Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: marcoaraujoMais do que a poupança, é o conforto.
    É tão bom no inverno estarem 3ºC na rua, ter o aquecimento desligado já há mais de 10 horas e ainda continuar a puder andar de t-shirt dentro de casa.

Façam lá isso com uma casa C ou D.

Eu não sei qual a CE da minha casa, mas se no Inverno estiverem 3ºC na rua, eu tenho para aí 15ºC dentro de casa, sem aquecimento.
    Acho que não me sinto confortável só de t-shirt.
    • VCAC
    • 11 julho 2017

# 62

Colocado por: VXMCFernandoFerreira, não fique melindrado com o meu comentário, sou apenas mais um jovem DO, leitor assíduo do FDC, que nada tem a ver com a área da construção. O meu coment foi apenas e só, um resumo das elações que retirei, dos comentários que foram aqui ditos referindo-se as vantagens do certificado. Não estou a pretender ferir nem atingir ninguém, até porque quem faz o seu trabalho de forma correta e eticamente nada tem a recear e muito menos se sentir ofendido! Mas tal como eu, sabe perfeitamente que os maus exemplos existem e não são tão poucos quanto isso. Infelizmente são poucos os bons profissionais. E eu tenho tido uma pontaria certeira em contratar dos fracos, não pretendendo de forma alguma generalizar. Não me interprete mal mas no fundo é o que está neste tópico!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fernandoFerreira

VXMC, o resumo que faz deste tópico é que o CE é apenas mais uma "bosta"?
    Olhe que eu pelos comentários que li, inclusivamente de profissionais da área, PQ que trabalham o mercado dos edifícios de habitação, a dizer que, mais do que a "letra" do CE, a informação que lá consta é bastante útil para perceber o comportamento energético do imóvel, inclusivamente informações sobre como actuar e o que fazer para melhorar!!!!
  2.  # 63

Colocado por: marcoaraujoÓbvio callinas.

A questão dos certificados, é que se eu tiver no mesmo bairro (ou até no mesmo prédio), dois imóveis com características comparaveis (areas, acabamentos, etc.) é óbvio que o A é melhor que o D.

Aliás, é preferivel comprar um imóvel A com maus acabamentos do que um imóvel D com excelente acabamentos.
    É que trocar os acabamentos é simples. aumentar em 3 níveis o certificado é quase impossível sem ter de se gastar quase o preço de um BMW novo.

Não será bem assim. A minha casa tem classe A, em principio poderá vir a ter A+.
    Tem eps gráfitado de 8, vidro duplo 5+16+6, isolamento cobertura e pavimento 10 cm de xps.
    Por outro lado uma casa que acabou agora de ser construída tem capoto 4, vidro 4+12+4, e isolamento cobertura 8cm de xps. Ambas as casas têm bons acabamentos.
    Em que ficamos? Qual preferia? A A ou a A+
  3.  # 64

Acho impossivel uma casa com 4 cm de capoto ter certificado A.
  4.  # 65

Não não é.
  5.  # 66

a minha tem 10 de eps, cobertura 5+5xps pavimento 6cmxps, partes enterradas 6cm xps, vidos com protecção com palas e fixos 4+4-16-6 mais pequenos 3+3-16-6, recuperador de calor ventilado com ventilação para 2 quartos cozinha/sala de jantar e sala de estar, pre instalação de radiadores e AC e estava quase no b, vamos ver no final em qual é que fica
  6.  # 67

Só se o recuperador tiver fraco rendimento e não der para entrar no CE, caso contrário provavelmente terá A
    Concordam com este comentário: zinna
  7.  # 68

Certo, com 10 cm de EPS é A ou A+
    Agora com 4 cm de capoto, tenho duvidas que chegue sequer a ser B, provavelmente anda ali no limbo entre o C e o B.
    Agora A é impossível. A não ser que seja mais um caso de perito subornado.
  8.  # 69

Colocado por: marcoaraujoCerto, com 10 cm de EPS é A ou A+
    Agora com 4 cm de capoto, tenho duvidas que chegue sequer a ser B, provavelmente anda ali no limbo entre o C e o B.
    Agora A é impossível. A não ser que seja mais um caso de perito subornado.

A Classificação energética de um imóvel não depende apenas do ETICS/Capoto
    e sim é possivel ter um A só com 4 cm de Capoto, sem subornos, porque há muito mais variáveis em jogo.
    Agora se estivermos a falar de um edificio novo, em que é necessário cumprir minimos, possivelmente com 4 cm de capoto nem lhe Certificam a obra, pois não cumpre os valores minimos...

isto já foi escrito várias vezes, mas ficam aqui apenas ALGUMAS das componentes que entram no cálculo da Classificação de uma habitação:
    localização do imóvel; envolvente; exposição solar; soluções construtivas (paredes / pavimentos / coberturas); Caixilharias; vidros; protecções dos vãos (estores) dimensões dos vãos; forma do imóvel (quadrada / rectangular / irregular / com cantos/ cantinhos / pálas / balanços / etc....) Inércia Térmica, soluções de ventilação adoptadas; Equipamentos (Aquecimento / Arrefecimento / águas Quentes Sanitárias); Energias Renováveis (Paineis / caldeiras a lenha - pellets / bombas de calor).... etc...
  9.  # 70

Colocado por: marcoaraujoAgora com 4 cm de capoto, tenho duvidas que chegue sequer a ser B, provavelmente anda ali no limbo entre o C e o B.

Não percebendo nada do assunto, mas pergunto: se as paredes, onde for aplicado o capoto, forem duplas (tiverem caixa de ar), entre essas ainda estiver daquele esferovite azul... isso não tem peso nenhum para a classificação?

O capoto tem assim um peso tão grande no cálculo da classificação? É obrigatório para se obter um "A"?
  10.  # 71

Colocado por: RibeiroSantosse as paredes, onde for aplicado o capoto, forem duplas (tiverem caixa de ar), entre essas ainda estiver daquele esferovite azul... isso não tem peso nenhum para a classificação?

sim tem. desde que se comprove que está lá

Colocado por: RibeiroSantosO capoto tem assim um peso tão grande no cálculo da classificação

tem algum, mas não é por ser capoto. o que interessa é o isolamento e a espessura aplicada e a forma como é aplicado. pode ser capoto, pode ser parede dupla, pode ser isolamento interior, com as vantagens / desvantagens de cada um destes.

Colocado por: RibeiroSantosÉ obrigatório para se obter um "A"?

já respondido neste e no post anterior
  11.  # 72

Colocado por: fernandoFerreirasim é possivel ter um A só com 4 cm de Capoto, sem subornos, porque há muito mais variáveis em jogo.

Só se tiver o telhado cheio de paineis fotovoltaicos ou tiver um grande sistema de ventilação mecânica com rendimento de 80%, caso contrário continuo a reiteirar que é impossível.
  12.  # 73

Colocado por: RibeiroSantosO capoto tem assim um peso tão grande no cálculo da classificação? É obrigatório para se obter um "A"?

Não. A minha casa é A+ e nem sequer tem capoto, mas a minha casa tem:

80mm de lã de rocha na cobertura e 70 mm nas paredes (isolamento pelo interior)
    Bomba de calor para AQS com COP 4
    Caixilharia em PVC com vidros 4-16-6
    Paineis fotovoltaicos de 1 kW
    Recuperador de calor a pellets com rendimento de 95% para aquecimento central
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  13.  # 74

Colocado por: fernandoFerreira
    já respondido neste e no post anterior

Como o capoto (ETICS ou ...) é uma técnica que consiste em aplicar umas placas na parede, alguém referiu que sem isso nunca chegava a um "A", a sequência da pergunta, era e se não se aplicar nada de capotos, aplicar-se outra técnica? Mas está respondido! :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandoFerreira
    • MNeo
    • 12 julho 2017 editado

# 75

Colocado por: RibeiroSantosO capoto tem assim um peso tão grande no cálculo da classificação? É obrigatório para se obter um "A"?

Uma das grandes vantagens do sistema ETICS em relação à parede dupla com ou sem caixa de ar é a correção das pontes térmicas lineares (pontes térmicas nas lajes, vigas, platibandas, ligação entre parede e cobertura) que com parede dupla é difícil ou impossível de corrigir
  14.  # 76

Colocado por: MNeoUma das grandes vantagens

Julgo que é a única vantagem.
    Que verdade seja dita, é uma grande vantagem.
    • MNeo
    • 12 julho 2017

# 77

Colocado por: marcoaraujoJulgo que é a única vantagem.

Não é a única.

Existem outras como por exemplo:

Ao ter o isolamento térmico pelo exterior, todo o pano de parede em tijolo, blocos de betão, etc... contribua para a inercia térmica do edifício, enquanto que com parede dupla, o pano interior de parede é que acaba por ter influência na inercia térmica do edifício.
  15.  # 78

Isso não é bem assim, ao ter o isolamento pelo exterior (em deterimento do isolamento pelo interior) tem mais área para aquecer.
    Isso até é uma desvantagem.
  16.  # 79

Colocado por: marcoaraujoSó se tiver o telhado cheio de paineis fotovoltaicos ou tiver um grande sistema de ventilação mecânica com rendimento de 80%, caso contrário continuo a reiteirar que é impossível.

A Sério?
    é que se os fotovoltaicos forem para venda à rede, nem sequer entram na Classificação Energética do imóvel....
    para serem contabilizados, terão de estar afectos à Climatização, ou à produção de AQS
    • MNeo
    • 12 julho 2017

# 80

Colocado por: marcoaraujo(em deterimento do isolamento pelo interior)

Se tiver isolamento pelo interior a inercia térmica das paredes é nula (inercia fraca). Um edificio com inercia térmica forte acumula energia nas paredes, pavimentos, contribuindo depois para a sua libertação lenta...

0.0185 seg. NEW