Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: tnjp

    Depende dos critérios de cada um. Veja se é suficiente para si e isso é o mais importante! Muita gente vai dizer que é pequena, mas o que interessa é se é suficiente para si! A minha terá 132m2, ainda mais pequena que a sua, mas é mais que suficiente para mim.


    A minha 123 m2 brutos :) no money, no funny. O que interessa é quem lá vai viver :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria João Silva
  2.  # 22

    A área não é só o factor para diferenciar um bom espaço de outro mau. Por exemplo posso fazer um projeto de um quarto com 15m2 e seja melhor do que um quarto com 21m2. E claro...como teem dito aqui, o que conta é as necessidades de cada um ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Maria João Silva
  3.  # 23

    Obrigada pela vossa ajuda, está a ser extremamente importante!
    Como não queremos ter em casa espaços mortos, pois será uma perda de dinheiro, estamos a ponderar fazer uma cozinha conjugada com a sala, no entanto ainda não sabemos qual os m2 necessários para que seja um espaço amplo.
    Quanto à realização do projeto, já contactamos alguns arquitetos, e digo-vos que nos apercebemos do absurdo que alguns profissionais pedem pelo seu serviço. Temos valores entre os 3000€ até 7000€. A parte engraçada, é que na maior parte oferecem o mesmo serviço e o preço difere nesta dimensão.
    O que acham de um projeto rondar os 3000/3500€?

    Desde já obrigada!
  4.  # 24

    arquitectura só? ou mais especialidades?
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  5.  # 25

    Colocado por: enf.magalhaesarquitectura só? ou mais especialidades?
    Concordam com este comentário:nunogouveia


    Arquitetura e especialidades...
  6.  # 26

    Colocado por: Maria João Silva

    Arquitetura e especialidades...


    Já com IVA ou + IVA?
    • VCAC
    • 26 outubro 2016

     # 27

    Boa tarde!

    Se é com especialidades o de 3000€ é quase dado!!!
    Digo isto porque no meu caso será:
    Arquitectura - 3000€
    Especialidades - 2000€
    (+IVA)
    Concordam com este comentário: mhpinto
  7.  # 28

    Boa tarde,

    VCAC, esses valores que apresentou são, presumo eu, sem projecto de execução, ou seja, contemplam o desenvolvimento do projecto até à entrega do licenciamento. Confirma?

    Cumprimentos
    • VCAC
    • 26 outubro 2016

     # 29

    Colocado por: PPPArquitectoBoa tarde,

    VCAC, esses valores que apresentou são, presumo eu, sem projecto de execução, ou seja, contemplam o desenvolvimento do projecto até à entrega do licenciamento. Confirma?

    Cumprimentos


    Confirmo!
    (infelizmente para mim... mais propriamente para a minha carteira :D )
    • PJLG
    • 26 outubro 2016

     # 30

    Colocado por: Maria João Silva

    Arquitetura e especialidades...


    Provavelmente o de 3.000€ é arquitectura e especialidades e o de 7.000€ inclui arquitectura, especialidades, mapa de quantidades, projecto de excuçao, fiscalizaçao de obra... nao?
    •  
      Mk Pt
    • 26 outubro 2016 editado

     # 31

    Colocado por: Maria João SilvaObrigada pela vossa ajuda, está a ser extremamente importante!
    Como não queremos ter em casa espaços mortos, pois será uma perda de dinheiro, estamos a ponderar fazer uma cozinha conjugada com a sala, no entanto ainda não sabemos qual os m2 necessários para que seja um espaço amplo.
    Quanto à realização do projeto, já contactamos alguns arquitetos, e digo-vos que nos apercebemos do absurdo que alguns profissionais pedem pelo seu serviço. Temos valores entre os 3000€ até 7000€. A parte engraçada, é que na maior parte oferecem o mesmo serviço e o preço difere nesta dimensão.
    O que acham de um projeto rondar os 3000/3500€?

    Desde já obrigada!

    A parte ainda mais engraçada, mas bem mais engraçada, é que as pessoas fora da área de construção ignoram que um projecto de 7000, 8000 ou até 10000 pode sair mais barato que um projecto de 3.500, 3.000 ou mesmo 2.000€.
    :)

    E nem devia ser preciso de dizer o motivo, basta pensar o porquê - mesmo para quem não é da área e nunca construiu.
    Vamos fazer o raciocínio do 'pensando um bocado':

    Pensando um bocado, qualquer pessoa sabe que uma obra não é nada barata.
    Pensando um bocado, qualquer pessoa sabe que os projectos são a base de uma obra.
    Pensando um bocado, qualquer pessoa chega à conclusão que um projecto é, portanto, o guia para as muitas dezenas de milhares de euros gastos numa obra.
    Pensando um bocado, qualquer pessoa chega à conclusão que a qualidade de um projecto é vital para o orçamento de uma construção.

    Porque:
    Pensando um bocado, qualquer pessoa sabe que tempo é dinheiro.
    Pensando um bocado, qualquer pessoa sabe que um construtor onde poder ganhar mais dinheiro, ganha.
    Pensando um bocado, omissões e erros em obras custam milhares de euros com muita facilidade.

    Pensando um bocado, um bom projecto, completo, de 7.000/8.000 pode acabar por ser bem mais barato que um projecto de 3.000€ e até deve resultar em habitação melhor adaptada a quem lá vai ver.

    Pensando um bocado, projectos como deve ser exigem muito tempo de trabalho, conhecimento e experiência por parte de técnicos qualificados.
    Pensando um bocado, um projecto 'barato' dificilmente vai ter qualidade e ser completo o suficiente.
    ...

    Mas pensando um bocado, estamos em Portugal, onde a média considera que praticamente tudo aquilo que outros fazem é caro e só os próprios é que são mal pagos.
    -.-


    Faça a escolha dos técnicos pela qualidade do trabalho, não pelo preço.
    Os bons técnicos, os bons projectos poupam dinheiro e tempo em obra mais que suficientes para pagar os projectos - mesmo falando de habitações que não sejam grandes.
    Facilmente um bom eng. poupa mais de 1000€ em material ['ferro' e betão] e ainda mão de obra só na estrutura.
    Facilmente um bom projecto de arquitectura - que vai coordenar as outras especialidades - poupa muitos mais milhares de euros.

    Depois ainda tem que contratar a fiscalização de obra, que deve ser independente dos autores dos projectos, mas isso é quando já estiver para decidir qual vai ser o construtor.
    Uma boa fiscalização, independente dos projectistas e construtor, é outro ''gasto'' que permitir poupar muitos milhares de euros, tempo e dores de cabeça.
    E não é só o ZédaSilva, que é fiscal, que vai concordar com isto, é qualquer técnico da área [que não queira aproveitar-se de si] ou pessoa com experiência em construir.
    Concordam com este comentário: Hugo S., PPPArquitecto
  8.  # 32

    olhe o meu foi 6000 + iva para arquitectura + especialidades+ mapa de quantidades + execução + fiscalização por engenheiro civil.
    por isso 3000 acho barato .
  9.  # 33

    Colocado por: Mk Pt
    A parte ainda mais engraçada, mas bem mais engraçada, é que as pessoas fora da área de construção ignoram que um projecto de 7000, 8000 ou até 10000 pode sair mais barato que um projecto de 3.500, 3.000 ou mesmo 2.000€.
    :)

    E nem devia ser preciso de dizer o motivo, basta pensar o porquê - mesmo para quem não é da área e nunca construiu.
    Vamos fazer o raciocínio do 'pensando um bocado':

    Pensando um bocado, qualquer pessoa sabe que uma obra não é nada barata.
    Pensando um bocado, qualquer pessoa sabe que os projectos são a base de uma obra.
    Pensando um bocado, qualquer pessoa chega à conclusão que um projecto é, portanto, o guia para as muitas dezenas de milhares de euros gastos numa obra.
    Pensando um bocado, qualquer pessoa chega à conclusão que a qualidade de um projecto é vital para o orçamento de uma construção.

    Porque:
    Pensando um bocado, qualquer pessoa sabe que tempo é dinheiro.
    Pensando um bocado, qualquer pessoa sabe que um construtor onde poder ganhar mais dinheiro, ganha.
    Pensando um bocado, omissões e erros em obras custam milhares de euros com muita facilidade.

    Pensando um bocado, um bom projecto, completo, de 7.000/8.000 pode acabar por ser bem mais barato que um projecto de 3.000€ e até deve resultar em habitação melhor adaptada a quem lá vai ver.

    Pensando um bocado, projectos como deve ser exigem muito tempo de trabalho, conhecimento e experiência por parte de técnicos qualificados.
    Pensando um bocado, um projecto 'barato' dificilmente vai ter qualidade e ser completo o suficiente.
    ...

    Mas pensando um bocado, estamos em Portugal, onde a média considera que praticamente tudo aquilo que outros fazem é caro e só os próprios é que são mal pagos.
    -.-


    Faça a escolha dos técnicos pela qualidade do trabalho, não pelo preço.
    Os bons técnicos, os bons projectos poupam dinheiro e tempo em obra mais que suficientes para pagar os projectos - mesmo falando de habitações que não sejam grandes.
    Facilmente um bom eng. poupa mais de 1000€ em material ['ferro' e betão] e ainda mão de obra só na estrutura.
    Facilmente um bom projecto de arquitectura - que vai coordenar as outras especialidades - poupa muitos mais milhares de euros.

    Depois ainda tem que contratar a fiscalização de obra, que deve ser independente dos autores dos projectos, mas isso é quando já estiver para decidir qual vai ser o construtor.
    Uma boa fiscalização, independente dos projectistas e construtor, é outro ''gasto'' que permitir poupar muitos milhares de euros, tempo e dores de cabeça.
    E não é só o ZédaSilva, que é fiscal, que vai concordar com isto, é qualquer técnico da área [que não queira aproveitar-se de si] ou pessoa com experiência em construir.
    Concordam com este comentário:Hugo S.


    Tem toda, mas toda a razão, o problema é que um DO normal não sabe nada ... rigorosamente nada sobre construção. Um DO faz aquilo que qualquer pessoa faz em qualquer aquisição. Sonda o mercado, recebe valores e compara. Acontece que a forma de apresentar as propostas de arquitectura não são esclarecedoras.

    Se eu não andasse aqui, saberia lá o que é um projecto de execução ...

    O que quero dizer com isto, é que quem trabalha bem, não pode enviar apenas um orçamento com 2/3 valores e esperar que um DO que nada percebe daquilo, entenda que ele é mais do que um simples desenhador de bonecos ...

    Porque é que o Orçamento de arquitectura, não tem um breve explicativo do que são cada caderno/projecto me os benefícios de cada um? Porque é que o orçamento não usa até algum marketing agressivo, e pede para que na comparação de orçamentos se verifique que serviços estão incluídos.

    Se eu não andasse aqui, e recebesse um orçamento descriminado a explicar cada projecto, os seus benefícios, e o que eu poderia ganhar em obra com a aquisição de todos eles, se calhar quando olhasse para o email do outro arquitecto que me colocou apenas 3000€ ... eu resolvesse questionar o que tinha incluído ... e aí entenderia a diferença de valores.

    Óbvio que podem argumentar que o DO vai construir uma coisa nada barata e por isso deve-se informar ... mas entendam que quem não está na área, construir uma moradia é entendido como a fase onde se colocam tijolos uns em cima dos outros ... é aí que achamos que a construção começa. Não levem isto a mal ..... eu felizmente conheci este fórum, e aprendi que sim .. a base da construção passa por um bom desenho, bons projectos, bons empreiteiros, e boa fiscalização.
    Concordam com este comentário: mhpinto
    • RCF
    • 26 outubro 2016

     # 34

    Colocado por: Mk PtPensando um bocado, qualquer pessoa sabe que um construtor onde poder ganhar mais dinheiro, ganha.


    Pelo mesmo princípio, pensando um bocado, qualquer pessoa sabe que um arquiteto ou um engenheiro, onde poder ganhar mais dinheiro, ganha.
    Concordo com tudo o que escreveu mas, por coerência, o princípio que eu acabei de escrever é tão válido como todos e especialmente como o que citei.
    Concordam com este comentário: Maria João Silva
  10.  # 35

    Colocado por: Hugo S.a base da construção passa por um bom desenho, bons projectos, bons empreiteiros, e boa fiscalização.

    Sem duvida alguma, se tivermos de prescindir de algum que não seja "de um bom empreiteiro"
    Por muito competente, empenhada, carraça e mete nojo que seja a fiscalização, muito pouca coisa conseguirá sem "um bom empreiteiro"
    Para selecionar "um bom empreiteiro" serve tb a fiscalização, por norma estão habituados a detetar pequenos "pormaiores" que podem fazer toda a diferença, contratar a fiscalização a montante do processo construtivo é sem duvida uma mais valia para a obra.
    Concordam com este comentário: Hugo S.
  11.  # 36

    Colocado por: zedasilva
    Sem duvida alguma, se tivermos de prescindir de algum que não seja "de um bom empreiteiro"
    Por muito competente, empenhada, carraça e mete nojo que seja a fiscalização, muito pouca coisa conseguirá sem "um bom empreiteiro"
    Para selecionar "um bom empreiteiro" serve tb a fiscalização, por norma estão habituados a detetar pequenos "pormaiores" que podem fazer toda a diferença, contratar a fiscalização a montante do processo construtivo é sem duvida uma mais valia para a obra.
    Concordam com este comentário:Hugo S.


    Ou seja o problema passa por dois passos. 1º sabes que é preciso contratar todos esses serviços para se consegyuir construir com qualidade, dentro dos prazos e sem derrapagens.
    O segundo problema é saber quem são esses bons profissionais. Porque o Preço por si só não dá qualquer indicação de qualidade e fiabilidade.

    Não é um assunto fácil para quem está dentro da área ... imaginem para um DO que percebe é de computadores ...

    Eu leio este fórum há algum tempo, e mesmo assim metade das vossas conversas são chinês para mim....
    Concordam com este comentário: mhpinto
  12.  # 37

    Infelizmente, muitas das coisas que falam aqui, não estou dentro.
    Digam-me então, tudo aquilo que um bom projeto deve oferecer!
    Obrigada pelos esclarecimentos.
    Realmente, há tanta coisa a ponderar.
  13.  # 38

    Colocado por: Hugo S.imaginem para um DO que percebe é de computadores ...

    Ora então cá vai.
    O seu computador avaria, leva-o ao zé da esquina para arranjar.
    O gajo diz para lá passar na quinta feira que está pronto
    - Olhe mas eu acho que é da placa gráfica.
    - Não há problema na quinta está pronto.
    - Mas não era melhor ensaiar primeiro não vá ser da junta da colaça?
    - Não se preocupe na quinta está pronto.

    Moral da história
    Desconfiem sempre dos técnicos que vos tratam como apenas mais um cliente, desconfiem sempre dos técnicos que vos dizem que está e vai correr tudo bem.
    Os técnicos terão que ser os vossos confidentes durante pelo menos 1 ano, terão que ser o vosso confessor, terão que ser o vosso paizinho que vos puxa as orelhas e chama à realidade cada vez que começam a divagar
  14.  # 39

    Aqui fica um dos orçamentos que recebi, o que acham?
      IMG_0695.PNG
  15.  # 40

    Parte 2
      IMG_0696.PNG
 
0.0234 seg. NEW