-nos a perna, uma pessoa paga as coisas, e espera que as pessoas sejam competentes e façam um bom trabalho.
    Sempre que há alguma coisa, que não consiga ou saiba fazer, e que tenho que pagar, tento informar-me ao máximo, tentar saber como as coisas são feitas, por forma a minimizar este tipo de coisas, mas mesmo assim, nem sempre corre bem.
    Mas não devia ser preciso fazer nada disto...
    Concordam com este comentário: CMartin
  8.  # 35

jd_ a questão é que pediu a opinião depois da obra estar praticamente executada.
    • jd_
    • 24 outubro 2016

# 36

O meu comentário foi no geral, quando se contrata um profissional, é suposto essa pessoa fazer um bom trabalho.
    Concordam com este comentário: CMartin, Vítor Magalhães
  9.  # 37

Colocado por: jd_é suposto essa pessoa fazer um bom trabalho
    O aspecto final do trabalho até parece ser muito bom.
    O problema é o que está por baixo, que você tão bem documentou.
    O que eu apontei foram questões de segurança (apoio deficiente da estrutura metálica no tijolo; "pilares" que sustentam a viga de cumeeira parecem fracos) e a pouca eficácia da solução (as telhas, sózinhas, não fazem uma boa impermeabilização, nem isolamento; a pintura com tinta membrana não tem uma grande longevidade).

Vou contar pela enésima vez:
    Depois de ter visto telhas a voar do alto de um dos prédios junto à esquina entre a Artilharia Um e a Marquês de Fronteira em Lisboa (perto do rest. Valenciana), passei a ser muito mais cauteloso. É que eu estava na cobertura (não estava nenhuma tempestade tropical...), e vi as telhas a levantar como se fossem folhas de papel , e estatelarem-se com estrondo na calçada. Por acaso, ninguém (nem nenhum carro) levou com uma telha em cima...
  10.  # 38

Também concordo que um bom sistema de impermeabilização por baixo das telhas é uma mais valia, mas sinceramente, pela minha experiência, não considero que seja indispensável quando se cumpre as recomendações do fabricante, principalmente as inclinações mínimas.

De qualquer forma a impermeabilização não resolve o problema das telhas voarem, aí só com um sistema de fixação.

Já fui reparar alguns telhados depois de uma tempestade enorme com telhas de beira do partidas (cravadas com cimento) e nem uma telha vi levantada.
  11.  # 39

Colocado por: Luis K. W.Os que já leram a minha versão apocalíptica sobre os telhados, podem passar à resposta seguinte. :-)

Caro ik,
    Pretende uma cobertura que protejadefinitivamente da chuvaos apartamentos que estão por baixo, ou protegê-los apenas de pequenos aguaceiros em dias de pouco vento?
    Quando vierem ventos de 100km/hora e chuvadas diluvianas, acha que essa cobertura resiste?
    O mais certo é as telhas VOAREM!
    E depois?

Caleiras com tinta membrana? Isso é para durar quanto tempo?

Isso parece a desculpa da tange que um arquitecto uma vez me espetou - como ele não sabe (continuo com a minha) trabalhar com telhados muitos complicados, então lá usou a desculpa dos tornados e dos tufões como suposta mais-valia dum terraço em detrimento duma cobertura em telha. Não me leve a mal, Luís, até porque gosto muito do que você escreve, e até estou a falar assim mais porque estou a reviver o que o palerma (porque o é, e não por esse episódio em concreto) disse.

O telhado inclinado pode realmente ter problemas uma vez na vida quando passa um tufão, ok, tudo bem. Mas quantos e quantos e quantos terraços não têm problemas a vida inteira, precisamente porque sendo coberturas planas são soluções muito mais susceptíveis de darem problemas perante as más práticas dos profissionais? Uma telha mal colocada, uma telha partida, uma telha que voa, tudo isso é uma subida ao telhado e está resolvido. Pode acontecer uma vez na vida, mas é uma solução altamente fiável.

Um terraço, se vira para dar problemas - e é disso que falamos, dos diversos tipos de problemas dos diversos tipos de soluções - nunca mais temos sossego dentro de casa e aquilo que devia ser o nosso sossego ao fim do dia, o recato do lar, passa a ser uma inquietação permanente, com infiltrações em todo o lado.

Dito isto, gostos são gostos e também gosto de alguns edifícios em terraço, não tenho problema nenhum com isso. Mas se vão usar os tufões e tornados como o bicho-papão das coberturas em telha, lembrem-se que basta um aguaceiro em qualquer dia da semana para uma cobertura em terraço mal executada começar a dar problemas durante muito e muito tempo.

Em cima disso, a manutenção duma cobertura em telha é simplesmente não existente. Gostava de saber quantos donos de obra se apaixonaram pelas casas "sem telhada" e sabem, pelo menos isso, que as suas impermeabilizações têm um período de vida limitado e que requerem manutenção/substituição.
  12.  # 40

Colocado por: SkinkxUm terraço, se vira para dar problemas - e é disso que falamos, dos diversos tipos de problemas dos diversos tipos de soluções - nunca mais temos sossego dentro de casa e aquilo que devia ser o nosso sossego ao fim do dia, o recato do lar, passa a ser uma inquietação permanente, com infiltrações em todo o lado.
    :-)
    O meu prédio tem a mesma impermeabilização (tela asfáltica, em duas camadas cruzadas, exposta ao Sol) desde 1982.
    Manutenção zero! (*)

E desde que vi as telhas a serem arrancadas de um telhado pelo vento, na R Artilharia Um...

(*) Por acaso, como sou administrador do condomínio, a ver se me lembro de ir lá acima para ver como está. Já lá não vou há precisamente um ano.

0.0248 seg. NEW