Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Certo,

Desde que imitam ETA é uma certificação internacional.
    Nunca referi que o nosso LNEC não passa ETA's, pois até existem ETA's emitidas pelo LNEC.
    Concordam com este comentário: nbastos
  2.  # 22

Agora uma certificação nacional tem poder nacional.
  3.  # 23

Atlas,

Será que queria dizer "emitam"?
  4.  # 24

E onde eu disse que não?

Eu disse Certificação Nacional, você diz "Norma Técnica Europeia".

Sistemas com ETA's tem mais credibilidade que sistemas sem certificação ou certificação nacional.
  5.  # 25

Colocado por: sousa tavaresAtlas,

Será que queria dizer "emitam"?

Certo, emitam. Obrigado pelo reparo contudo já não dá para editar.
  6.  # 26

ETAG = European Technical Approval Guidelines

Por isso mais uma vez fala em algo com poder Internacional.

Creio que estamos a dizer o mesmo, mas de formas diferentes.
  7.  # 27

Desculpe, existem produtos que apenas possuem uma homologação nacional e os mesmo não são válidos em outros países, por ser uma homologação nacional.
    Basta ir ao próprio site do LNEC, tem lá muitos.
  8.  # 28

Isso é outra história. É um sistema em fase de homologação, e começou pelo LNEC para pelo menos ter para já homologação nacional...
  9.  # 29

Colocado por: Anonimo18072022A
    Ora mostre lá um exemplo...

Retirado do LNEC:

"Normas Portuguesas"

Não foi dificil.
  10.  # 30

Só conheço esse... E provavelmente vocês também... Pois eu referi isso num outro tópico ....
  11.  # 31

Colocado por: callinasIsso é outra história. É um sistema em fase de homologação, e começou pelo LNEC para pelo menos ter para já homologação nacional...

Callinas, leia os meus comentários:

- Referi que qualquer documento ETA, seja emitido por quem for, pois uma ETA é sempre emitido por uma instituição creditada para tal, não está aqui em causa, até pode ser um documento ETA emitido pelo LNEC. É uma certificação com base em parâmetros internacionais.
    - Documentos de Homologação, que referem-se a Normas Portuguesas, não tem o mesmo peso.

Aquilo que se está a criar não sei bem o porquê de se estar a criar, pois acho que se percebe que qualquer Sistema que possua uma ETA, tem sempre mais credibilidade que outros que não possuem essa certificação.

E não é dificil, reparar que o próprio Etics, em outros tópicos refere o mesmo. Portanto não percebo o porquê desta discussão.

Tentando fazer com que a discussão prossiga e não se fique pelas certificações:
    A escolha depois vai ser do técnico ou do próprio cliente, sendo que, terá, como disse, a ver em função dos produtos que as marcas dispõem. Umas marcas tem produto X, outras tem produto Y.
    Além disso, creio que a questão do preço também terá influencia.
    Portanto, marcas há muitas, e com certificação, até se pode deixar aqui uma Lista, como já se fez em outros tantos tópicos:
    -WEBER
    -STO
    -VIERO
    -BAUMIT
    -FASSA BORTOLO
    -STOMIX
    -MAPEI
    -SECIL
    -TYTAN
    -KNAUF
    -DIERA
    -BARBOT