Iniciar sessão ou registar-se
    • VCAC
    • 11 julho 2017

# 1

Picareta, eu estava a referir-me a obras em que não há qualquer registo documental.
    Neste caso em concreto apresentado pelo marcoaraujo.
  1.  # 2

Colocado por: VCACPicareta, eu estava a referir-me a obras em que não há qualquer registo documental.
    Neste caso em concreto apresentado pelo marcoaraujo.

OK.... Ok....
  2.  # 3

Colocado por: Picaretae você ainda acha que é preciso mais um !!!

Eu acho!
    muitas vezes o DTO e o DF em relação à nova regulamentação da térmica não percebem nada do assunto.

as vezes até de Térmica Básica.

portanto eu acho que pelo menos uma reunião de coordenação antes de iniciar a obra, e talvez mais 1 ou duas visitas durante a construção (isolamentos / caixilharia / etc), seria fundamental.
    Concordam com este comentário: Skinkx
  3.  # 4

Colocado por: fernandoFerreira

Eu acho!
    muitas vezes o DTO e o DF em relação à nova regulamentação da térmica não percebem nada do assunto.

as vezes até de Térmica Básica.

portanto eu acho que pelo menos uma reunião de coordenação antes de iniciar a obra, e talvez mais 1 ou duas visitas durante a construção (isolamentos / caixilharia / etc), seria fundamental.
    Concordam com este comentário:Skinkx

Isto para quem valoriza o certificado. Se apenas quiserem "mais um papel", adjudiquem ao mais barato, porque para o efeito basta.
  4.  # 5

Ninguém no seu perfeito juízo, compra um imóvel A+ com maus acabamentos, má localização má vizinhança, mas áreas, mau estado de conservação em detrimento de um com bons acabamentos, boa localização, bom estado de conservação, melhor preço, com classificação apenas A
    Concordam com este comentário: Victor Ribeiro
  5.  # 6

Óbvio callinas.

A questão dos certificados, é que se eu tiver no mesmo bairro (ou até no mesmo prédio), dois imóveis com características comparaveis (areas, acabamentos, etc.) é óbvio que o A é melhor que o D.

Aliás, é preferivel comprar um imóvel A com maus acabamentos do que um imóvel D com excelente acabamentos.
    É que trocar os acabamentos é simples. aumentar em 3 níveis o certificado é quase impossível sem ter de se gastar quase o preço de um BMW novo.
  6.  # 7

Colocado por: callinasNinguém no seu perfeito juízo, compra um imóvel A+ com maus acabamentos, má localização má vizinhança, mas áreas, mau estado de conservação em detrimento de um com bons acabamentos, boa localização, bom estado de conservação, melhor preço, com classificação apenas A

Por outro lado, se for um imóvel com classificação D, será que são assim tão bons acabamentos? Quem não investe na parte mais barata da obra (isolamentos), vai investir em quê?
  7.  # 8

Colocado por: marcoaraujoÓbvio callinas.

A questão dos certificados, é que se eu tiver no mesmo bairro (ou até no mesmo prédio), dois imóveis com características comparaveis (areas, acabamentos, etc.) é óbvio que o A é melhor que o D.

Aliás, é preferivel comprar um imóvel A com maus acabamentos do que um imóvel D com excelente acabamentos.
    É que trocar os acabamentos é simples. aumentar em 3 níveis o certificado é quase impossível sem ter de se gastar quase o preço de um BMW novo.

Por 1000 euros talvez se faça, mas isso é uma fragilidade do processo de certificação.

No fundo, há mais informação no certificado, para além da classe, que permite aferir a qualidade construtiva: comparem a qualidade das paredes/pavimentos/tectos com a bitola imposta pelo SCE/ADENE (tem lá umas estrelinhas que dá para perceber a qualidade de isolamento do elemento); o mesmo para as caixilharias; e por aí fora.

Antes de tudo o mais, a qualidade da envolvente; depois a qualidade dos sistemas de energia; o resto, a etiquete energética, vem por acréscimo.
  8.  # 9

Colocado por: SkinkxPor 1000 euros talvez se faça

Passar de D para A com 1000 euros? Por menos de 20 mil euros acho extremamente dificil.
    Isto implacava no mínimo meter ETICS de 8 cm em todas as paredes exteriores e cobertura, substituir toda a caixilharia, meter paineis solares e ares condicionados A+++ em todas as divisões. E mesmo assim isto provavelmente só chega para B-.

Como é que se faz isto por 1000 euros?
  9.  # 10

Colocado por: Skinkx

Por outro lado, se for um imóvel com classificação D, será que são assim tão bons acabamentos? Quem não investe na parte mais barata da obra (isolamentos), vai investir em quê?

Os isolamentos estão escondidos, não são visiveis. Já os acabamentos sim, e quem não pesca nada disto "come com os olhos".
    • Skinkx
    • 11 julho 2017 editado

# 11

Colocado por: marcoaraujo

Passar de D para A com 1000 euros? Por menos de 20 mil euros acho extremamente dificil.
    Isto implacava no mínimo meter ETICS de 8 cm em todas as paredes exteriores e cobertura, substituir toda a caixilharia, meter paineis solares e ares condicionados A+++ em todas as divisões. E mesmo assim isto provavelmente só chega para B-.

Como é que se faz isto por 1000 euros?

Se lhe contar fica a saber tanto como eu :-)

1000 euros é um valor redondo e por defeito, depende do tamanho da casa e do que já lá exista, mas é só para ter uma ideia que o método de certificação também tem falhas.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
  10.  # 12

Os parâmetros, para o cálculo da classificação, são todos mensuráveis? Tipo medida das "placas" do ETICS, rendimento dos paineis solares,... ou existem muitos parâmetros do tipo "cá para mim isto, das 5 opções: Muito bom, Mau, Aceitável, Bom , Muito bom, enquadra-se no Muito bom"?
  11.  # 13

Colocado por: RibeiroSantosOs parâmetros, para o cálculo da classificação, são todos mensuráveis? Tipo medida das "placas" do ETICS, rendimento dos paineis solares,... ou existem muitos parâmetros do tipo "cá para mim isto, das 5 opções: Muito bom, Mau, Aceitável, Bom , Muito bom, enquadra-se no Muito bom"?

Sim é tudo mensurável.
    o rigor depende de quem faz o trabalho.
    existem algumas regras de simplificação para edificios anteriores a 2006
    Concordam com este comentário: Skinkx
    • VXMC
    • 11 julho 2017

# 14

Benefícios certificado energético, quais são?

Resumindo, é mais uma BOSTA que só serve para alguém meter uns cobres ao bolso e se eu quiser ter certificação A+, basta deixar lá uma notita ao perito. No final, vai compensar com a diminuição do IMI ;)
  12.  # 15

Colocado por: VXMCResumindo, é mais uma BOSTA que só serve para alguém meter uns cobres ao bolso e se eu quiser ter certificação A+, basta deixar lá uma notita ao perito. No final, vai compensar com a diminuição do IMI ;)

VXMC qual é a sua profissão?
  13.  # 16

Colocado por: VXMC

Resumindo, é mais uma BOSTA que só serve para alguém meter uns cobres ao bolso e se eu quiser ter certificação A+, basta deixar lá uma notita ao perito. No final, vai compensar com a diminuição do IMI ;)

Eu gostava de ter um edifício A+, que por mês de Inverno me permita ter conforto sem ter a despesa equivalente a um IMI.
  14.  # 17

Colocado por: SkinkxEu gostava de ter um edifício A+, que por mês de Inverno me permita ter conforto sem ter a despesa equivalente a um IMI.

Não adianta...

há pessoas que vão comprar uma TV e perdem horas a ver qual gasta menos energia e aquela que tem Classe A+++

uma TV custa 300 ou 400 paus...

depois investem 150 000 euros numa casa e não querem saber da Classificação para Nada.... é apenas mais um papel, feito por uma cambada de chulos...
    Concordam com este comentário: Picareta, Bruno.Alves
  15.  # 18

Colocado por: fernandoFerreira

Não adianta...

há pessoas que vão comprar uma TV e perdem horas a ver qual gasta menos energia e aquela que tem Classe A+++

uma TV custa 300 ou 400 paus...

depois investem 150 000 euros numa casa e não querem saber da Classificação para Nada.... é apenas mais um papel, feito por uma cambada de chulos...
    Concordam com este comentário:Picareta

E no fim, trabalhe você bem ou mal, melhor ou pior, recebe o mesmo. Quando o aconselhamento por parte de um PQ pode ser das decisões mais importantes na fase de projecto, já que é nessa fase que se gasta o dinheiro, para depois o poupar durante todo o período de vida útil do edifício.

É uma questão de mentalidades, somos portugueses.
  16.  # 19

Mais do que a poupança, é o conforto.
    É tão bom no inverno estarem 3ºC na rua, ter o aquecimento desligado já há mais de 10 horas e ainda continuar a puder andar de t-shirt dentro de casa.

Façam lá isso com uma casa C ou D.
    • VXMC
    • 11 julho 2017

# 20

FernandoFerreira, não fique melindrado com o meu comentário, sou apenas mais um jovem DO, leitor assíduo do FDC, que nada tem a ver com a área da construção. O meu coment foi apenas e só, um resumo das elações que retirei, dos comentários que foram aqui ditos referindo-se as vantagens do certificado. Não estou a pretender ferir nem atingir ninguém, até porque quem faz o seu trabalho de forma correta e eticamente nada tem a recear e muito menos se sentir ofendido! Mas tal como eu, sabe perfeitamente que os maus exemplos existem e não são tão poucos quanto isso. Infelizmente são poucos os bons profissionais. E eu tenho tido uma pontaria certeira em contratar dos fracos, não pretendendo de forma alguma generalizar. Não me interprete mal mas no fundo é o que está neste tópico!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandoFerreira

0.0242 seg. NEW